segunda-feira, 8 de março de 2010

VIAJANDO DE NAVIO COM CRIANÇAS







Assim como os voos, existem os Cruzeiros domésticos( dentro do Brasil),e os internacionais!!!Os primeiros geralmente tem uma duração menor, e na maioria das vezes são feitos por navios menores, menos luxuosos se comparados com a frota que realiza os internacionais,o que não deixa de ser um luxo só ,e um passeio muito diferente, afinal,não é todo dia que se viaja de navio, não é mesmo???

Não vou falar aqui dos Cruzeiros destinados aos jovens, onde o foco principal é só um : balada,balada e balada!!Existem ainda aqueles que não se permite o embarque de menores de idade, e existe os familiares..recomendo,até porque estão mais preparados para receber as crianças! não digo nem em instalações,mas em ENTRETENIMENTO.


As regras para se embarcar com crianças são as mesmas aplicadas em ar..ou seja: dentro do país pode-se viajar só com um dos pais, sem a autorização do outro, se for para fora do pais,só com autorização judicial do pai ou mãe que não embarcará.Se não estiver com nenhum dos 2(com os avós ,por exemplo)é necessário a autorização também!!!

Verifique no cruzeiro que vocês vão se existem e qual o tipo de entretenimento a bordo para os pequenos.Geralmente existem "clubinhos" com recreadores,tarefas de pintura, gincanas,sala de jogos, etc..

Existem ainda aqueles que não oferecem nada além da piscina do local e alguns míseros monitores distribuindo papel e lápis para pintar( !!!) Geralmente quanto menor for o navio,menor o leque de opções...

A maioria não tem menu diferenciado para os pequenos, salvo alguns que tem até restaurante para os próprios!!! E conheço relatos que em alguns existe até a dificuldade de se  conseguir um cadeirão para bebês.Ou seja: pergunte,pergunte e pergunte e sempre peça a agência para ver fotos da embarcação.

Neste post vou  tratar especificamente sobre as pergunta mais frequentes que são feitas a mim,e são baseadas nas experiências que tive com alguns cruzeiros dentro do Brasil.Não tive a oportunidade de conhecer Cruzeiros que realizem viagens internacionais.


Perguntas frequentes:



* ENJOA??? ..SACODE MUITO??

Sinto informar,mas enjoa sim..Sacode? sim não vou mentir..Tudo depende de seu organismo.Tem gente que é mais sensível,tem outras que não sentem nada.Varia de pessoa para pessoa.Depende de como o seu organismo vai reagir.Confesso que nunca vi crianças enjoarem,só adultos..não sei se pelo fato deles nunca pararem quietos,acho que eles nem percebem que estão balançando..rs.



* TO ENJOADO,E AGORA???

A maioria oferece sempre aos passageiros medicamentos próprios para isso,é só se informar na recepção.Fora isso,evite ingerir muito liquido,coma maçã verde,que ajuda a passar a náusea,e não se enfurne na cabine esperando o enjoo passar..só vai aumentar a sensação ruim..Vá se distrair que é a melhor alternativa. Veja dicas para enjoos em viagens nesse post AQUI!

*SEGURANÇA 1:

Não deixe de comparecer aos exercícios diários obrigatórios de salvamento (tá,eu sei que é meio sinistro você pensar nisso em pleno passeio,mas com segurança não se brinca!) você saberá como agir em um caso de necessidade!!!A tripulação lhe dará todas as instruções sobre uso de coletes, etc,quanto a isso fique tranquilo!


*SEGURANÇA 2:

Não deixem as crianças largadas por ai..monitor não é babá, muito menos fora da área infantil.Confesso que flagrei  uma vez  2 pimpolhos de no máximo 7 anos SOZINHOS debruçados no navio olhando para a água,em uma área que pouco circulava pessoas..pendurados nas grades de entorno. Os pais estavam longe,na piscina.Infelizmente se acontecesse algo, até que descobrissem a queda deles na água provavelmente seria tarde demais..não custa lembrar,minha gente: COM SEGURANÇA NÃO SE BRINCA!!!! :(



* ATENÇÃO COM OS MAIORES:

Geralmente quando  embarca,geralmente  recebe um cartão magnético de identificação
que servirá para tudo,da mesma forma que nos hotéis.Este é a sua identificação na portaria, é a chave do seu quarto,é o seu cartão de crédito lá dentro,inclusive.Na maioria das vezes não pagará nada lá dentro com dinheiro,apenas com esse cartão.No fim ao desembarcar, a conta do cartão é fechada e aí sim você paga.CADA pessoa RECEBE UM,INCLUSIVE as crianças.Olho vivo,pois já viu que pode ter uma surpresinha na hora de encerrar a conta,né?? lembre-se que lá dentro tem salões de beleza, lojas, restaurantes,etc...Cheque com o navio se no cartão  existe uma identificação quanto a idade e as restrições quanto a isso!! Aguns cruzeiros o consumo sem a presença dos pais só é liberado para os maiores de 18 anos.Mesmo assim,instrua os seus filhos maiores que tudo que ele utilizar no seu cartão será computado na sua fatura no fim do passeio.

 Espero que tenha ajudado em algo! Boa viagem! :)

4 comentários:

Rose disse...

q legal o seu trabalho Ana!! Meus pais estão querendo fazer um cruzeiro ,desse doméstico que vc comentou. Nossa, fiquei interessada nas suas explicações sobre o cruzeiro, um dia irei tbm, quem sabe encontro vc por um desses cruzeiros.
Adorei saber como é o seu trabalho, além de mãe, vc é um ótima maruja...hehehe.....bjs.

Poesia do Bem disse...

Ai acho que nunca vou viajar de navio, acho estranho, tenho medo rsrsrsrsr Feliz dia da Mulher. bjs

Iara Araújo disse...

Adorei suas dicas!!!
Menina fiquei longe do blog muita correria, e preciso atualizá-lo.
Um beijão das duas,
Iara e Ana Clara.

Fernanda disse...

Olá. Adorei as dicas. Fui o ano passado no mSC Musica com minha filha com 2 anos e 3 meses, adorei, tinha clubinho dividido por idade e até refeição especial para eles. Esse ano vou denovo, no Natal, no MSC Orchestra, acho que minha filha vai se divertir mais ainda, agora com 3 anos e 4 meses. Beijos