quarta-feira, 12 de maio de 2010

MITOS SOBRE ALBERGUES COM CRIANÇAS: É POSSIVEL SIM!!!


VERDADES E MENTIRAS SOBRE ALBERGUES
( E DÁ PARA LEVAR A MALINHA??)

Já falei aqui que sou fã n° 1 de HOSTAL,e sou! mas veja bem : não são todos que são aconselhaveis levar uma criança!!! A maioria recebe os jovens como público alvo,e por uma questão até de bom senso,alguns para preservar o descanso de familias e de seus filhos, e a liberdade de quem ainda não tem filhos,opta por não permitir crianças no estabelecimento.
Só que o que acontece é que com essas e outras informações ,muita gente deduz que:   rola festinha a noite toda ,que albergue sempre é sinônimo de quarto compartilhado,quese quiser ir ao banheiro é fora do quarto,e que vai dividi-lo com umas 100 pessoas na fila e mais uma porção de coisas de botar qualquer um pra correr..!!!NÃO É POR AI,GENTE!!!! :)

Amo albergues..mas nunca fiquei em quarto compartilhado com o Enzo.É uma escolha minha,já fiquei sozinha e em casal,até..mas com eles optamos por um quarto privado.Eu adoro o clima descontraido do lugar, DETESTO frescura..amo a ideia de você ter uma cozinha ao seu dispor para fazer sua própria comida e a do seu filho, se assim preferir, amo o café da manhã em conjunto,dividir a mesa com outras pessoas de todos os lugares do mundo,etc.E fora o preço que é bem mais em conta do que hospedagem comum. :)

Como faço então?? Já falei aqui que pesquisar é a chave de tudo!!
Procure sempre alberguegues-familia..pela estrutura do lugar você já sente isso..se eles aceitam crianças, já é um bom começo!Alguns dispõe cadeiras para bebes,parquinho infantil, aluguel de bicicletas,etc..Já tive   experiências dos  2 lados da moeda: já fiquei em albergues maravilhosos, de deixar muito hotelzão "no chinelo",como ja fiquei em  uma espelunca sem a menor condição!!Rsrs..Ma sai vale resaltar que fui "enganada" pelas fotos da internet ,o lugar era ambiente -familia sim,quanto a isso escolhi certo, porém as instalações eram pessssimas!!!Paciência,acontece.. :)

Bom, a melhor experiencia que tive  até o momento deste post com albuergue-familiar dentro do Brasil,sem duvida foi em Foz do Iguaçu.

Hostel Paudimar Campestre
O de Foz do Iguaçu,é um belo exemplo de hostal kids friendly,como já falei  dele aqui no blog.O hostel chama-se PAUDIMAR CAMPESTRE!
É muito bonito ,conta com uma enorme area verde, psicina,quadra de jogos,playground,café da manhã delicioso, internet gratis,café da manhã e cabanas privativas.E só pelo fato de  contar com parque infantil e serem receptivos  com as crianças,já ganha 100 pontos no meu conceito! Eu amei aquele local,amei!! :)


Diante dessa chuva de informações, é preciso "peneira" o que chega até o seu ouvido,e tirar uma porção de dúvidas além de que,desmistificar muita coisa que se fala por aí...quer ver?

MITOS MAIS FAMOSOS SOBRE ALBERGUES:

*MITO 1 : ALBERGUE É SINONIMO DE  BAGUNÇA,FESTA E BARULHO!!!
A verdade: é só uma questão de escolha! As vezes em que fui com meu  filho,não ouvi um ruido sequer do quarto  ao lado,imagina de alguma festa!

*MITO 2: O SERVIÇO É PESSIMO!
A verdade:  Negativo!!A equipe desses locais  sempre são superprestativos,geralmente  mais que os grandes hoteis, pois tem um clima mais descontraido,de amizade  mesmo,não é aquela coisa fria,impessoal!!!Muitas vezes você vira amigo de alguém da equipe..agora me fala quantas vezes você já papeou com o recepcionista do hotel???rs.. Nem dá,né,o clima é outro!

*MITO 3: DORME TODO MUNDO  JUNTO E USAM O MESMO BANHEIRO!!
A verdade: dorme junto quem quer! para isso existe os quartos compartilhados(mistos e separados por sexo), e os privados!!!Um pouco mais caros,lógico..os compartilhadossão sempre uma ótima alternativa para quem quer economizar e fazer mais amigos ainda!

*MITO 4: SÓ PODE SE HOSPEDAR EM ALBERGUE QUEM TEM CARTEIRINHA DE ALBERGUISTA:
A verdade: Pura mentira!!! Qualquer um pode,a hora que quiser...a diferença é que quem tem a carteira paga menos!!;-)


AS MAIORES VANTAGENS DOS ALBERGUES E HOSTEIS:

* Sem duvida,o preço!!Existem opções ótimas,com ótimas instalações e um preço bem convidativo,ideal para quem quer economizar nos passeios.
* Você tem uma cozinha ao seu dispor.Você mesmo pode preparar a mamadeira do seu fillho,a sopa,mingau,etc...
* Todo mundo fica amigo,você conhece outras pessoas,rola  um clima de amizade mesmo!Seu filho pode interagir com crianças do mundo inteiro,já pensou?!
* O seu atendimento é muito mais pessoal que em hotel!( minha opnião!)são muitos mais carinhosos com as crianças!!!
*Oferecem também passeios, ingressos,traslados etc como qualquer outro tipo de hospedagem,e na maioria das vezes com preços bem mais atraentes!

O QUE MUITA GENTE AINDA CONFUNDE:

*Sabe casa de mãe joana? pois é...não é!! Educação vem de casa e não fica nela, ou seja: leve junto sempre que viajar,tá?Nada de barulheira nos quartos,luz acesa na cara dos outros e subir as escadas como se estivesse num show de sapateado.O ambiente é descontraido sim,mas não é sua casa.

*Cozinhas estão a sua disposição,o que não siginifca que você vai fazer a sopa do seu filho e largar a pia imunda para o próximo! Sujou? lave.Simples assim.Tem albergues que tem serviço de copa,ou seja: lavam sua louça do café e recolhem seu prato.Outros não.Se informe antes para não passar por nada desagradável.

*Eu vou ter que lavar meu próprio banheiro então??? Não! mas também não precisa "escrachar" e deixar ele imundo e alagado.Mesmo que seja no seu quarto privado,tenha bom senso e se ele for compartilhado,eu não vou nem precisar falar que é bom deixar ele em condições de uso para o próximo,né?

*A geladeira da cozinha é compartilhada.Pode guardar o danone do filho e o queijo da mamãe? podeeee. Mas jamais meta o mãozão no que não é seu.Espera-se que os outros também façam o mesmo..rs.
Uma dica legal é você por uma etiqueta com seu nome e data de saida do hostal.Se ainda tiver la e a data ja acusar que o dono ja saiu,pode comer. É que muita gente para economizar compra quantidades grandes de comida e não usa tudo.Melhor deixar para algum viajante faminto da madrugada do que jogar no lixo,né? Fica a dica! Ja tive o prazer de comer frutas e também deixei macarronada...intercambio de comidas,hahaha!! :D

E AS CRIANÇAS,NISSO TUDO?

Serve aqui a mesma lição que ja falei sobre os campings aqui no blog: lição de vida,de cidadania e de respeito pelo próximo.Incentivar a criança a dividir um ambiente com outras pessoas e a respeitar o espaço de cada um é importante.E sinceramente,poder ver meu filho interagindo com crianças francesas,tchecas,argentinas,chilenas, como se o mundo fosse ali: o quintal de casa...cara,pra mim isso não tem preço que pague o que eu vi !! ;)


Bom,é isso ai..alguem ai ja passou por uma experiencia positiva ou negativa  em hospedagens???
Compartilhe!!! ;-)

20 comentários:

Mamma Mini disse...

Você e suas preciosidades...muito legal! preciso fazer um caderno de anotações com seus posts de dicas!!!!!!!!!! beijos querida

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Oi Amiguinha, linda, querida!

Pois é, o BLOG é tudibom!
Eu tmbém tenho pessoas que já considero AMIGAS msmo sendo virtuais - mas quem sabe um dia né?! Vc é uma delas, tenha certeza disso!

Ana, nunca ficamos em Albergues/Hostels, muitas vezes viajamos de carro e a prioridade maior é uma garagem fechada para guardar com segurança.
Mas não pago horrores para me hospedar, penso IGUALZINHO á vc! Pra quê gastar tanto se estou pra turismo e só uso para dormir! Se fosse para descansar daí eu procuraria um SPA vc não acha?!
Claro, mas gosto de um confortozinho básico né?!

Por exemplo em Foz, ficamos hospedados em um hotel bem legal, atendimento nota 10, café da manhã gostoso, garagem fechada, bom msmo, tmbém gastei R$ 60,00 na diária!!!! como vc diz é só procurar....
Mas confesso que rola um PRECONCEITO sim!
Tem coisas boas, têm!!!
Mas vamos combinar, em 80% deles, são badalados e com muita garatoda que fazem a festa rolar a noite inteira!
Vc que é sortuda msmo! heheh

Um big beijo pra vc, temos muito á conversar né?
Te mando um email daqui á pouco.

NiNe disse...

Q legal!! Eu já fiquei num hostel de curitiba e achei bem legal... FUi sozinha e fiquei em quarto coletivo e foi suuuper tranquilo!
Lá tem quartos individuais e até pensem em quando for em curitiba de novo me hospedar lá.

morro de vontade de ir até Foz do Iguaçu

bjoes em vc e no filhote

RENATA RZ disse...

Oi mamãe..

Muito prazer em conhecer seu blog! Adorei!!
Eu que AMO viajar, tenho ido pouco ultimamente por falta de organização, companhia (meu marido odeia) e grana.
Li um pouco do seu blog e vi que aqui vou encontrar idéias e incentivo! Muito obrigada!!!

Ficar em albergues com crianças? EU nunca tinha pensado nisso!!!!!!

BJS GREEN

Anônimo disse...

Adorei a dica do Hostal em Foz! Ele parece bem legal mesmo! Vou ter que testar!
Bjs, Sut-Mie

Mariana disse...

queridona, o mesmo digo eu sobre a primeira parte, um blog vale muito pelas amizades novas e pela troca de experiencias....
to adorando....obrigada pelos comentários.
ah, eu nunquinha viajei ainda com o gabi....morro de medo.

Giovana disse...

Oie... Aqui é a mãe que também leva a sua princess a qualquer tipo de castelo por aí, sem frescura...mas com muita diversão!!!
Digo que tb achei muito legal tupo por aqui...
com toda a certeza vou passear por aqui tb!

Paula Belmino disse...

Eu adoro aprender por aqui a viajar, rsrs, já viajei bastante , mas sempre fiquei em casa de parentes e amigos, algumas vezes em hotem, em Recife num 5 estrelas uiiiiii só d elembrar fico fleiz rsrrrss, mas em todas minhas viagem fui feliz, isos que conta né? agora só viajo pra Nordeste memso uma vez ao ano e olhe lá visitar minha mãersrs espero este ano ir e a gente poder se conhecer pessoalmente, bjs

Georgia disse...

É isso aí tem que pesquisar mesmo,afinal ralamos pra ganhar nosso dinheirinho né? E sempre tem um lugar super maneiro e que nã oé tão caro... é só pesquisar,e vc é boa nisso heim!!!

Bjussss!!!

Anônimo disse...

Suas dicas sã tão preciosas quanto meu "escasso dinheirinho" hahahaha! Seu blog é TUDOOO. gostei do seu estilo decontraído, da sinceridade escancarada totalmente sem frescura! Você sabe viver,guria. Parabéns!
Ah! E a "seu malinha" é lindo de viver!

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Tô esperando seu email! :(
Quer me matar de ansiedade quer!? hehe

Lais Santoro disse...

Olá,
Amo viajar! E estou de olho no seu blog! Geralmente ficamos em pousadas, mas vou começar a olhar os albergues com mais atenção. Gostei das dicas.
bjs

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Recebí ele! Me inclui, ou me mande seu msn, quero ver se consigo decidir ainda neste findi!

Bijocas

Grace disse...

Pois é, agora sou psicopata tbem e estou te seguindo (cuidado!!!eheheh...)

Olha, ja fiquei em albergue, sim, tanto bons qto ruins, como vc mesmo disse, existe de td! Mas na época não tinha cças, fiquei sozinha mesmo...mas foi muuuito bacana, e lembro que tinha pais com crianças pqnas por lá (em Bonito, MS)

Um grande beijo, ameeei o blog de verdade
vidadequilibrista.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá, também adoro levar minhas 3 malinhas a tiracolo, rio grande do sul, santa catarina, paraná, sao paulo, mato grosso (pantanal e bonito), ceará, argentina, paraguay (este conta?), chile, eua. Eu conheço alberques de uns 12 paises e fiz uma experiencia de leva-los no Albergue de Bonito, MS, pois eu só tinha vaga no hotel para o outro dia, Ou seja, ficamos um dia no albergue. Pegamos 2 quartos/Chalés a uma quadra da sede, esquisito isso, mas era ótimo, entretanto como somos em 5 é sempre um martirio ficarmos juntos. Eu e meu marido dormimos separados para cuidar das crianças (5,7 e 8 anos) pois os quartos nao tinham ligaçao. As crianças quiseram ir na piscina, mas eu tinha que falar para eles pararem de espirrar água nos jovens que estavam fumando e com garrafa na beira da piscina. Na verdade eu queria que eles jogassem água, mas eu sabia que nós é que estávamos no lugar errado... Vou esperar eles crescerem pra voltar pra um albergue. Ops, Parabéns pelo blog... estou tentando fazer um da nossa viagem ao Chile e dos meus malinhas esquiando sozinhos em El Colorado. Só 27 vezes meu filho desceu a montanha. Cris

ADRIANA disse...

VOU VIAJAR COM MINHA FILHA DE 3 ANOS. PRECISO DE UM HOSTEL FAMILIAR NO CHILE SANTIAGO VALE NEVADO E REGIAO DOS LAGOS. PODE ME AJUDAR?

Aline disse...

Olá.
Primeiramente, parabéns pelo blog. É muito legal mesmo.
Pretendo viajar para Buenos Aires em setembro e vi suas dicas de lugares para levar crianças. Você tem dicas de hostel que aceite casal com uma criança de 8 anos?
Obrigada.
Beijos,
Aline

Douglas Luccena disse...

Olá, parabens pelo blog, quero ser assiduo dele, temos uma baixinha de 2 anos e 5 meses, desde q idade vcs viajam com o seu?

Douglas Luccena disse...

temos uma baixinha de 2 anos e meio, desde q idade viaja com o seu?

Ana disse...

Olá DOUGLAS LUCENA,não achei link ou blog para te responder,então vou responder por aqui mesmo,ok?
Nosso pequeno fez a primeira viagem de carro conosco aos 7 meses,e de avião aos 3 anos,que foi quando ficamos em labergue pela primeira vez.E nos campings ele "estreou" aos 4 e meio...mas é mt relativo,conheço mãe sque ja viajaram muuuito com bebes ainda pequeninos,com 1 aninho..Acho que tomando os cuidados necessarios,ao meu ver a idade ideal é aquela que vc e sua familia se sintam seguros e confortaveis( e que o bebe esteja em boa saude e com o quadro de vacinas em dia)para tal..e isso pode ser com 1 ano,com 2,com 5,com 8.. cada familia tem seu ritmo,é importante respeita-lo e adequear ao seu modo e estilo de vida!! Se ja viajou ou vai viajar com ela,conte para a gente sua experiencia,vou adorar saber!! qualquer duvida maior que tenha,envie um email para mim!! abraços e obrigada pelo contato!! :)