quinta-feira, 6 de maio de 2010

MÃES QUE MOCHILAM POR AÍ: VIAJANDO GRÁVIDA- DICAS DE SEGURANÇA E CONFORTO

.
Muitas as dúvidas de quem vai viajar nessas "circunstâncias",e diante de várias dúvidas que surgiram aqui,essa postagem conta com a participação de uma leitora e também blogueira,a Ana.Nesse post ela conta como foi sua experiência de viajar de carro estando grávida ,e para auxiliar nas perguntas que surgiram reuni algumas dicas uteis:

EM QUE PERIODO DA GRAVIDEZ POSSO VIAJAR??
LEMBRANDO QUE ISTO NÃO É PADRÃO:
cada gravidez tem suas particularidades,consulte seu médico

*Os médicos recomendam que   após a 36ª semana nada de decolar!!
O por que disto??Porque a gente sabe  que daí pra frente, seu filho pode nascer a qualquer momento e é melhor está no seu "porto seguro"... pois corre o serio risco dele nascer  a bordo, e não queiram imaginar  o que isso significa!Porém se for inevitável: Na 36° semana em diante(ou em qualquer periodo,mas que apresente uma gravidez de risco;) ou ainda mães de gêmeos(a partir da 32° semana): deverão entrar em contato com a cia. antes de embarcar para receber as intruções,pois precisam enviar um formulario preenchido pelo obstetra para a cia. aerea com  72h de antecedência do embarque!!!!


 *Até a 27 ª semana: Pode ir,livre,leve  e solta!( CHEQUE SEMPRE SEU MÉDICO)

*Da 28° semana em diante: Só embarca com autorização por escrito do seu médico,ou seja: tem que apresentar no guichê da cia. um atestado do seu medico atestando " explicitamente que a mesma possui condições clínicas adequadas para viagens por via aérea. " Além disto, deve informar:  Origem, destino e datas de saída e chegada dos vôos;além da estimativa da data de nascimento do bebê!!


EM RELAÇÃO AO CONFORTO:

  • AVIÃO: procure sempre as primeiras cadeiras, o espaço é maior,garante uma esticadinha boa nas pernas...Lembrando que as poltronas de emergência tem o mesmo conforto,porém elas são proibidas para você!! ;-)
Procure também ficar perto do banheiro..por questões obvias!Procure se levantar e caminhar um pouco durante o voo,o que ajuda na circulação! Lembre-se que lá em cima os pés ja incham um pouco,o que já comum durante a gravidez.

  • CARRO:Nunca viaje sozinha...por questões de segurança,claro..e é melhor dividir o volante com alguém para se cansar menos e até tirar um cochilo se possivel!Paradinhas para banheiro,para esticar as pernas e ajudar na circulação, euma pausa para  lanches são indispensaveis!!!

SEGURANÇA: 

De carro mesmo grávida não esqueça do cinto! Afivele ele normalmente, mas deixe-o assentando sob a barriga. O ideal é deixar  de espaço uns 25 cm entre seu assento e o painel. E  claro,deixa o airbag ligado!No avião, lembre-se que você nunca pode sentar nas poltronas de emergência..aliás,as mamães leitoras desse blog, esqueçam essas poltronas: sim,são proibidas para gestantes, e crianças abaixo de 12 anos!
Agora vamos as palavras de quem viveu na prática essa experiência e topou dividir aqui com vocês:

RELATO DE LEITORA DO BLOG:

"Mamãe Viajando com o filho na Mala, Ops na Barrigaaaaaaaaaaaa, hehehe


Viajar grávida foi uma notícia que gerou uma certa "polêmica" , mas Gramado já estava nos nossos planos, daí apareceu a oportunidade de irmos em mais casais para lá, topamos na hora!
Foi uma experiência ótima, viajamos de carro (09 horas de viagem) e o que mais me preocupava era o inchaço nos pés e aquela vontade apertada de fazer xixi que toda gravidinha tem! rs
Mas fui e voltei muito comportada, hehe, claro, fizemos algumas paradas para alongar o corpo, até por recomendação da minha Obstetra, mas a viagem foi suuuuuper tranquila.
Enjoos na Viagem!? Não tive!!! A verdade é que eles não apareceram em toda a gestação, UFA QUE SORTE A MINHA!
Andávamos o dia inteiro lá pelos Pontos Turísticos, e os que estavam junto conosco ficavam me controlando e eu a todo pic! Surpreendí todos, inclusive eu mesma, até porque já estava de 32 semanas, beemmmm barriguda!
A noite a canseira batia forte, mas o lugar que ficamos era bem aconchegante, Pedro e eu dormíamos como verdadeiros anjos.
A maior relação aqui de GRAVIDEZ X VIAGEM é que com todo o clima de Natal, principalmente em Gramado, a sensibilidade aflorou muito mais e nos show´s do Natal Luz não tinha jeito, chorava muito!

Enfim, posso deixar assinado aqui que não tem motivos de vc deixar de viajar porque está grávida, claro, converse com o seu médico antes e não esqueça de "discutir" com os acompanhantes de viagem que vc é uma gestante e imprevistos como mais sede, mais fome, mais vontade de ir no banheiro, mais choro, menos fôlego para acompanhar a turma, menos bagunça, menos bebidinha, hehe...
tudo isso pode acontecer, portanto vc e as pessoas devem estar decididas realmente do "querer viajar"!
Eu aproveitei muito, e ACREDITE vc tmbém poderá aproveitar!!!
Abraço carinhoso da Ana.
Veja mais no Viajar é tudibom! http://www.anaeguto.blogspot.com/     Fotos cedidas pela Ana:


fotos cedidas pela Ana

10 comentários:

shi disse...

aninha é a mochileira gravidinha mais linda :D adorei !!!
amore, olha o post antigo que eu falei das agendas:
http://fashina.blogspot.com/2010/01/muito-alem-do-blog.html

bjks

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Amiga, ficou show! Estamos com tudo hein?! kkkk

Adorei a idéia do Diário para Grávidas Viajantes, gostei + ainda de poder compartilhar para que isso viesse para o Blog.

Quanto ao viajar de trem, tenho pequenas experiências, não grávida, mas já andei sim!

Um super, hiper mega beijo
e a todos que estão lendo apareçam no Viajar é tudibom!

Alê disse...

NOssa....amei o post, são pequenas coisas que as vezes não prestamos atenção que é o caso do último mês que precisa de autorização...adorei. Apesar de não esta grávida, informação é tudo di bom.
Beijos

Tati Bonotto Cake Designer disse...

Adorei..seu blog...estou pensando seriamente em fazer um blog para meu principe...acho q pode ficar como recordação pra sempre!!!

Estou navegando pra divulgar meu blog.

Visite meu blog e se gostar vai ser um prazer ter sua companhia.

bjs

Georgia disse...

Quer dizer que gosta de tatuagens? Quando vier a Cabo Frio então, vc vai fazer, vai convencendo o maridão hahahahahahaah
Bjussssss!!!!

Mariane disse...

adorei a postagem! eu viajei grávida, estava de 30 semanas! pra mim eu estava gigante!!! rs
Fui pra Campos do Jordão, 5 horas de viagem de carro, o único problema era os xixis! rs mas foi td maravilhosamente bem, andei tanto lá, passeamos por todo canto daquela cidade, um friiiooo, Junho vc imagina né! Curti até as baladinhas da noite! foi tudo de bom!

amiga um super feliz dia das mães pra vc cheio de carinho do pitoco!

beijos + beijos

Ioly disse...

Adoro a disposição e coragem de vcs, mães viajantes, é inspirador os seus relatos. Viajei algumas vezes durante a gravidez, passeios curtos de carro, e 2 voando, mas com 30 semanas de gestação finquei a raiz no chão... rere
Em uma das viagens de automóvel, qdo a barriguinha já estava beeem saliente, voltei com as pernas cheias de varizes estouradas...
Ah Ana que óculos lindo (igual o meu)!
Adoro suas visitas
bju e Felis dias das mamães!

Viajando com Pimpolhos disse...

Ah...agora vamos inverter! Pois eu sou uma mãe viajante que foi gravida de 6/7 meses para Bariloche!! Foi tudo otimo, me senti fisicamente em forma!
E nunca vou esquecer, entre outras coisas, a aeromoça argentina me dando uma almofadinha para colocar sobre a barriga, antes de apertar o cinto: "Para su pancita"! Ficou entre o bonitinho e o patético por causa da palavra "pança" (ela ta me chamando de gorda?!); foi engraçado. Obvio que sei que foi so uma questão de lingua!
Um beijo grande, Sut-Mie

Rose disse...

A minha gravidez tbm foi bem participativa em tudo q é lugares..depois do meu casamento, grávida de 6 meses, fomos pra Campos do Jordão, andamos de trem, fomos pro orto...todos lugares que me permitiam eu estava lá..rs..... Com 4 meses fomos pra Parapuã. Sem falar da minha colação de grau, missa e baile, isso conta tbm...rsrs..pq logo em seguida fui pra Ilha Solteira....tudo assim perto do outro e sem mudar a ordem...rs...ou seja,se tivesse que viajar pra mais longe de avião, claro, nas condições que eu estava, com uma gravidez tranquila, sem riscos, eu toparia!! Tenho muitas saudades e faria tudo denovo.Bjs.

LUCIANA BUENO VALENTE disse...

OLA... ADOREI O SEU BLOG... JA ESTOU TE SEGUINDO... SE PUDER RETRIBUIR, FICAREI MUITO FELIZ!

www.lupapodemulher.com.br