segunda-feira, 21 de junho de 2010

DE RIO GRANDE PARA RIO GRANDE...relatos de emoções e uma viagem no meio!!


O QUE ME DEIXA FELIZ são coisas simples, detalhes da vida..na sexta recebi lindos postais da  Gi,do lindo blog Kids Indoors... e fiquei,como diria ela TRIFELIZ ( amo o "gauchês", tenho grandes amigas gaúchas e acho uma graça o jeito deles de falar!!)
Me emocionou ver o carinho dos postais feitos a mão pelos fofos dos filhos dela.. endereçados ao meu pequeno!!! A sua primeira correspondência!!!!!!! Esse não vai para a coleção,Gi..vai para o album dele!!Adorei de coração...São pedacinhos do RS,que amo tanto  e tenho vontade de levar Enzo lá..aqui na familia mochileira, nem ele nem o pai conhece..quem sabe ano que vem??
Queria dizer só mais uma vez Gi: obrigada!!!E ver seus postais me voltou  a cabeça toda a mochilada que fiz lá...

A um tempo atrás peguei  minha mochila(sim, só fui com uma mochila nas costas!!) e fui sozinha matar minha vontade de conhecer o outro Rio Grande...diretamente do Norte para o do Sul..enfrentei 3 conexões e  ao meio - dia cheguei em um friiio que me congelava os ossos só para ter 48hrs no Sul e realizar um sonho de infância.
Chegando lá encontrei uma amiga de adolescência,que gentilmente me  deixou ficar em casa e fui correndo  conhecer a cidade..debaixo  de uma chuva daquelas!!!

No Mercado...
Adorei  rever o Mercado no postal..me lembrei que lá  me deliciei passeando entre as ervas e casacos, cafés e doces deliciosos...adorei aquele lugar! E foi pra lá que fomos assim que cheguei  na cidade! Um café e um docinho de Pelotas e eu já estava novinha em folha da longa viagem..rsrs..

Amigas no frio..
Giro rápido por POA, regado de conversas com essa amiga de infância foi maravilhoso..Mais papo furado delicioso  em frente ao Gasômetro e ..casa!

Dia seguinte, as 6 da manhã corri para a rodoviária..e de lá peguei um ônibus para Gramado!!
Lembro que vibrava feito criança ao ver os pés de laranja carregados.. gente,vou contar uma coisa..aqui não tem disso..Tudo que se ver no Nordeste é caju e coco.E só. Nas ruas, nas praças, na praia, em qualquer lugar tem coqueiro e cajueiro..ah, e mangas!! Por isso eu fiquei encantada com as laranjeiras, as amoras,os morangos e o pé de canela!!!!Nunca tinha visto assim,ao vivo e a cores,na árvore mesmo,hahaha..achei lindo e fui tirar foto..o povo me olhando com aquela cara de: " ué??" 

Eu,feliz da vida com as laranjas!!!

 Em Gramado cheguei  debaixo de chuva ,mas no decorrer do dia  foi passando... achei tudo incrivelmente lindo, parecia uma cidade de bonecas! Queria tanto que minha malinha estivesse comigo!!!!

Tudo me lembrava que Gramado  é uma cidade perfeita.Para casais,para mochileiras solitárias( quem,eu?)e em especial para crianças.

Rodei a pé pela cidade toda.Pausa básica nas lojas de chocolate..almoço  em um pequeno restaurante maravilhoso,me entupi de polenta( adoro e como até hoje...)e churrasco.Lógico que realizei meu sonho e fui na Aldeia do Papai Noel.E quando entrei naquele lugar e vi todas aquelas luzes, brinquedos e presentes..e ele sentado ali..vou contar um segredo: eu chorei feito criança.Não sei explicar direito o que foi..foi um misto de emoções..senti alegria, emoção..por estar ali, por ter um sonho realizado(sim,ir ao Sul era um sonho de infância)pela magia do lugar, por papai noel,por saudades do meu filho, da minha mãe..pensei em como queria que ela estivesse ali... Ela,assim como eu, tem verdadeira  paixão pelo natal..alias, é dela que eu  herdei isso..e  a genética é implacável: Enzo também ama..Amamos o clima de natal,as luzes, as cores, a magia..(Uma vez ela chegou a armar a árvore no início de  novembro... foi uma gozação geral,hehe...)
Vontade de estar agarradinha com meu amor e curtir o clima romantico do lugar...

Quanto vi essa cena,cai no choro!!
 E Enzo? pensei em seu sorriso e seus enormes olhos castanhos admirados com as renas e os duendes...e chorei ..
Definitivamente acho  Gramado especial para crianças.O Lago Negro, a Aldeia do Papai Noel e a fabrica de chocolate por si só já é mais do que encantado para as crianças!!!E ainda vem de bônus passeio de trem, ver as renas de verdade,o Mini Mundo e  comida deliciosas a vontade????

 Sai de lá da Aldeia já tardinha.. a tempo de tomar um chocolate quente na Rua Coberta e me mandar  para a rodoviária..Pelo ônibus fui olhando as serras e suas pequeninas casas de madeira ,cercadas de hortencias e com crianças de gorro brincando no jardim,enquanto o pai cortava lenha no jardim...e olhando  essa paisagem  digna de um quadro adormeci e acordei  já  em POA...

Aldeia mágica do Papai Noel..
Banho quente que ninguém é pinguim e fui dormir exausta..meu voo saia as 5 da manha!! E em meio a um mini -ciclone fui para o aero debaixo de um frio  de congelar...E em casa, com a mochila cheia de chocolates olhava minhas fotos já com saudades e pensando   no rostinho de Enzo um dia vendo tudo que vi...

Todo mundo me pergunta se isso foi  "SÓ  ISSO O QUE VI"  no Rio Grande do Sul...
 Acham um absurdo eu não ter ido  a Canela nem ter passado mais tempo em POA... o que vi  foi inesquecível para mim...e a esses eu respondo o meu eterno lema:

...É SEMPRE BOM DEIXAR ALGUM MOTIVO PARA VOLTAR...



33 comentários:

Poesia do Bem disse...

Que delícia isso é muito bom viagens troca de postais amizade, isso é mesmo trifeliz. bjssssssssss

KidsIndoors disse...

Bah, guria! Fui lendo a tua postagem e me arrepiando!!! Fiquei muito emocionada! Adorei e as crianças ficaram super felizes de verem seus postais na rede!! Em outro blog q não o meu!! Q bom q gostaram!

Cássio: oi enzo como você esta ai? beijo do cássio.

Cecília:ujftuujhthyuuujjygthythththhththbhfhhgtgttgtthtttthy cecília

As crianças quiseram escrever tb!

bjos, gisele

www.kidsindoors.blogspot.com

Pedro disse...

Olha, vc me contagiou com esse seu post. Fiquei louca de vontade de levar meu pequeno para fazer essa viagem! Vou me programar! :)
Bjs,
Eliane

Coisas de mãe disse...

Que super aventureira!!! Adorei!! Isto sim é espirito pé na estrada! PArabens, super bacana! Eu que to pertinho do RS fiquei toda com vontade de ira pra la de novo!

Vi que vc passou no blog! Olha só se você não quiser comprar o livro na online na Cultura (www.livrariacultura.com.br) ou na www.babycool.com.br, posso te mandar por Sedex mesmo. Te passo os dados bancarios da editora! Me avise!

beijos Pati

PS A tristeza passou ne?

Vivian disse...

o Rio Grande do Sul é mesmo muito lindo. Sempre que dá, vamos à Gramado. Enzo vai adorar ir pra lá na segunda quinzena de dezembro, quando tem toda uma linda programação de Natal e a cidade fica mágica. Por favor, se programe e não perca uma visita a esse lugar no fim do ano, ainda mais, gostando tanto de Natal como vc !!

bj e boa semana

Mariana disse...

Oi guria, tem um meme lá no meu blog para ti...beijo enorme.
Mariana

Ana disse...

Ai que saudades!
Fui uma vez a gramado e morro de vontade de voltar!
Me emocionei :)
Beijos

Anônimo disse...

Mas adorei este post!!!
Nossa, quase chorei aqui lendo!!!
Eu AMO morar aqui no Sul sabe e ler assim um depoimento de uma visitante que amou tb, nossa!!! Tudo de bom!!!

Adoro Gramado tb! Como é bem pertinho de São Fco, vamos seguido. Inclusive domingo passamos por lá e compramos chocolates tb ;) Sorri ao ler o q vc escreveu...

Volte mesmo! E traga o Enzo! E dê uma estendida até São Fco, tb tem hortências, um lago bem grande e cheio de plátanos (que no outono é lindo de ver!!!), muuuito frio, pinhão e churrasco na vala e tem nós, hehehe

Bjo grande e uma ótima semana pra vcs!!

Vanessa Caubianco disse...

Vc é muito corajosa por viajar com o seu baby! Que legal! Preciso ser mais como vc...
Adorei seu blog. bjs

Desconstruindo a Mãe disse...

Pois eu aqui lendo e me emocionando e quando vi as palavras da Gisele (minha parceira de conversas no pátio da escola das nossas crianças) poderiam ser as mesmas minhas...

Terás uma galera de blogeurias te esperando na próxima vinda e vamos tricotar muito com chocolate quente, café colonial e passeios memoráveis, tenho certeza!

Beijo,
Ingrid - diretamente de POA!!!

Déia. disse...

Que delicia de cidade. eu ainda não conheco mas tenho muita vontade de ir. Talvez a gente vá para gramado. É lindo ne?
Ai amiga, espero mesmo ( e vou acreditar ) que a tampa tenha ficado de souvenir para o shopping. rs
Desencanei...
Beijocas

Café Viagem disse...

Oi
Na próxima vez que vieres me escreve. Quem sabe a gente não passeia junto com os filhos. Vou adorar um post em conjunto!
Bjs Alexandra

shi disse...

eu sou doida pelo rs :) não vejo a hora de voltar lá e acho que isso tá bem próximo :D meu marido vai a trabalho e eu vou na mochila rsss
beijoca pra vc, querida :)

ps: sempre cheia de charme nas fotos :D

Mamma Mini disse...

Ana querida, primeiro o Enzo é lindo mesmo, estes olhos e sorriso são encantadores e entendo vc morrer de saudades se viajar sem ele (apesar de ser ótimo pra gente de vez em quando) e ir para o Sul, menina, que chique vc pôde usar casaco, gorro, cachecol, luva... não é o máximo? imagino que sim... adoro o sul, Gramado é realmente um charme, uma delícia de lugar, tudo de bom, revivi um pouco da minha visita naquelas bandas, e também concordo que não dá para conhecer tudo, temos que deixar bons motivos para voltar.... Amei o post, uma beijoca!!!!!!!!!!!!! e adorei o comentário também... quando eu for pra esses lados aí vou te visitar...rs
bjs

Andreza disse...

Olá!! tenho muita vontade de conhecer o Rio grande do sul, e curtir o friozinho gostoso de lá!!!
vivo convidando meu marido para viajarmos para lá!!
Beijossssssssssss

Mah Teixeira disse...

Viajar é muuuito bom né??
Lendo o seu post bateu uma tremenda vontade de arrumar as malas e sair por aí,mais eu tenho uma bebe de quase 1 ano,não tenho coragem de viajar com ela,tenho medo que ela possa adoecer..bobeira minha né??Uma hora isso passa..Se Deus quiser(Não aguento mais ficar trancada)...kkk Bjs e ótima semana..

Ateliê Ida e Kika disse...

Olá, vi você no blog da Kris, adorei o nome Mãe mochileira, filho malinha e fiquei curiosa para conhecer o blog. Sensacional a ideia de contar as experiências de viajar com crianças. Muito bacana!

Beijos e boas viagens!

Ioly disse...

Que boas lembranças... Uma delícia 'relembrar' com vc! E essa sua alma de aventureira sempre me impressiona. Eu se não tivesse companhia para o cinema simplesmente não ia...rs
Adorei as fotos. Gramado já estava na minha listinha de desejos, mas como vc faz tudo parecer tão possível, vou acreditar ( e me programar) mais na realização deles.
bjus

Kris Kabral disse...

Olá...vim retribuir a visitinha e conhecer o seu cantinho, que por sinal é mto fofo!!!
Tbm virei te visitar mais vezes...rs
Bjinhos

Anônimo disse...

oie tudo bem???
te achei passeando pelos blogs...

tb amoooo viajar com minha cria... não deixo nãoooo

estou seguindo vc assim vejo sempre suas dicas!!!

bjs

Carol Garcia disse...

ai que vontade de ir..ir...ir...
delícia!!!!!
ah! ir a qqer rio grande, o se ou o da gi...
kkkkk
bjo bjo
carol
http://viajandonamaternidade.blogspot.com

Mariana disse...

vem para ca, veeeemmmmmmmmm!!!!!!!

Lilian Amorim disse...

Vc só foi com uma mochila??? rsrsrs
Ai amiga, eu não me imagino indo viajar com uma mochila...kkk
Acho o máximo sua praticidade.
Eu nunca fui para o Rio Grande do Sul, mas acredito que deva ser encantador assim como descreveu.
Beijinhos e obrigada pelo carinho lá no meu blog :)

Bárbara disse...

Passando pra dar OI...
Bjs
:)

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Amiga!
AMEI, AMEI de todo o meu coração o seu post! Nós que somos viajantes reais e sonhadoras, é só cogitar um diário de uma viagem que vem muitas coisas e desejos na cabeça!

Eu conheço um pouco/básico do Rio Grande do Sul, mas como vc diz tenho motivos para voltar! rs

Conheço a Praia do Cassino famosa pela sua dimensão, o Chuí, Gramado, Canela Porto Alegre e outras cidades de passagem
Mas a Magia do Natal Luz encanta todas as faixas etárias, concordo que o clima é de total romantismo e tmbém de infãncia de docura para as crianças.
Quero voltar lá com o Pedro Augusto, a última vez ele ainda estava no forno! hehe

Bjão e tudibom amiga!

Chris Ferreira disse...

Minha vontade de conhecer o Rio Grande do Sul só aumentou. Vou programar esse final de ano lá. Hoje mesmo vou falar com a família e começar a planejar o roteito.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Luciana disse...

Menina, vc tem um jeito tao especial e envolvente de relatar suas experiencias! Viajei junto com vc no seu texto. Eu tambem sempre tive vontade de conhecer o RS, especialmente Gramado e Canela, mas ainda nao fui. O pior é que com essa vida de morar fora, toda vez que vamos pro Brasil é pra passar com a familia ne? E sao todos de BH... entao, dificil aparecer oportunidade...

Agora, qto ao "passatempo" do Nicolas, realmente é muito bom... pros outros! rsrs A gente tem passado cada aperto, pois tem hora, que a unica coisa que distrai ele é a carteira do pai e um dia a gente deixou de olhar pra ele por 1 seg e ja tava ele lá distribuindo dinheiro pro povo. Felizmente ninguem aceitou! :-)

Beijos, lindona!

Viajando com Pimpolhos disse...

Oi Mochileira-sem-a-malinha-desta-vez,
Essa é uma viagem interessante, muitos me falam de lá, ms eu sou muuuuuuito friorenta! Fico sempre postergando essa viagem e indo para lugares mais quentes, como a sua Natal, por exemplo!
Bjs, Sut-Mie

Alê disse...

Oi Ana..mas que tal....viajando sem as malinhas...hheehhehhe.
Eu quase não viajo, mas viajo e sonho com seus post....quando vc coloca as fotos principalmente...hehhhe.
Beijos enormes da Ale

Marcella Nathaly disse...

Viajar só com mochila? Invejinha, invejinha... Nuuunca tive essa coragem, agora depois de Lulu é que não vou ter mesmo, mas conhecerei o RS um dia, mesmo com um milhão de malas! Aqui no Nordeste é quente demais (caju e côco, é mesmo! kkkkkkkkk), um friozinho cai bem de vez em quando! Sem falar que todo mundo fica muuuuito mais bonito! =)

Tati Bonotto Cake Designer disse...

Linda...tudo bem? Não nos falamos mais...sinto falta dos seus comentarios.

Aproveitando:

Estou passando aqui para divulgar que estou fazendo um SORTEIO no meu blog de CUPCAKES...e peço um mega favor em divulgar para seu seguidores..pois acredito que será um sucesso...além de serem deliciosos...rs

Desde já agradeço.

bjs
Tati Bonotto

http://www.tatidesignercake.blogspot.com

Unknown disse...

Ana, lindo post! Amo Gramado e chorei quando conheci a aldeia do papai noel, igual a você! E quero muito levar o Theo para conhecer, essa cidade é mágica, e as hortênsias,para onde se olha lá estão elas, quando ficar velinha quero morar lá e ter a casa de vó mais gostosa do universo!

Mochilinha Gaucha disse...

Que surpresa maravilhosa ler um post tão especial sobre minha terra (para gaúcho, todo mundo é do rio grande e não de uma cidade ... rsrsrs). A gente acostuma com as coisas e parece que nem dá valor, importância e normalmente só percebe o quanto são lindas quando vê uma criança descobrindo aquilo, vendo pela primeira vez... Mas perceber isso num adulto é muito especial, é perceber que o Mundo ainda tem jeito, né? Concordo, é muito lindo e gostoso apanhar laranjas e bergamotas (tangerinas para os estrangeiros!!!)numa manhã de inverno, em meio a cerração (nevoeiro). A gente tira a luva, encolhe os dedos e come as frutas geladinhas pela geada (gelo) da noite. Parabéns, fiquei emocionada!!! Abraços,
Paula
www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br
...