domingo, 21 de novembro de 2010

DICA DE PASSEIO COM CRIANÇAS EM NATAL-RN: FORTE DOS REIS MAGOS



Fazia um tempão que eu não ia lá,e quis levar o  Enzo para conhecer a FORTALEZA DOS REIS MAGOS.O pequeno forte marca a época da colonização no litoral brasileiro, e teve sua construção iniciada nada menos que em 1598!!!Apesar de seu clássico formato de estrela ser uma das marcas registradas da cidade,ele é um pouco esquecido na hora dos passeios.

A paisagem é belissima,sem falar no mergulho na historia ao passar pelos abafados porões das antigas celas de prisioneiros,ou visualizar os antigos canhões ,do mesmo jeito que estavam desde a época de sua fundação!!! Impossível não passear no tempo ao percorrer as salas,as celas,e ver a construção toda em pedra.Ele é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e definitivamente é uma aula de historia nacional,não só do RN.
Descansando  um pouquinho.Ao fundo as prisões.

A visita é rápida, sempre tem guias pelo local explicando tudo,contando detalhes de cada local do forte.Você pode optar em segui-lo ou não.O Malinha adorou os canhões e as salas com as armas antigas.O Forte teve algumas de suas salas transformadas em museu,onde guarda peças originais da época,como  móveis, louças,munições,etc. Interessante!!

Canhões originais e   casa do sentinela ao fundo

Outro atrativo para as crianças são as torres dos sentinelas,onde os soldados ficavam de vigília para o mar, e ai ao avistar as embarcações inimigas,os canhões eram disparados!!!
A vista é bela,e aconselho ir no fim de tarde.Além do clima mais ameno( ele é quase todo a céu aberto e o sol não perdoa!),o contraste das luzes com as pedras resulta em fotos bem bacanas..Eu amei!


Jogo de luzes nas janelas..lindo!

Lembrando que ele fecha as 16:30,então se programe para chegar lá por volta das 15:00,ai dá para olhar tudo com calma e descansar um pouco.
Sim,porque a caminhada até ele é extensa.Para se chegar lá,o acesso é fácil,segue-se rumo a Ponte Newton Navarros e dobra a direita. Depois é só seguir em frente.Pronto.
 Importante: o local que o cerca não é lá dos melhores...Antes de chegar no forte,o local é feio,sujo e escondido,além de ser meio perigoso..aconselho cuidado com pertences e afins.

A Prefeitura peca feio nesse quesito,o que desmotiva o passeio ao local,além de ficar uma péssima impressão para quem vai visitar o lugar.Lembrando que o ingresso se compra  antes da ponte de acesso,ao custo de 3,00.Crianças não pagam.Passando desta região,siga tranquilo pela ponte de pedras no meio do mar.
Pegamos a ponte de pedras com a maré cheia: atenção redobrada!!!
De um lado o mar,e  do outro o mangue.Lindo.Se a maré tiver cheia,como no nosso caso ,tenham muito cuidado com as crianças.Não solte a mão de forma alguma das mais afoitas,pois a ponte não tem grades de segurança e  segue  mar adentro,com ondas batendo nas laterais.Caso a maré esteja seca, a ponte ficará no meio da areia (como na foto  de vista aerea lááa de cima) e ai não  tem perigo!
Mas não se preocupe,a quantidade de crianças é grande!!! :-)
Mesmo assim lá dentro é bom  atenção com os menores..o lugar é cheio de escadas sem proteção,assim como mirantes para o mar,que também não tem grades de proteção...Olho neles!!!


Um pouco de caminhada pela ponte você logo avista ele!!!
Lá dentro,as celas dos presos  forma convertidas em  curiosos banheiros( um barato!) e em uma pequena lanchonete,onde dá para comprar agua de coco e sorvete para amenizar  o calor.Tudo muito rústico e simples!
"presos" no wc prisão!! hehehe!!


Vale a pena incluir o local no seu passeio em Natal!! Nos adoramos!!
  •  ATRATIVO PARA CRIANÇAS: Sim.O Forte em si é  divertido,além de ser uma aula de historia e geografia!!!
  • ESTRUTURA: Acesso fácil.O local conta com banheiros e uma lanchonete.Tudo muito rústico e simples.Na saída, feira de artesanato local: redes, brinquedos, conchas,roupas e produtos típicos.Bem modesta.Atenção com os menores: muitas escadas e mirantes sem grades de proteção!
  • CUSTOS: 3,00 a entrada.Crianças não pagam
  • Adoramos a aula de historia e o visual belissimo!!!
  • Não gostamos de ver como um local dessa grandiosidade para a historia do Brasil está mal conservado.Vimos um pouco de lixo de pessoas sem educação no chão(apesar de ter cesto de lixo em todo canto). Fora isso , assim que se chega na rua de entrada do forte a  1ª impressão é péssima!! :( O local é esquisito,feio,com muito lixo e "flanelinhas" mal encarados ao redor.Ainda bem que conta com um posto policial na entrada!!!Chegando na ponte de pedra, a coisa muda e é tudo lindo!! ;-)
  • Na saida, um belo por do sol com a Ponte Newton Navarro ao fundo.Lindo!!!!

28 comentários:

Marcia disse...

Que lugar legal, adoro história... O Rodrigo adorou a foto do Enzo sentado no canhão, ele adora brincar com castelos e seus acessórios, rsrsrs.

Bjs e fomos...

Si disse...

passeio maravilhoso! adorei os lugares... wc prisão foi o melhor rsrs... pena que não tenha valor para as autoridades, pois deveriam preserva-lo mais ne!....assim como a população que não aprendeu que lixo é no lixo... quem sabe um dia nossa sociedade evolua... espero poder ver isso...rsrsrs... bjs e otima semana

Giovana disse...

Realmente um passeio incrivel, muito conhecimento né. Há uns 4 anos visitei tres fortalezas em Floripa a Anhatomirim (na minha opiniao a mais linda), Ratones e Sao Jose, achei um passeio fantastico, muito bem preservadas pelos alunos da UFSC.

Vale a pena mesmo esse tipo de passeio.

Bjs amiga

Poesia do Bem disse...

Eu quero irrrrrrrrrr.Morei muito tempo ai mas nunca fui ao forte.Buábuá, e este ano não vou, pois minha família vem a GO dai vou pra lá, mas meio do ano nas férias, quero ir, vamos ver se nos vemos? bjs esaudades.Ando muito corrida devido ao novo trabalho.mas nunca esqueço vc e leio nas atualizações seu blog embora nem sempre dê pra comentar.parabéns pelo cruzeiro tudo de bom né? bjssssse vem me visitar!

Brenda Tavares disse...

Eu adoroooo o Rio Grande do Norte!! Sempre disse que se eu nao fosse da Bahia queria ser de la :D
Nunca fui ao forte, mas depois da dica, claro que na proxima parada por ai, terei que ir!
A ultima foto ficou show de bola!!!

Ivy disse...

Tudo lindo e a saudade só aumenta !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mamãe do Matheus disse...

Adorei o post amiga...e as fotos então...lindassssssss!!
Um dia quem sabe não vamos te visitar em Natal?!
Tem selinho lá no blog pra vc!!!!
Beijosssssss, e ótimo inicio de semana!
Danny e Matheus
www.mamysdematheus.blogspot.com

Chris Ferreira disse...

Oi Ana,
adorei a dica já que estou com a ideia de ir para Natal em Janeiro. Já estou fechando o orçamento para ficar no hotel que você trabalha. Estou pensando em ir no período de 15/01 a 22/01. Você vai estar aí?

As fotos ficaram show de bola.

Deixei um selinho pára você lá no blog

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Mi Satake disse...

Ana que passeio, que aprendizado e curtição em familia, né?

Lugar lindo em cada detalhe!

Um beijão pra vc!

Rose disse...

Q lindo, muito legal!

Luciana disse...

Oooooi! Nossa, que emoção ver essas fotos e sobre o passeio de vocês! Eu conheço esse forte!!!! Eu e meu marido (na época namorado) fomos com nossa turma de faculdade. A gente tinha ido, numa viagem de dois dias e meio num onibus caindo aos pedaços, pra um congresso de geologia em Joao Pessoa. E como tinhamos dias livres, a gente aproveitou pra conhecer algumas praias de Natal (que eu AMEI!!! Sou doida pra voltar) e tambem esse forte. Temos varias fotos bacanas, mas estao todas no Brasil ainda, nos nossos albuns de foto em papel. Ai que saudade de tudo isso... Otimo ler seu post!

Beijos,

Lu

NiNe disse...

Ummm! Q delicia de passeio!
É sempre muito bom entrar na historia ainda mais qdo é de nossa cidade como seu caso né?

Eu amo Patrimonio entao carrego Soso e marcelo sempre para passeios do tipo!


Bjokas grandonas

Nine disse...

Que belo passeio! A primeira foto do forte me encantou! E a do por do sol, nem se fala!

Pena que esses atrativos históricos são sempre mal conservados, né? Aqui não é diferente.

Beijos, Nine

Meu Fusquinha Rosa disse...

Adorei a dica, Ana!
Sempre quis ir a Natal e nunca acabo conseguindo ir de verdade...
Mas quando for, já está anotado!!
Bjs
Gi

Dany disse...

Oba!!!!!!!!
Post guardadíssimo!!! hhehehe

Bárbara disse...

Passando pra dar OI...
Adorei as dicas :)
bjs

Destemperadinhos disse...

Acredita que eu já visitei esse Forte numa viagem em família? Só que nessa viagem, a criança era eu. bjs grandes
Alexandra
www.destemperadinhos.com

Ana disse...

Que lugar lindo!
Lucas ia "viajar" nesse castelo com canhão. Rs
Beijos!

Marcella Nathaly disse...

Vou a Natal no próximo mês, passarei poucos dias, mas vou tentar aproveitar essa sua dica! Se bem que Ana Luiza terá só 9 meses e talvez não curta tanto o espaço como o Enzo... rsrsrs

Beijão!

Mamma Mini disse...

Ana minha querida, eu também estou morrendo de saudades. Realmente passamos maus bocados nega, vc deve saber o que é ser louca doida apaixonada e insandecida pelo filho e de repente ver a criatura super doente longe de casa, mas como vc disse, se não acabou é porque não é o fim...rs, e sei que vamos rir dessa situ um dia contando pro David...rs, Israel é o máximo, conheço o país inteiro, mas desta vez estivemos apenas em Jerusalém (meu preferido),
Telaviv, Shoham e Mar morto, tudo na vida, qualquer hora te conto, agora fotos, vc tem facebook? vou colocar umas lá, se vc não tem precisa ter, mas se tiver me passa o link que vou te adicionar e assim compartilhamos umas fotos lindas da trip... foi mágico Ana, o lugar é mágico, recomendo muito! um beijo bem grande e sobre seu passeio, adorei, agora menina o que é o cabelo do Enzo? fala sério, ele é muito fofo, tá numa idade que aproveita bem mais que o David,principalmente algo histórico como este passeio, adorei que o preço é o máximo né? pena que está mal conservado, mas fica o puxão de orelha né? adoro suas dicas, um beijo gigante Fê

Lola disse...

que fotos lindas! Que passeio maravilhoso!Adoro o teu blog! Parab´ns

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Adorei o passeio, as dicas são ótimas e as fotos lindaslindas.

Bjinhos e tudibom!

Marcia Farias disse...

Olá..
Fomos para Natal em janeiro, com a nossa filha de 1 ano e 3 meses. Ela gostou muito, embora seja diferente de ir com o filho maior.
Adoramos viajar e teu blog é demais...
Quando a Pietra crescer, queremos voltar a todos os lugares que ela foi qdo pequena...para viver mesmo essas maravilhas.

kisses

Marcia/RS

juci kassia disse...

adorei todas as dicas.vou levar minha filha para conhecer.muito obrigado por divide com todos esse passeio maravilhoso.as fotos estão lindas. beijosssssssssss.

Patricia disse...

Mais algumas opções em Natal para crianças de 2 anos e 8 meses??????

Unknown disse...

Adorei a dica hein! Penso em ir com meus filhos. Depois de estar em http://www.viagensonibus.com.br, encontrei seu blog que tamb[em fala de viagens e adorei muito, penso em ir com meu marido. Continue a publicar sempre! Beijos Heleonora D

Unknown disse...

Adorei o blog, achei vocês quando buscava viagens, vi o http://www.viagensonibus.com.br, muito bom com dicas de expressos e agora encontrei seu blog e adorei mesmo! Ótimas matérias aqui, parabens!!!

Aline Cortes disse...

Estamos planejando uma viagem para natal em julho. Minha pequena estará com 2 anos e meio. O que acha? Tem muita coisa lá que não dá pra fazer com ela?
Abraços
Aline