sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DICAS PARA O PRIMEIRO ACAMPAMENTO COM CRIANÇAS!!



Eu tinha prometido postar um pouco mais sobre dicas da campings, após muitos pedidos!Então lá vão algumas:

 Acampar com os filhos é uma experiência que todo mundo devia ter pelo menos uma vez na vida.
E vale tudo..desde que a alegria (e a segurança,claro!) da criançada esteja em primeiro lugar!! na minha opinião vale aquele acampamento no quintal,vale acampar em uma praia, na fazenda,ou na casa da avó! Mas nossa opção favorita são os campings. De todas as vezes que acampamos foi em campings, ainda não tivemos a experiência de acampar no "nada", em um lugar onde teremos que levar agua,sem banheiros e fazer toda a nossa comida e outras aventuras do gênero.
(mas espero em breve ter essa experiência!)
Ainda mais com o Enzo sendo o novo campista da família!!
Tarde da noite e ele no maior gás!!!

Os campings são áreas destinadas ao acampamento seguro, onde é oferecida toda uma infra estrutura para sua segurança e garantir um pouco de conforto!! Ou seja, não vai ter o perigo de nenhum bicho, ou algum maluco invadir sua barraca( lembrando que mesmo assim não convém deixar objetos de valor na barraca),tem banheiros,além disso,a maioria dispõe de energia elétrica próximo as barracas.Alguns também oferecem uma cozinha partilhada( como nos albergues)!!Claro que assim como hotéis e pousadas..existem campings para todos os bolsos e gostos.Uns com quase nada,além do espaço para você montar sua barraca e algum banheiro; já outros oferecem toda uma infra estrutura de lazer!!Como sempre,vale a pena pesquisar!

O que eu queria deixar aqui é que é uma coisa bem legal para quem gosta de aventura,ou para quem acha que algum sacrifício valha a pena em nome dos filhos! Isso claro,para quem considera dormir fora do conforto da sua cama um sacrifício.Eu não vou negar que conforto definitivamente não combina com camping.Claro que existe hoje em dia barracas enormes, colchões específicos e mais toda uma parafernália que promete deixar o camping um "lar doce lar", mas no geral dormir em um espaço reduzido com um colchão fino não é muito agradável.Mas a experiência inusitada, a carinha de alegria dos filhos e a emoção de partilhar uma novidade ao lado dos que você mais ama é muito,muito boa,o que torna sem duvida o saldo final mais que positivo!!Se animou??

Então lá vai algumas dicas para a sua estreia ser um sucesso:

*Quem está pensando no assunto eu sugiro antes de mais nada uma pesquisada nos campings da região. Aconselho começar por eles, para depois se aventurar em acampamentos mais livres,longe da "civilização". O choque não vai ser tão grande se você tiver agua,banheiro,energia elétrica e "vizinhos". A maioria cobra um precinho bem camarada por barraca,e é melhor começar pelo jeito mais fácil!!

*Claro que nem preciso falar aqui que você PRECISA TESTAR A SUA BARRACA ANTES.Ou pode ter desagradáveis surpresas ao descobrir que ela pode estar quebrada,rasgada,faltando algo..ou pior: você descobrir que não sabe montar ela!!!

*Leve sempre cordões(as barracas são de encaixar e já incluem todo o material necessário para a sua montagem,mas as vezes um reforço em alguns pontos são necessários).Faça um check list antes de sair de tudo que você vai precisar.Inclua ai uma lanterna,papel higiênico e um canivete! Acredite,você pode precisar na hora mais inusitada!!



*Leve ao menos algo que sirva de tapete na entrada da barraca,principalmente se vai estar com crianças.Ou vai ter que aguentar areia dentro dela a noite toda...As crianças estão super empolgadas e o entra e sai da barraca é inevitável,e isso é sinonimo de pezinhos carregados de areia e grama..o que pode ser bem incomodo na hora de dormir!!Nós improvisamos com um tapete do carro!! ;-)

O improviso é a mãe da necessidade! ;-)
* Repelente,lençol e travesseiro devem estar no kit " minha barraca, minha vida"

*Verifique a posição do sol ao montar sua barraca..uma barraca no sol transforma  tudo lá dentro em um verdadeiro "micro ondas"!! Evite ficar embaixo de árvores que tenham frutos,por motivos óbvios.. Ah,também fique longe da entrada dos banheiros,onde o vai e vem é sempre mais intenso, e o passa-passa do lado de fora da sua barraca pode incomodar,principalmente a noite!!


*A maioria dos campings tem onde armar redes..se tiver uma , leve! Torna a experiência ainda mais legal.E se o local permitir ,claro,faça uma fogueira a noite .Ela também faz parte do clima!!

IMPORTANTE: Lembre-se de  sempre respeitar o meio ambiente! Só  faça fogueira se o  local permitir,e guarde seu lixo  para descartar em local apropriado!!!


Prometo mais dicas de crianças campistas em breve,tá??
Bom ,quem tiver alguma dúvida é só perguntar, e quem  tem alguma experiência para contar???


30 comentários:

Mariana Costa Zattoni e Silva disse...

Oi, queridona! Obrigada pelo recadinho! Ando meio sumida, mas estou pelos bastidores! rs Seu filho está lindoooo! O que fazer se você tem um espírito aventureiro e o maridão, não. Pois é... Acho que vou ter que esperar o Arthur ficar mais independente para poder acampar com ele, por exemplo! Há, fiquei super feliz que seu blog saiu na revista! Quer legal e que baita incentivo para continuar saindo por aí, heim?

Mil beijos,
Mariana

Grace disse...

Nossa, adorei!! e o Enzo tá lindo acampando....eheheheh
Um beijão, Flor
vidadequilibrista.blogspot.com

Vida na Europa! Dia a dia e curiosidades disse...

Que legal! Eu adoro acampar - no Brasil fazia muito isso - e essas dicas são muito bem vindas!
Bjs, querida!

http://vidanaeuropadiaadiaecuriosidades.blogspot.com/

Mamãe do Matheus disse...

Amiga...
Brigaduuuu pelas suas visitinhas constantes lá no blog e pelos comentários!
OLha só,dando uma diquinha para quando os dentinhos do Enzo cairem...
Não sei se vc conhece,mas tem um dvd do Charlie da Lola(Minha irmã caçula) que tem um episódio especial,falando dos medos de Lola perder o dente e falando sobre a fada do dente.É dos 5 aos 7 anos que começam a cair os dentinhos dos pequenos.
Vou tentar gravar esse dvd,porque o Matheus tem.Daí te mando pelo correio..rs*
Só que nesse dvd a fada do dente não dá presentes e sim deixa debaixo do travesseiro uma moedinha...rs*
O pequeno aqui ficou todo feliz quando viu a moedinha de R$1,00 que a Fada deixou pra ele!
Matheus também tinha medo,daí reasistimos o dvd,conversamos bastante,semana passada levei ele no dentista e ocorreu tudo numa boa!Ufa...rs*
Amiga..ótimo final de semana.
Tá aí...uma boa dica acampar com as crianças.Quem sabe um dia desses não fizemos um camping?!hehehe...
beijoooooo
Danny e Matheus
www.mamysdematheus.blogspot.com

Rose disse...

muito legal ana, criançasamam , o victor sempre pede. Vou tentar fazer uns campings pra ele na casa da vó, com fogueira e tudo...rs.....bjks.

Pâmella disse...

Acredita que nunca fui acampar?? Affão né?? Adorei as dicas!!

Beijinhossss

Vanessa Dias disse...

òtimas dicas amiga !!
Confesso q n sou muito fã de camping, prefiro o conforto de um hotel ou pousada, rsss. Mas acho que quando Pedro estiver maior irei me aventurar com ele.
Só acampei 2 vezes no inicio de namoro e como sou claustrofóbica e tenho crises de ansiedade, foi um pouco complicado.
Mas acho que mais para frente, com o Pedro maior eu tente novamente, e com certeza venho reler as dicas.

Bjsssssssssssss

Nine disse...

Eu adorava acampar quando era criança, me sentia num daqueles filmes adolescentes de aventura, sabe?

Um dia quero acampar com minha pequena, mas para isso tenho que convencer o papi, rsrsrsrs

Beijos,
Nine

Kah disse...

Acabei de conhecer o blog e óh, não consigo comentar nada sem antes dizer: AMEI o nome! Sério mesmo! hahaha Adorei!

Só acampei uma vez na vida, NUNCA MAIS! hahaha Não é para mim! Adoro uma fazenda, um mato, mas sempre volto para minha cama. hahaha Mas um dia, quem sabe, não tento com a pequena?

Parabéns pela aparição na revista, super merecido!
Beijão!

Nutrição & Cia disse...

Dicas preciosas.......
Ana minha linda hoje em especial estou passando nos blogs que sigo e divulgando a lojinha virtual que abri com a mamis, se tiver um time dá um pulinho por lá. Se quiser divulgar no seu blog me avisa em psgpatricia@terra.com.br que mando brinde.Bjs

Cristiane Dias disse...

Acampei uma única vez, quando era mais nova, e confesso que a experiência não foi tão ruim quanto eu imaginava que seria.
A parte do tapete me lembrou o quanto a barraca ficou suja, até porque éramos 05 amigas dormindo numa mesma barraca. Vixe.. rsrs..
Beijocas

Mi Satake disse...

Aninha, passando rapidinho pra desejar bom finde!

Bjs pra vcs!

Minhas Minimulheres disse...

Oie! Tudo bem com vc?
Eu simplesmente amei as dicas de camping... Aqui em casa no verão todos os dias fazemos um camping em uma das peças da casa que é uma maravilha de fresco. Colocamos os colchãos no chão e lá mesmo ficamos, pois dormir nos quartos da casa não dá devido o calor.
As minhas florzinhas amam e a parte que elas mais gostam é escorregar pela escada de colchão...rsrsrs
Ficarem espiando o seu cantinho para saber das novas dicas. Beijocas e prazer.
Hanan e florzinhas
www.trakinandocommamae.blogspot.com

Roberta Souza disse...

AAi, quero muito fazer uma aventura dessas com o Vini no futuro, mas eu gosto tanto de um conforto, que não sei se consigo... Tenho medo de bichinhos sabe? (A nojenta..hehe). Na verdade, pânicooooooo!!! Aquelas formigas grandes, lacraias, mosquitos estranhos...rsrs. Tem dessas coisas??? Mas acho que Vinicius ia amar uma aventura dessas. Quem sabe até ele chegar numa idade legal eu me animo! Seus filhotes estão liiiindos!

Ps: Já fui em 2 bancas e ainda não achei a revista. Ultra curiosa para ler....hehehe.

Alice Santos disse...

Ameeeeeii o seu blog!!

Amo viajar, acampar... Mas, depois que a Larinha nasceu nunca tentei mais nada!!

Eis aqui minha inspiração!RS!


Um grande beijo, passa no meu quando puder!

Poesia do Bem disse...

Adoro suas dicas, nunca acampei acredita? tenho medo de bichinhos noturnos srrsssrsr, mas acho farei na sala memso k, ah! e se for só de brincadeirinha acampa com acabaninha da multibrink que tem a Alice na embalagem hehheehehe, bjs e parabéns pela revista!

Kah disse...

Procurei, procurei e não encontrei... De onde vocês são? Deixa eu tentar adivinhar: Recife? Campina Grande? Natal? Hein? Hein? Cheguei perto?
hahaha
Beijão!

Claudia Leonardi disse...

Aninha queridissima
Adoro seus posts!
sabe que ate estou me animando a acampar de novo, embora nao acho que tenha mais saude para isto...rsrs.

Querida, tem selinho pra vc, ta?
Mil bjks e um super domingo

http://blogdaclauo.blogspot.com

Alê disse...

Sabia que eu nunca acampei?Sério? Não sou muito chegada a dormir no chão, com formigas, mosquitos, eu sei que existe repelente, mas pra mim não dá;;;jejehheheheh,,,,é muita aventura...heheh
Beijos

Luciana disse...

Ai querida, já faz tanto tempo que eu não acampo... E com o Nic também nunca fizemos, porque nos campings da Australia tinha umas cabanas super rusticas que a gente acabava dando preferencia, ao invés de ficar na barraca (que a gente não tinha e teria que comprar). Mas aqui no Canada eu quero me aventurar, no proximo verão. Só espero que nenhum urso invada nossa barraca!!!! (aqui nem as áreas de camping escapam deles!).

Bom, sobre o cartão que vc vai mandar, não preocupa por seu marido não ter mandado ainda não, querida! Isso acontece! Homens são assim mesmo e temos que relevar, porque é algo que eles não conseguem mudar! Vai contra a natureza deles! rsrsrs E pode mandar pro endereço atual de Vancouver mesmo. A gente se muda no dia 20, mas ficamos com as chaves do apto até dia 31. Então todo o correio que chegar até lá a gente recebe, tá? Sem falar que eu acho que chega ate dia 20 sim. E o seu, tambem vou mandar durante esta semana, tá? Ainda não ficou pronto!!!

Beijos e muito obrigada pelo seu carinho de sempre...

Lu

Ana disse...

Vou confessar: morro de preguiça só de pensar em acampar. Pronto falei. Rs.
Quem sabe lendo as dicas aqui eu refaço meus pré-conceitos. kkk
Beijos!

Unknown disse...

Oi Ana, que legal este acampamento! Eu nao gosto muito de acampar nao, mas meu marido ama! Nao tenho exxperiencias para contar neste quesito camping! Quando criança nunca acampei, bom entao nao posso dizer que nao gosto ne? rs se nunca fiz! Seu post foi tao legal, que ate me animou um pouquinho! Gostei da dica de nao estragar o meio ambiente! Bjinhos

Eliane disse...

Oie.... passando rapidinnnn só pra te desejar uma semana cheia de bênçãos..... outrora volto com mais calma e leio tudinho os seus posts que são sempre maravilhosos......
bjãooooooooooooooooooo

Mamãe do Matheus disse...

Amigaaaaaaa..tem selinho pra vc lá no blog!
Vou deixar o link aqui pra vc ir lá depois pegar!
http://mamysdematheus.blogspot.com/2010/11/o-quemais-selinhoseitaque-isso-e.html
beijos e uma linda semaninha!
Danny e MAtheus
www.mamysdematheus.blogspot.com

Maria Thereza Pinel disse...

Estou LOUCA para viajar com a Lara e devemos levá-la para acampar. Você acha muito cedo levar um bebê de quase 6 meses para acampar, em camping?

Beijo!!!

Kcau disse...

Muito bom, vou comprar uma barraca e fazer o teste. Mas primeiro tem que convencer o pai. (afff)
Ah! Deixa eu dar os parabéns atrasado lá pela revista. (se ñ atrasa, ñ seria eu neam?!)
Bjuxxx

Coisas de mãe disse...

Eu já acampei muito na vida. Tenho lembranças muito bacanas! Já fui de Curitiba para Porto Seguro e para Recife acampando, de praia em praia. A viagem mais longa foi até o sul do chile, na região dos vulções. Eu tinha 12 anos e minha irmã tinha 2. Foi inesquecível.

Não sei como estão os campings hoje mas tenho curiosidade! Estes tempos meus pais foram acampar com o Pedro no Guartelá e eu fui passar uma noite com eles também, ele se divertiu muito!

beijos

Pati

http://coisasdemae.wordpress.com

Unknown disse...

A aventura é nova pra mim tb. No proximo dia 7 estarei indo acampar com meus 2 filhos. 1 de 15 anos e mais 3 amigos, eu e o pequeno de 2 aninhos... Amigas dizem que é loucura, mas o meu mais velho me pediu isso de niver e então nao quiz perder a opportunidade. Seus comentarios me animaram muito em relação ao menor. Como vc disse: Cada minuto vai valer a pena quando olhar a carinha dele! obrigado!

Aressa disse...

Oie,
Nossa to viciando nisso aqui rsrs...

Não tenho outro blog não alias meu projeto e terminar de escrever aque com o reláto da viagem toda, fiz mais para ter um diário virtual mesmo, mas quem disse que arrumo tempo, mas ainda não desisti não, tenho vários posts no rascunho para terminar. Pode escrever onde quiser, se quiser me mandar e-mail tb pode no aressabaffi@yahoo.com.br

Sobre campings, qdo pequena acampei uma noite com a família toda no meio de uma viagem grande, não lembro muita coisa, mas nas fotos a minha cara e dos meus irmãos dizem tudo nos amamos rsrs!!
Depois de grande acampei num sitio com as amigas, tinha um rio que cortava por perto então a noite fez muitoooooo frio dormimos todoas amontuadas para esquentar umas as outras. E o que não sabia o sereno da noite caiu na barraca, era bem fininha o tecido, e molhou por dentro ficou mais frio ainda. por isso que em campings depois eu via algumas barracas com um plasticão por cima, como uma capa na barraca.
Para aqueles que não querem abrir mão do comforto, nessa época de férias, tem bastante hotel fazenda que os recreadores fazem pelo menos uma noite de acampamento com toda garotada do hotel é bem divertido, e se no meio da noite desistirem do chão duro dá para voltar para o quarto rsrsrs.
bjs

Unknown disse...

Olá, sou Roberta do Camping Chapéu de Sol em Itu. Postei um link incentivando os pais a levarem seus filhos para acampar em nosso camping, pois nosso público é bem familiar. Tomei a liberdade de usar suas dicas de acampamento para pais de primeira viagem. Espero que não se importe e agradeço muito pelos comentários. Muitos pais ainda têm medo de levar seus filhos para acampar e não sabem a experiência maravilhosa que estão privando seus filhos de viver. Obrigada e espero te ver aqui qualquer dia.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=496355820473942&set=a.286302941479232.65173.138773266232201&type=1&theater