terça-feira, 31 de maio de 2011

PERU COM CRIANÇAS PARTE 4: A CULINÁRIA PERUANA

 Eu tava louca para fazer esse post,louca mesmo!!!Uma das coisas que me deixavam doida para ir ao Peru era para provar as comidas de lá!!A culinária peruana sempre me chamou a atenção..confesso que sempre que falava nesse país isso me despertava muita coisa!Amo comer,amo comidas exóticas,sabores,cores e cheiros..acho que quando se junta tudo isso é mágico!E sou do time daqueles que tem que provar para saber!!E o Peru é mágico nesse quesito..um paraíso de cores,cheiros e sabores..uns deliciosos,outros nem tanto..hahaha!!
Símbolo do Peru,está em toda parte e dessa vez escapou dos meus dentes e paladar curioso!!hahahaha!!
Minha maior curiosidade era provar o cuy..ou porquinho da índia! Me falaram que é bem comum pelas ruas de Cusco,servido em espetinhos pelas calçadas..Em Lima não vi uma vez sequer,uma pena!Estava disposta a provar e  relatar a experiência aqui para vocês em video..ficarei devendo quando eu for a Cusco!!Desta vez o Cuy escapou de minha curiosidade gastronomica!!Hahaha!!


No nosso primeiro dia em Lima para abrir o menu de delicias   almoçamos um ceviche! O ceviche é peixe  e mariscos marinado com o que eles chamam de "leche de tigre". O leite de tigre é um caldo de limão,pimenta,cebola e outras cositas..que também somado ao alcool vira um drink bem comum por lá.! Na verdade existem vários tipos de ceviche,descobri isso lá!!Uns com peixes,outros com crustáceos,diferentes temperos.Comemos o ceviche tradicional,é o tipo que vem  peixe com choco,que é um milho enoooorme que tem por lá..cada grão tem quase o  tamanho da cabeça do dedo,sério!!(olha a foto!).Vem também com cebola roxa e a camote!

Camote é um tipo de batata doce,parece com abobora,inclusive na cor!!(olha ela ai em cima na foto!)Alias,o Peru é conhcido por sua vasta quantidade de babatas,Cara,vocês não tem noção: é muita batata!E super diferentes das nossas aqui..tem umas que são vermelhas,roxas, meio doces,meio salgadas..as papas nativas  são roxas e são bem comuns servidas em rodelas e fritas!!Até levei um pacote para casa!Bom,todo prato leva muita batata e  o choco!!Como eu adoro as duas coisas,o ceviche me pareceu uma ótima pedida!Porém  confesso que achei muuuuito limão,o tal leite de tigre meio que "rouba" o sabor da comida.Comemos em um restaurante no Shopping Larcomar chamado Cafe Cafe.

 O Enzo não quis provar o ceviche,e comeu frango com fritas. Outra figura ilustre na culinária é o milho!De vários tamanhos e cores,o preto é o que mais surpreende!!
Outra estrela da casa é o Áji..que é um tipo de pimenta..parece um pimentão gigante,bem picante..o creme de Aji é maravilhoso..picante,mas maravilhoso!!Comiamos muitas vezes em lanchonetes que encontravamos pelo caminho e já velhas conhecidas nossas..mas algumas tivemos que experimentar!Uma outra coisa bem comum por lá são as CHIFAS.
     As chifas são restaurantes chineses que são uma especie de "praga"(no bom sentido) por lá..em um única rua você acha umas 5 chifas,te juro!A distração do Enzo  no carro era contar as Chifas do caminho..detalhe: sempre perdiamos as contas! :-P
Comi em uma Chifa no Larcomar,chamada CHINAWOK e marido mais uma vez adorou o prato..e eu tive azar,escolhi um pollo ao mel..que bem, veio 90% de mel e o resto era pollo..não curti! :-/ 


Uma das milhares de Chifas de Lima
Bom,comida chinesa é comida chinesa em qualquer lugar,mas não tem como não ir a Lima e não comer em uma Chifa.
O almoço que mais gostei foi no centro.Era  bem próximo ao prédio dos correios,pertinho da Plaza das Armas.Era um restaurante simples de comida caseira(de lá,claro!)chamado Paradise! Bem simples,de nome e decoração  bem duvidosa (kkkkkkk) mas o preço era bem atraente..e por 7 soles  você escolhe o cardápio e lá se vem o seu prato feito acompanhado de um chá quente! Pausa para falar mais deste almoço:
entrada deliciosaaaaaa!!
Esta é a típica comida Criolla.De entrada eles te servem papas cozidas com um molho delicioso feito com milho,queijo e pimenta!Como é gostoso!!Não me lembro de jeito nenhum o nome deste molho,mas é tão comum por lá que achei ele no supermercado  na versão industrializada,feito aquelas nossas embalagens de molho madeira,barbecue,etc.Depois desta entrada te servem o prato com a carne que você escolher.Eu fui de pollo mais uma vez.O cardápio em si não difere em muito da nossa comida caseira..o que é diferente são os molhos e temperos.Sempre com pimentas, muitas ervas exóticas,batatas e legumes diferenciados!
    O resultado é muito bom!!A única coisa que achei esquista foi comer tomando chá quente...Nada contra chá,que aliás lá é um bebida bem comum mesmo..mas sou fã de chá gelado,e confesso que não me agradou a ideia de tomar bebida quente com almoço!Mas nada melhor que provar os costumes de onde a gente está,e isso me encanta!!O Enzo obviamente recusou o tal do chá e eu respetei,claro!Para ele a sensação do momento era a famosa Inca Cola.

Inca Kola por todos os lados(foto tirada de dentro do taxi)
garoto propaganda da Inca Kola??hahaha
A Inca Cola é um refrigerante típico do Peru,cor de ouro  e que só existe lá ,por isso o torna tão especial!O refrigerante é feito a base de LÚCIA LIMA.O que vem a ser isso,você me pergunta?Bom,a lúcia-lima é uma erva nativa,onde suas folhas são muito usadas na culinária para dar um gosto de limão meio citrico aos pratos.Eis o gostinho alimonado da diferente Inca Cola!!É um refrigerante diferente de tudo que você já provou..assim que você poe na boca o primeiro gosto é bem doce,de chiclete de tuti fruti!!Assim mesmo!Depois vem o gostinho de limão!Uma bebida bem exótica que faz sucesso entre as crianças..Enzo amou e eu também!!
Veja se não é uma mania nacional??Não é garrafa de oleo,é Inca Kola!!haha!
E lá se foram garrafas de Inca Cola na bolsa diretamente para o Brasil!hehe!Outra bebida que eu e Enzo adoramos foi dica da Flávia,leitora aqui do blog!Super recomendo a CHICHA MORADA!
Essa é a versão industrializada,delicia!!Tem tambem a artesanal!
Eu confesso que voltei apaixonada pela Chicha morada!!Ela é feita do tal milho preto que falei,canela,açúcar,cravo e limão!!Super exótica e encorpada.Diria meio enjoativa,marido até hoje diz que não aguenta nem ouvir o nome.Trouxe garrafa dela também e minha mãe adorou!!!Enzo também  curtiu o sabor docinho e ela pode ser encontrada na versão natural,artesanal,e aos montes industrializada em qualquer mercado!!Mas atenção,quando for pedir,peça a Chicha Morada..se pedir só Chicha é  uma versão com alcool,viu!!
ESSE É O MILHO QUE SE FAZ A CHICHA MORADA!!
Também comemos muita comida "comum" em fast food comuns em qualquer pais! Me esbaldei no meu vicio de café e capuccino,e confesso que uma das melhores horas do dia era quando no fim do passeio passavamos no Larcomar para Enzo brincar na pracinha e enquanto isso o frio apertava,eu me esquentava com um copão de capuccino do Starbucks ou do DUNKIN DONUTS,(que é bem comum por lá e é uma delicia,as crianças amam as guloseimas de lá!!)observando o lindo por do sol no Pacífico!
Maravilha: enquanto Enzo se esquentava no parque com vista para o Oceano Pacifico,eu me esquentava no capuccino!!
Outra dica bacana foi o delicioso sorvete sabor bolo(vem até os pedacinhos do bolo dentro!) que tomei numa linda sorveteria do Larcomar,chamada GELATERIA LARITZA D'!

Nós três amamos esse sorvete,recomendo!! E pra fechar,finalizo com uma última dica!Já que os fast foods são inevitáveis recomendo o BEMBOS .É uma rede de lá que tem em toda esquina,e é muito gostosa e barata!!Pedi E os sanduiches vem acompanhados de um potinho de creme de Áji,que é mega picante,mas delicioso!Adorei as batatas com esse molho!!
Para se sentir um legitimo limenho, tem que provar lá também!!

Bom,essa foi nossa aventura gastronômica por lá,espero que eu tenha deixado vocês com água na boca e que tenha sido útil!!

Mais um link útil fora os que deixei aqui no decorrer 
do post é este sobre a culinária peruana que vale o click:


BOA SEMANA A TODOS!!!

33 comentários:

Kcau disse...

Que gostoso prima! Do jeito que você fala dá uma fome danada. Ah, também quero virar perua-na por uns dias!!!
Imagino o quanto vc curtiu e pelo jeito amou. Vou ler os outros posts.
Xeru

Sara Lima Saraceno disse...

Quer dizer então que o Cuy ficou de fora, foi?? hahahahahaha!!!
Bom que vc gosta de experimentar... já eu, sou chataaa para novos sabores, acho que ficaria só nos fast foods da vida mesmo!! Já estou vendo nessa minha viagem para Alemanha... vou ficar só na salsisha e chopp...hahahaha! Bjão

Dani Brito disse...

Sabe o que acho bárbaro, quando vc se propõe a conhecer e provar tudo da culinária local. Os hábitos e costumes...
Conhecer sem preconceito. Adoro, adoro.

Adorei seu relato.
Beijo

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Ahh amiga, que delícia, adorei adorei.
Sou "boa de boca" mas esses países e suas tradições...sei não!? rs

Bjokas e boa semana
Ana

(e esse blogger que não conseguimos comentar né?)

Lilian Amorim disse...

Sério que vc não comeu o Cuy??? Estava curiosa pra saber...rs Que pena, né? Mas pelo menos vc experimentou um monte de outras coisas exóticas. rsrs Menina corajosa :)
Ficou o máximo a foto do Enzo dentro do carrinho e com o fundo cheio de Inca Cola. Imagino como ele deve ter curtido essa viagem. Muito legal vcs proporcionarem essa experiência pra ele. Tenho certeza que ele nunca irá se esquecer das aventuras.
Ah, estou ansiosa pra ler sobre os perrengues que vc disse que sempre acontecem com vcs rsrs

Beijos

Paula disse...

Ah culinaria é um dos itens mais especiais das viagens né? Aqui tem ceviche e pollo frito também em qualquer restaurante q vc for e que legal nao sabia que ai tbm chamava camote pq na colombia e venezuela é outro nome. Ai que delicia q deve ser essa Chica fiquei com vontade. Mas ainda bem q vc nao achou o pobre Cuy...achei ele muito fofinho pra terminar num prato! Beijos

Micheli Ribas disse...

Um post suuuper cultural!!! Amei, Aninha!
Olha, não sou lá muito curiosa por comidas exóticas, não... Mas do jeito que você escreve dá vontade de comer. rs. O refrigerante, então, fiquei muito curiosa!
Beijos.

Georgia disse...

Sou meio chata pra comer, quando fui ao Japão das outras vezes não provei nada , nem um sushizinho, hj eu amo e me arrependo de não ter provado várias coisas, por isso que dessa vez vai ser diferente hahahaha
Tô adorando os seus post e as fotos, e que milhão é aquele né?
Bjus!!
Ah, tá faltando um R lá no título do post kkkkkkkk

Ioly disse...

Aninha, também encaro quase tudo no meu prato, provo para depois emitir um parecer...
E que tanta comida inusitada, viajar´para lugares diferentes é tudo de bom mesmo.
Que delícia poder experimentar os sabores da vida. Parabéns pela organização, planejamento e determinação.
O gosto da vitória deve ser o melhor de todos em?!
bjk

Nine disse...

Hum...adoro posts sobre culinária, esse me deu água na boca!

Pena que vc não experimentou o Cuy! Mas não faltará nova oportunidade!

Beijos!
Nine

Line Sena disse...

Estou adorando ler sobre a viagem!

Nossa.. o que me deixou mais "revoltada" é de nem saber da existência de MILHO sem ser o nosso milho amarelinho!

Bjocas!

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

É claro que eu precisava comentar algo por aqui. Amo ceviche e adorei as curiosidades gourmets locais. O que é aquele milho preto!! O Peru está em alta na gastronomia. Parabéns pelo post. Vou twitar!!
Beijocas
Alexandra
www.destemperadinhos.com

Marcia disse...

Oiiiii, Ana!

Deu pra perceber que já estou bem melhor, depois da pneumonia, seguida de refriado (dá pra acreditar? não devia ser o contrario?), estou voltando a sorrir, rs. Ficamos sem o cuy, tudo bem...me animei mesmo foi com o cappucino!!! Aqui em Sampa tá frio demais.

Linda sua viagem.

Beijos

Marcia
http://www.luzcameradiversao.com

Cynthia Le Bourlegat disse...

Adorei o post! Adoro experimentar essas comidas típicas, fiquei curiosa com o refri rs... Minha comadre tá indo com os tres filhos morar no peru mes que vem, vou encaminhar seu post pra ela.. beijo querida

NiNe disse...

Tenho q vir aki com tempo e ler tudiiiinhoooooooo!

Ando tão enrolada. E com o niver da soso chegando entao.

To doida pra saber tudo da viajem,

Eu volto viu?

Bjokas

Inaie disse...

fiquei feliz pelo coy, ainda bem que ele escapou, tadinho...

eu fiquei enlouquecida com o milho do peru...enormes, e todos tao diferentes uns dos outros. AMEI

Tb adoooro ceviche.

Kelly Resende disse...

Delícia de post, Ana. Eu confesso que não gostei muito da comida peruana e menos ainda da boliviana qdo estive por lá no ano 2000. O que achei pior no Peru foi o molho de tomate doce, blarghh. rssss
Mas não comi essas coisas que vc falou, essas parecem boas. Aji eu conheci no Chile e amei, era acompanhamento obrigatorio por lá.
Beijos

MÃE DO GUI disse...

Minha boneca corajosa,

Que milho horroroso, é gostoso?
AMOOOOOO cerviche, mas com milho de ITU não sei se teria coragem de comer, vou na aparencia do prato!!!
Qnd fui pra Buenos Aires comia muito pollo com papas fritas, pq a comida de lá é mega gordurosa.
Ai, me deu uma fome lendo seu post delicioso!!!

Bjo jana

Morena disse...

Seus posts são MTOOO perfeitooos!!! Que delíciaaa de viver!
O que eu mais adoro em viajar é realmente se sentir parte da população, conhecer gente, comer o que eles comem!!! Demais mesmooo!!!
Beijos saltitantes
Boa semana para vcs!

Chris Ferreira disse...

Oi Ana,
gostei das dicas gastronômicas mas o que eumais gostei mesmo foi que o Cuy escapou, pelo menos dessa vez. kkkk

Ah, estou muito feliz com a Sofia começando a ler. É muito emocionante.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Aline e Júlia disse...

Ai fiquei até com fome em ler sobre tanbta coisa boa! tb fiquei com vontade dp refri amarelo hauhuahauahuah. que delicia pode r curtir assim né a viagem foi mesmo maravilhosa.

um super bj

João Quadros disse...

Muitoo legal!
Rii muito!

Fabi disse...

Oie, minha amiga!!! Estou sentindo sua falta no facebook!!! Menina, que aventura gastronômica, hein. Confesso que passaria fome se tudo fosse o tal do ceviche!!! O único peixe que como é o filé de pescada que minha sogra faz. Mais nada!!! Ainda bem que tinha o pollo pra salvar a pátria. Eu amo comer também, haja visto o peso que cheguei, mas não curto muito comidas assim exóticas não... só se for algum prato que eu goste muito como o frango, batata... essas coisas.. Agora o Starbuks e os donnuts, hummm, me acabaria!!! Disso eu gosto muito!!! Capuccino, cafés, chocolates, frozen,, ai, melhor nem falar pra não estragar minha dieta..
Bom, adorei tudo no seu post, aguardo mais coisas do Peru, ok.
Beijos e vê se aparece no face, tá.
Fabi.

Roteiro Baby disse...

Obrigada por todas as visitinhas e comentários carinhosos. Adoro sua participação e acho incrível essa sua disposição p viajar com crianças. Confesso q morro de preguiça e q acho q nunca vou conseguir fazer isso!!!

Sandra Portugal disse...

Vivendo e aprendendo, não conhecia esse milho!!! Cada país com sua culinária. Confesso que não sou muito adepta a provar coisas estranhas!!!Mas adoro viajar....eu no caso ficaria com o pollo com papas fritas!!! rsrsrsrsr bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Paula disse...

Ana deixei um selinho ra vc no meu blog ta. Beijos

Amanda Luna disse...

como não sou fã de comidas exóticas, acho que eu ia sobreviver de batatas...kkkk
Fiquei com vontade de tomar o refrigerante e aquele feito de milho preto e canela... deve ser uma delicia!!!rs
beijuu
www.sermulhereomaximo.com.br

Claudia Leonardi disse...

Aninha querida
Que saudades...
Que delicia de viagem! Adorei tudo, as dicas, as fotos!
Que milho mais diferente.
Bjks mil e um otimo final de semana

Lu Azevedo disse...

Oi amiga!

Meu marido sempre fala MUITO BEM da culinária do Peru! Ele, que tá lá quase todo mês, ama de paixão o ceviche. Agora o cuy, não teria coragem não... Aliás, morro de dó! Eu tenho uma amiga equatoriana que adora, mas a mulher é louca e come até "aquilo" do boi. Credo! Eu tô fora! hahahaha

Beijos, querida!

Lu

Alexandra Lopes Da Cunha disse...

Oi!
Adorei saber das comilanças e fico aliviada que o ratinho não tenha aparcido por aqui...
bjs,

Claudio Arriens Santos disse...

Inca Kola? Dizem por lá que vende mais do que a tradicional Coca-Cola. Provei e achei doce, muito doce, mas quando voltar lá, posso rever esse conceito. hehe.

STUDIO HAIR LUIZA KALIN disse...

Estive em Lima e ameeeeeeeeei!! A chica morada foi amor ao primeiro gole! Que delicia viu! E comida, eu me esbaldei no restaurante cachalote que fica em Callao, o tal arroz com mariscos que é divino!! Aliás eu nao comi nada que eu nao gostasse no Peru, tudo eu gostei, e não é atoa que o peru é considerado a quinta maior gastronomia mundial!! Abril to de volta lá! Bjus adorei seu blog!

STUDIO HAIR LUIZA KALIN disse...

Estive em Lima e ameeeeeeeeei!! A chica morada foi amor ao primeiro gole! Que delicia viu! E comida, eu me esbaldei no restaurante cachalote que fica em Callao, o tal arroz com mariscos que é divino!! Aliás eu nao comi nada que eu nao gostasse no Peru, tudo eu gostei, e não é atoa que o peru é considerado a quinta maior gastronomia mundial!! Abril to de volta lá! Bjus adorei seu blog!