terça-feira, 6 de setembro de 2011

VIAJANDO COM SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Olá gente! Hoje vamos falar de um assunto que ainda não tinha tocado por aqui:  

                                          VIAJANDO COM  ANIMAIS - 1ª PARTE

Ok,esse blog fala de viagens com crianças,eu sei! Mas muita gente ao viajar em familia leva seu bichinho junto,e sem falar que para muitos seu cãozinho ou gatinho é praticamente um "filho",né?
Bom,me perguntaram sobre taxas e detalhes em voos,mas aproveito a acasião e detalho um pouquinho de tudo,ok?Seja qual for o tipo de viagem é importante saber que isso gera um certo stress no animal,que ao sair da rotina pode ficar assustado e nervoso.Cheque com seu veterinário a possibilidade de algum medicamento que possa tranquilizar o animal.Lembrando que não convém deixar o animal completamente sedado pois ele pode se machucar durante o trajeto,e algumas cias. aéreas não aceitam "receber" o animal para embarque caso ele esteja completamente sedado.E sempre só dê algum medicamento mediante indicações do veterinário de sua confiança,ok?

Bom,seja qual foro tipo de viagem ,seja uma longa de carro ou de avião ou como um simples passeio todas elas requerem alguns cuidados e dicas,ok? Para essa postagem conto com a ajuda de um "viajante" muito especial e amigo de nossa familia,o Barão.Sua dona nos conta que ele já viajou muito de carro e de avião,desde novinho ( entre passeios e mudanças,já percorreu - literalmente- do Norte ao Sul do Brasil!!)
e sua dona ajudou a gente aqui com algumas dicas muito úteis!!
Barão curtindo o "visu" na viagem:ELE JÁ FOI DE PORTO VELHO A PORTO ALEGRE!!!

NO CARRO: O mais comum em se viajar com animais(em especial os cães),são os passeios de carro.Obviamente não geram altas despesas como as de avião,porém requer também muitos cuidados!
O ideal nas viagens de carro é que o animal( cão ou gato),vá em sua caixinha própria para o transporte.Isso já garante mais segurança para ele e menos trabalho para o dono.
    Se não for possivel o uso deste,tudo bem,eles podem ir no banco traseiro ou no porta malas.(aberto para a parte dos bancos,ok?nada de trancar o animal )Se for um cão de pequeno porte ou gato,o ideal é que esteja mesmo em sua caixinha ,é mais seguro para ele.Se for ficar  no banco,o cão deve estar de coleira e preso ao cinto de segurança.Isso evita que ele machuque a si mesmo ou aos outros passageiros.O Barão por exemplo,tem um cinto de segurança próprio para cães,que se adpta ao cinto do carro!!Super seguro e recomendado( olha um modelo de cinto aqui !)Facilmente encontrado em petshops.
Esse é o caso do Barão.Já aqui na nossa familia,e no  caso da minha cadela eu não tenho o cinto,e por ela ser muito grande(Rotwailler)ela vai no porta malas com sua coleira ,pois assim é mais seguro para ela e para nós,e evita problemas com a Policia Rodoviária.Lembrando que ela vai no porta -malas com abertura para o banco traseiro,claro- não é trancada lá dentro,viu gente!!

 E OS ENJOOS??
Lembre-se que o animal pode também enjoar com o movimento do carro,evite então alimenta-lo em horário proximo ao da viagem(prefira 1 hora antes),e leve sempre água para o animal.No caso do Barão por exemplo,ele enjoa sempre nas viagens(assim como nós,depende do organismo de cada um) e sua dona dá a ele um Dramim antes da viagem,e ai o problema está resolvido!!Uma outra dica legal do Barão é levar aquelas latinhas de comida pronta,são práticas nas viagens!!( Alguém ai se lembrou dos potinhos para bebê que também quebram um galhão nas viagens??rs)

Barão esticando as pernas em uma paradinha na viagem
Em viagens longas a dica para  nós em sair um pouco e "esticar" as pernas também são válidas para eles,assim como uma paradinha para eles irem ao "banheiro".Nunca,em hipótese alguma deixe seu animal dentro do veiculo sozinho.Lembre-se que o carro trancado a sua temperatura esquenta muito rapido e isso pode ser fatal ao animal;além claro,de isso poder causar também algum outro tipo de acidente.Em se tratando de animais,vale as mesmas regras para uma criança: lembre-se que o cãozinho ou gato,seja de que porte for é um ser dependente de você e requer cuidados para que fique em segurança e que possa aproveitar também o passeio!!Caso seja uma viagem longa e for sair da sua cidade,convém levar alguns documentos do animal para evitar problemas com a policia.Leve sempre a carteirinha de vacinação do animal e um atestado de saúde emitido pelo veterinário!! ;-)

O Malinha e a Arena juntinhos no carro!!(banco forrado com toalha plastica para evitar sujeira e pelos)

DE AVIÃO: Sempre,sempre e sempre entre em contato com a sua cia.aérea antes de viajar.Para  viajar com seu animal é necessário que você faça uma reserva de sua "vaga" no voo,e assim poderá se informar sobre todas as exigências e valores da sua cia.escolhida.Levar um animal no voo não é barato,isso é fato.Os valores variam de acordo com cada cia.aérea,e de como será a sua rota de voo.

 QUANTO CUSTA E QUE DOCUMENTOS ELE PRECISA?

Geralmente é cobrada uma taxa fixa ,que cada cia. estipula a sua (algo que seria o valor da passagem aérea do animal,digamos assim.Na TAM 90,00 R$ e na GOL  70,00R$) + o peso do animal dentro de sua caixinha transportadora.(preços pesquisados em setembro de 2011-Confira atualizações com sua cia.aerea) Lembrando que cada quilo do animal varia de preço conforme o destino da viagem.Após confirmar a sua reserva,ao chegar no aerporto ele deverá ser pesado dentro da caixa pelo funcionário da cia.aerea,e assim você poderá efetuar o pagamento da "passagem" do seu animalzinho.Lembrando que será necessário o preenchimento de alguns papéis e a checagem da documentação exigida para ele voar.
O animal terá que passar pelo veterinário antes,para que esse emita um "atestado médico",afirmando que o animal está  em boas condições e apto para a viagem,(com validade de até 10 dias a partir da data de sua emissão no caso da TAM,e de 7 dias no caso da GOL).Também só poderá embarcar  o animal que apresentar  o Certificado de Vacinação anti-rábica( para animais com mais de 3 meses de idade),e nesse certificado tem que constar o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizado.Essas informações todas ficam naquele selinho da vacina que é colado na carteirinha do animal.Ah,e essa vacina tem que ter sido aplicada de 30 dias a um ano antes da data do embarque,ok?

Em relação ao kennel,que é a caixinha transportadora,lembre-se que ela NÃO PODE ser de tecido,tem que ser de material resistente,sem vazamentos e em bom estado de conservação!!
Este é um exemplo de um kennel que é aceito pelas cias.areas




Para vôos INTERNACIONAIS, é exigido uma documentação mais rigorosa,para isso é fundamental que você cheque antes todas as informações com a sua cia,eles vão passar para você no ato da reserva a docmuentação exigida para o embarque.Alguns países,como França por exemplo, exigem que o animal tenha implantado um micro chip de identificação,caso contrário sua entrada não é permitida no país.

Dependendo do tamanho do seu animal ( e da cia.aérea),ele pode ir tanto no porão do avião,como em cima,na cabine junto de você.No caso da TAM por exemplo: seu animal pode ir na cabine,desde que seu peso junto ao da caixinha transportadora não ultrapasse 10 kilos,e no máximo dois animais por vôo.
Todas essas informações citadas aqui vale para cães e gatos,ok? 

Outros bichinhos de estimação como hamsters,cobras,furão,etc são considerados animais SILVESTRES e só podem despachar como CARGA.Seguem outra regulamentação  e documentação,inclusive autorização ambiental e que também varia conforme a cia. aérea,tá?!
Em breve publico outro post falando sobre hospedagens com animais,ok??Quem tiver mais alguma dica,sugestão ou pergunta é só deixar nos comentários!!Espero que o Barão tenha ajudado vocês!!

Observação: Valores citados aqui foram coletados na data da postagem.Confira valores atualizados com a sua cia.aérea antes de viajar!!!

28 comentários:

Lilian Amorim disse...

Oi flor!!!! Saudades de você :)
Menina, muito legal a idéia da gente compartilhar os lugares legais pra ir com crianças. Seu blog vai virar um verdadeiro guia de viagens e passeios pra ir com os filhotes.
Beijão querida e um ótimo feriado.

Nine disse...

Vixi, e eu postei um texto falando que pets em casa só sob o meu cadáver, hahahaha

Mas para quem tem, são ótimas dicas!

Beijos querida!
Nine

Angi disse...

Oi queridona!
Adorei as dicas, mas não tenho mais pets para viajar, e acho até bom, pelo menos agora, Antonio já me absorve horrores, imagina me preocupar com algum bichano!
Ah, vou fazer um post de passeio para você, em breve mando, tá?
Beijocas
Angi e bom feirado \0/!!

VANESSA DATRINO - Design de Ideias disse...

Oi queridona!
Já respondi o seu com outras perguntas! rsrsrss
Ai, não dá pra eu levar as cachorras daqui não! Mas bem que meu filhote gostaria.. hahaahah!
Ótimas dicas, sempre!
Adorei as dicas das crianças no post anterior
Bjão
Vanessa Datrino
datrinodesign.blogspot.com

Juliana Ramos disse...

Adorei!
Sempre viajo com o meu Joey. Ele é comportado, mas às vezes fica enjoado e vomita.

Nunca viajei com ele de avião, mas anotei as dicas!!!

Bjo

KidsIndoors disse...

Oioioi! Q saudades!
Coo vão todos? Adorei a viagem pro Rio, tenho um irmão q mora lá, mas nós nunca fomos!

Eu só viajo com minha cadela quando estamos de mudança pra outra cidade. Se não ela fica com a sogra! Você podia falar tb dos hoteis, eu não vejo muito pets quando viajo, acho q geralemtne os hoteis não tem um local específico para animais!?!

Bjos, gi

Unknown disse...

Olá,

Vou pesquisar algumas dicas de passeios com as crianças aqui na minha cidade e te enviar também!!! Ótima sua iniciativa, só assim poderemos conhecer melhor as cidades das nossas amigas blogueiras e os melhores lugares para ir com nossos pequenos!

As dicas de como viajar com animais ficaram ótimas!!! =D

Tem sorteio lá no blog, passa lá para participar também!

Beijinhos e até mais!

Dany disse...

Ui! Não curto levar animais em viagens. E vou contar um segredo: morro de nojo de cachorro na praia. Pode ser o cachorro mais lindo e bem cuidado do mundo, mas EU odeio compartilhar a praia com animais.

Anônimo disse...

Oieee, sabe que o Asafe acabou de pedir pra levarmos a nossa pet pra viajar conosco, e eu disse q seria impossivel, e bla, bla, bla. Abro seu cantinho e tu racha minha cara kkkk. Ele VIU, e agora to lascada kkkk. Vlw, bjos

Alexandra Lopes Da Cunha disse...

Oi Ana!
Espero que o temporal esteja passando...sei bem como é, já tive meus momentos. E ainda tenho, mas o jeito é seguir adiante.
Beijos
PS: temos uma gata. Felizmente ela não viaja conosco. Gatos são domésticos e preferem suas rotinas!

Chris Ferreira disse...

Oi,
Amei as dicas. Aqui levamos Xinoca de carro e ela se comporta bem! Mas de avião nunca levamos!
Adorei seu comentario no Blog!
É muito bom poder dividir todas essas maravilhas com vocês!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Paloma Gavazza disse...

Ai que delícia! Sou doida pra ter um mascote tb!!! Mas acho que logo, logo teremos um, com certeza vou aproveitar essas dicas!!!!!! Ah vou manda a dica tb viu?!!! bjssssss

Aline, mãe da "Malia" disse...

Gente, é demais pra mim... Viajar com criança já é difícil, imagina criança e cachorro!!!! Admiro sua coragem! E o Dramim pro cachorro, tadinho!!... Ah, adorei a brincadeira da gente mandar dicas de passeios, vou começar a pensar logo! Bjs.

VANESSA DATRINO - Design de Ideias disse...

Querida, te mandei um último email agora a pouco. Quero comprar uma promoção do peixe urbano e queria seu aval,mas ela vai expirar em 2 horas... ah, tomara q seja possível!!!

Carol Garcia disse...

ana!!!!!
qto tempo, mulé!!!!

adorei o post com dicas pros bichinhos, mas ó, morro de falta de coragem de viajar com os meus...

bjocas

Sara Lima Saraceno disse...

Já viajei com meu cachorro, um shitzu de 4 kg, tanto de avião quanto de carro, de ferry boat... e digo, o mais estressante pro animal é o avião, mesmo quando ele vai conosco na cabine (já passei pelas dias experiências). Tudo bem que minha cadelinha é cega, mas eu digo, tem que ter um motivo maior para submeter o animal ao estresse da viagem, viu?!
De carro, eu achei tranquilo, mesmo sendo uma viagem de 8 hs. Paradas para xixi e água são obrigatórias... comida, não dei, só depois que chegamos...
Bjuus

Blog Dri Viaro disse...

Por isso que fico pensando muito antes de ter um cachorrinho, pq adoramos viajar, e tem lugares q não aceitam, sem contar que moro em apto né?
mas as dicas são otimas pra quem tem.
beijos

A Designer de Joias disse...

Olá meus amores...já faz tempo que não consigo vir aqui fazer aquela visitinha especial...
Preciso comentar que meu Dog de estimação é um Dog Alemão...do tamanho de um terneiro...risos....melhor deixar em casa mesmo...risos....
Super beijos a vc e seu filhote....e abraço bem especial desta amiga...

Daniela Roos disse...

Menina!!! Tava com muitas saudades dos teus comentários.... adorei a visita!!! :) fiquei mega contente!

Viajar com animais é uma histórinha... claro que tudo depende de onde a gente vai, qual o destino e se ele será bem vindo por lá... já vi casos de uma visita levar um cão para a casa de alguém que já tem cão e causar muito transtorno por conta disso (brigas caninas).

Adorei as dicas... por enquanto ainda não temos bichinhos, mas quando a Lili for maior acho que iremos ter um para ela brincar. :)

Bjocassss
Dani

Georgia disse...

Anaaaaa, desculpa ter ficado tanto tempo sem passar por aqui, mas vc entende né, tava curtindo ao máximo aquele país maravilhoso, pena que acabou...
Vc me deixou preocupada, tá tudo bem com vc agora?

Bjinhos ^^

Line Sena disse...

Eu só viajei com meu cachorro 1 vez porque fui para a casa da minha mãe!
Em outras viagens que fiz ele ficou hospedado na casa da minha sogra,junto com seus outros 2 cachorros!
Nunca fiquei com ele em hotel e nunca viajei de avião com ele, mas é sempre bom ter as suas dicas e saber que qualquer coisa corro aqui pra tirar alguma dúvida!

Bjocas!

Unknown disse...

Olá Xará!

Demorei mas apareci, estava enrolada com a vida por aqui mas agora deu uma aliviada.

Muito boas suas dicas sobre viagens com animais. Bem esclarecedora e útil. A minha querida cadelinha (Lola) ficou no Brasil com meus pais, eu queria trazê-la, mas eles nao deixaram. Pena :(

Beijocas e um ótimo fim de semana.

Cristiane Dias disse...

Oi Ana!
Estou passando pra deixar um beijo e curtir suas dicas. :)

Paty Fortunato disse...

Amiga, moro na ilha, com certeza um lugar ótimo para passeios com crianças.. vou providenciar fotos e te mandar por e-mail.
E sobre as dicas, super útil!!
Eu tenho uma cadela mestiça, rotwalleir com fila brasileiro, mais ela pesa mais de 50 kg! É enorme!!
Fica difícil viajar com ela, no meu caso, se precisar viajar, deixo ela na casa do meu sogro q tem um aréa grande,ela ficará bem rs

Beijocas!

Chris Ferreira disse...

Oi Ana,
que bom que você curtiu nossa ida a Bienal. No fim das contas foi muito bom!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com

Caio Melo disse...

Nossa, post valendo ouro... ainda mais que aqui em casa temos uma labradora insana que deixa o Marley no chinelo hehehe

Vou linkar vocês no meu blog, PaisModernos.com.br, até para que eu lembre de sempre visitar vocês!

Beijão... e vou juntar umas dicas para passeios aqui em Floripa-SC.

Caio Melo
@PaisModernos_
PaisModernos.com.br

Unknown disse...

Oi! Ótimo o seu post! Já viajei um bocado com o meu doguinho, o Dundum. E definitivamente acho que ele é quem mais aproveita a viagem. Fomos de Carro desde o Rio de Janeiro por todo o estado, à Santa catarina, à Minas Gerais e esse ano, à Brasília.
Prefiro o carro, pois não tenho coragem de despachá-lo como bagagem. Se tenho uma dica que sempre me serve bem, é ao fazer a reserva de hospedagem, usar o site Booking.com, que tem um filtro "aceita animais de estimação". Fica muito mais fácil me organizar no meu destino. Abraços, e boas viagens!!!! :)

Unknown disse...

Oi! Ótimo o seu post! Já viajei um bocado com o meu doguinho, o Dundum. E definitivamente acho que ele é quem mais aproveita a viagem. Fomos de Carro desde o Rio de Janeiro por todo o estado, à Santa catarina, à Minas Gerais e esse ano, à Brasília.
Prefiro o carro, pois não tenho coragem de despachá-lo como bagagem. Se tenho uma dica que sempre me serve bem, é ao fazer a reserva de hospedagem, usar o site Booking.com, que tem um filtro "aceita animais de estimação". Fica muito mais fácil me organizar no meu destino. Abraços, e boas viagens!!!! :)