sábado, 8 de junho de 2013

ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE NEVE NA AMÉRICA DO SUL: dicas e cuidados com as crianças na neve!!

Olá pessoal!! Estamos a melhor época do ano para ver a neve aqui na América do Sul,e uma das alternativas mais próximas e baratas para nós brasileiros, é o Chile! :)
O inverno esse ano promete,e quem pretende conhecer a neve esse ano já pode sorrir: neve confirmadissima e o Valle Nevado tem a abertura de suas pistas confirmadas para ... hoje: 8 de Junho! Podem vibrar,pois a neve chegou cedo e com "vontade" esse ano, já garantindo a temporada de 2013!!! :)

E você que quer saber todos os detalhes sobre a neve no Chile,não pode perder a edição da Revista Travessura desse mês: estamos com uma matéria  por lá com todas as dicas para curtir a neve com seu filho com conforto,segurança e muita diversão!!! 

Estamos com a matéria "Férias à vista!"

Você pode conferir a revista nas bancas,ou  ler a matéria completa na versão online aqui:  REVISTA TRAVESSURA!! A edição toda está imperdível,vale a pena dar uma olhada!!! :)

Segue um trecho da  nossa matéria :

"Para ver a neve você tem 2 opções:
Uma delas é de se hospedar em Santiago e fechar com alguma agência que te leve até as montanhas. É a opção mais econômica e simples e foi o que fizemos. Fomos pela manhã e retornamos a noite. Ideal para quem quer brincar bastante e depois voltar para seu hotel e curtir mais das inúmeras opções de lazer que a cidade oferece.
Mas para quem quer ficar muito perto da neve mesmo, pode se hospedar nas montanhas. É uma opção mais cara, porém é a ideal para quem procura fazer mini cursos de ski,snowboard,etc e se aperfeiçoar nas atividades de neve.
ebaaa,estamos na neve!! :)


Mas se você for no passeio de um dia, não se desespere: é possível sim realizar a prática de todas as atividades, desde que a temporada esteja aberta. Explico: fora do período da temporada você pode subir normalmente nas montanhas e se divertir muito na neve, e ainda usufruir do restaurante e infra estrutura local. Porém as pistas oficiais de ski,teleféricos, alugueis de produtos e muitas lojas ainda não estão em funcionamento .
Na agência que fechamos, pagamos por um pacote que incluía o traslado até as montanhas, aluguel de roupas e botas de neve, além de uma prancha para descer na neve e brincarmos um pouco!! Para quem não pretende esquiar, vale apena alugar um pequeno trenó para brincar!! ( ATENÇÃO: evite descidas grandes, o brinquedo atinge grande velocidade na neve e pode causar acidentes com as crianças. Sempre supervisione a brincadeira para evitar acidentes!)
É importante aqui falar das roupas: não se iluda, elas são SIM necessárias. Em especial as botas. A neve(por incrível que pareça muita gente se esquece), é úmida, e com um sapato normal além de você afundar nela, seus pés congelam..um horror!! As calças idem!! As oferecidas pelas lojas são impermeáveis e vocês podem deitar e rolar literalmente na neve, sem afetar em nada a sua roupa que estará por baixo delas! :)
O ideal é no dia que você for para as montanhas usar o método "cebola": várias camadas de roupas. Usamos uma meia calça "segunda pele",nossas calças e por cima delas, as calças de neve. Botas e meias grossas, além de camisas e casacos e por cima o casaco impermeável.Óculos escuros são indicados, pois a nevasca incomoda e o branco da neve o dia inteiro agride os olhos e pode inclusive machucar se o sol estiver muito forte( o reflexo não perdoa!)Protetor labial e solar também não podem faltar no kit!!
Todo preparado para encarar a neve!!


Um detalhe importante com as crianças: cheque antes onde você vai alugar suas roupas se existe tudo no tamanho de seu filho. Quando fomos, tivemos dificuldade em achar uma bota no tamanho dele, e ela várias vezes caia de seu pé( era maior)..e as luvas..bem,elas foram um GRANDE problema. Por inexperiência minha, não providenciei luvas para ele antecipadamente, e chegando lá em cima, surpresa: nas lojas não tinham no tamanho dele, apenas no nosso tamanho ou para crianças maiores.( lembrando que fomos 2 dias antes de abrir oficialmente a temporada e só tinha uma loja funcionando)

O jeito foi usar as luvas comuns..só que quando a gente fazia guerra de neve e o tão sonhando e esperado boneco de neve,as luvas já estavam úmidas e seus dedinhos congelando!! Eu tinha levado 3 pares de lã e tive que ficar trocando elas o tempo todo,e foi bem chato..pois sempre no melhor da brincadeira a gente tinha que parar.. :(

Então fica a dica: para você ficar tranquilo, providencie antes as luvas de seu pequeno!! Para uma criança ir na neve e não poder brincar com ela é muuuito frustrante!!Para os mais prevenidos, aqui no Brasil em lojas especializadas de artigos esportivos e montanhismo é possível achar, mas lá é mais fácil e barato,obviamente! ;)
Prontos para a guerra de neve!! :)


A Estação mais famosa e procurada é a Valle Nevado. Ela fica no topo das cordilheiras e conta com a melhor infra estrutura( e os preços mais salgados) Existem outras, como La Parva( a mais próxima de Santiago),El Colorado,Farellones. São menores e mais baratas,e igualmente lindas. Atente apenas para o detalhe que como são mais "baixas" que Valle Nevado, se for fora da temporada, talvez lá ainda não tenha neve o suficiente como no topo das montanhas.
Quando fechamos com a nossa excursão um detalhe legal é que ela era umas das poucas que fazia um tour em todas as estações para a gente conhecer, e depois o período maior do dia era em Valle Nevado. Vale a pena, pois as outras são muito bonitas.


Farellones por exemplo, tem uma paisagem lindíssima,cercada de pinheiros salpicados de neve, e flores.No retorno paramos lá para fazer uma refeição em charmoso restaurante, e vimos
o o por do sol mais lindo que já vi na vida, com a vista espetacular das montanhas de um lado e de Santiago do outro!! Foi inesquecível!!! :)

Você pode optar em fazer as refeições nas montanhas( geralmente não estão inclusas nos tours, se informe antes),mas não esqueça de levar um lanche e água para os pequenos durante o trajeto. O percurso dura em torno de 2 horas de Santiago até as Cordilheiras.Sem dúvida é um passeio inesquecível, e posso dizer hoje que foi a grande realização de um sonho brincar na neve com meu filho!!! ;)

9 comentários:

Ju Dalzoto disse...

Ai Ana, que vontade que me deu de sair voando ao encontro da neve!!!! Ainda mais agora que o Lucas está maior, aposto que adoraria se aventurar assim! Mas e o Miguel? e o marido? Ai, ai, ai, ai, pelo visto para realizar as tantas coisas que eu gostaria de fazer, preciso fazer separadamente...

Mas viu, parabéns pela reportagem da revista! Que show hein?! Vou dar uma olhada na versão on line!

Beijocas pra vcs!!!!
Adorei poder passar por aqui hoje!

Ju

Flávia Brito disse...

Super legais suas dicas. Imagina que eu nunca iria pensar que seria necessário protetor solar na neve, porque a gente tem a sensação que no frio não tem sol, né, mas sei bem que o céu fica limpo e sol na cabeça rsrsrs. Beijos!!

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Que legal a materia de vcs!!!
Essas trip´s de inverno são uma delícia, ainda mais assim: Cheia de Neve!
Além do Chile não podemos esquecer da famosa Bariloche que eu acho muito perfeita para a prática dos esportes!

Bjão amiga
www.viajaretudibom.blogspot.com

Diário da mãe e da filha disse...

Ai que bacana essa matéria!! Quero essa revista, rs. Sempre quis ver neve, parece uma experiência e tanto, né?

Beijos
Li

Daniela Roos disse...

Adoro a neve, só não gosto de tanto frio. Brrrr
Bjocas pra vcs

DEDEI disse...

OI!
Estou planejando uma viagem ao Chile ainda em julho, e me animei muito com sua matéria!
Meu único receio é mesmo o frio intenso (algo que terei que enfrentar se quero ver a neve, é claro): tenho medo de que seja insuportável a ponto de atrapalhar os passeios ao ar livre. Nem tanto nas estações de esqui, quando devemos nos agasalhar bastante, mas nos passeios na própria Santiago do Chile. Como foi lidar com esse frio com criança? O meu filho tem 9 anos, nem tão pequeno assim, mas tem um pouco de rinite alérgica e isso me leva a pensar se devo ir no frio intenso, ou mais pra frente, quando ainda há neve... Estou sendo exagerada? Help!
Obrigada!

Paola disse...

Vocês são demais!! Que maravilha deve ser o Chile!
Um grande beijo!
http://antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

MrsDior disse...

Oi Ana!

Tô estudando a possibilidade de fazer um mochilão da Argentina até Colombia com meu malinha de 5 anos. Acha q é mt loucura? rs
Bjo!

MrsDior disse...

Oi Ana!

Tô estudando a possibilidade de fazer um mochilão da Argentina até Colombia com meu malinha de 5 anos. Acha q é mt loucura? rs
Bjo!