segunda-feira, 3 de outubro de 2011

POR UMA INTERNET ÉTICA E RESPONSÁVEL

 PARE.LEIA.PENSE.ESCREVA.

Esta postagem foge um pouco do assunto "passeios,viagens  e etc" do nosso blog ,mas é impossível não aderir ao movimento ou ignorar tal assunto,afinal ÉTICA é assunto sempre em pauta e que faz(ou deveria,pelo menos)fazer parte do nosso dia a dia.Quando se faz um blog não é diferente.Seja qual for o assunto,o "tema",ou motivos que nos fazem escrever..seja para ajudar outras pessoas com dicas,partilhar bons momentos com familiares e amigos,ou até- porque não? -  fazer novas amizades.O que não pode mudar é a educação e a ética.



Vou me atrever a escrever dessa vez para você,que além de ser um leitor é também uma pessoa que escreve um blog.E se você não escreve e apenas acompanha nosso blog,sinta-se a vontade para ler esse texto também,pois conhecimento nunca é demais.E é justamente sobre isso que vou falar aqui!Dessa vez vou falar de INFORMAÇÃO.

 Sem ela é impossivel ser ÉTICO.Como vou ser ético se eu nem conheço ou tenho interesse em aprender mais sobre o que eu faço??Sim,porque as vezes falar da falta de respeito e de ética de quem comenta é facil. Dificil é assumir que nós,uma vez que decidimos ter um blog também precisamos conhecer  nossos DIREITOS e nossos DEVERES,e assim ser ético também.


Copiar posts de sites e blogs e publicar sem pedir autorização ou citar os créditos é falta de educação e é um crime.Escrever texto alheio e assinar como seu então é o fim da picada!É desacreditar em você mesmo,no seu potencial!!!
É desrespeito antes de tudo com você mesmo e com a educação que você recebeu de seus pais.Ou você acredita que isso não é roubo??Pois saiba que é.
Não,amigos,INTERNET não é "casa de mãe joana"..apenas PARECE..mas não é!!

Primeiro que tudo saiba que plágio(sim,até mesmo pela internet,viu!) é crime previsto no artigo 184 do código Penal ,Lei 9610.
O que define um plágio?Você assumir a autoria de uma criação que não é sua.Simples assim.
Gostou de um texto que viu e quer divulgar? Se tiver permissão pra isso, cite-o com suas palavras, ou se for escrever na integra use as "aspas",que servem pra mostrar que o texto NÃO é seu,e óbvio coloque a autoria verdadeira LINKANDO de onde você tirou a inspiração e a citação.É o mínimo de consideração com quem escreveu algo que você gostou.

E fotos? devem ser respeitadas da mesa forma.Quer usar fotos aleatórias?
Use as de sites que tem a "licença para cópias permitidas",o copyright-Free.

*****Uma boa dica de site onde fotos e cliparts são de dominio público é o http://www.public-domain-photos.com/, lá você pode usar livremente sem precisar nem citar a fonte.Algumas imagens aqui no blog são retiradas de lá e estas não precisam ser citadas caso não queira.

Esse é seu DEVER.

Tá,e o meu DIREITO?? Alguém te plagiou e você sabe que a lei é rápida como uma tartaruga e você quer ver aquela cópia fora o ar "pra ontem??" Entre em contato com a plataforma que você usa seu blog.Aqui no BLOGGER por exemplo existe um canal onde você denuncia o plágio e ele é retirado do ar.E funciona.Creio que o wordpress também deva ter,convém se informar se seu blog for de lá.

**Veja aqui como e onde denunciar: http://www.google.com/support/bin/request.py?contact_type=lr_dmca&product=blogger


Percebe como tudo é um grande circulo??Como tudo está ligado?Respeite para ser respeitado,conheça para poder exigir e fazer a sua parte sem prejudicar ninguém.

E ainda existem os "anônimos" ,que continuam sendo a "pedra no sapato" dos blogueiros e de sites e fóruns de discussão.Minha opinião: Não vale a pena dar moral a gente que nem sequer assume as próprias opiniões. Infelizmente gente invejosa e mal educada vai existir em qualquer lugar,ainda mais porque são BURRAS e desconhecem as atuais mudanças no que se refere a tecnologia e rastreamento de contas,bem como as mudanças da Lei brasileira para defender quem se sentir lesado por algum crime cibernético. Até espaço para comentários em sites como o youtube,por exemplo vira palco para troca de ofensas e "baixarias do gênero". Isso que é a tal é liberdade de expressão???

Sim,porque quando a coisa passa dos limites vira crime e hoje em dia a coisa tá mudando muito,e rápido.

Uma dica de um site excelente é:
http://www.safernet.org.br/site/

 Neste site  é possível fazer denúncias de crimes cibernéticos e ler artigos superinteressantes sobre segurança e etica na internet,e inclusive tem uma cartilha para seu filho aprender a navegar com segurança!!O site merece ser lido na integra!!

Essa blogagem coletiva surgiu porque muitos continuam achando que o meu, e o seu blog é "casa de mãe joana"..e eu lhes respondo: "NEM A PAU,MEU CARO!!"
Minha parte eu faço.Leio,me informo,procuro seguir as regras e corro atrás dos meus direitos.

Vamos aprender e por em prática ,e assim lutar para uma internet mais  limpa,ética e segura,afinal daqui a um tempo serão nossos  filho que vão estar "navegando" aqui..e ai?Não tem como evitar nem fugir disso,é uma "evolução" natural hoje em dia.A internet já faz parte do nosso mundo atual.Lembra aquela velha e famosa frase que toda mãe/pai já escutou?Qual o mundo que você deixar para seus filhos???

BOAS BLOGADAS PARA TODO MUNDO!! :-)

26 comentários:

Chile para crianças disse...

Ana,
Adorei o desabafo!
Além de tudo, muitíssimo esclarecedor para quem, como eu, está chegando à blogosfera agora.

Não tinha ideia de que estas coisas aconteciam tão agressivamente assim.

bjs e obrigada
Cinthia

Angi disse...

ADOREI!
Muito bom, muito completo e informativo!
Vou linkar no meu!
Beijos

Paula disse...

Ana adorei a causa. Também postei lá segue o link http://diasdesamuca.blogspot.com/2011/10/blogagem-coletiva-etica-e-respeito-na.html

Vou colocando os links de todos agora. Beijos

Du disse...

Oi Ana, 1º que saudade! Bjs,bjs.
Já recebi um comentário ofensivo e por isso voltei a modera-los antes de serem publicados. Apoiadissima, tem muita gente que só sabe atrapalhar a vida dos outros ou pelo menos tentam. No meu sempre tomo cuidado de pedir permissão antes de postar uma foto e tal, acho que é o mínimo, né?
Vou entrar nos links indicados e ler mais sobre.
Até mais, bjs sempre.

Marcela lusia disse...

Muito bom mesmo, moderador de comentário está no meu blog desde sempre,se não é muita agressividade...
beijokas

Mamãe pela 2ª vez disse...

Oi amiga ainda não tive esse desprazer e nem quero rs, mas postei lá no blog e dou meu apoio.
bjus

Mari Hart disse...

Querida, obrigada por fazer parte dessa blogagem com uma participação tão efetiva!

Sua campanha no face "Meu blog não é a casa da mãe Joana", foi muito importante para esclarecer, informar e acrescentar a todas que participaram da proposta da blogagem coletiva hoje! Sem contar a criação do selo que coube perfeitamente ao tema! Obrigada pela autorização do uso dele!

Um super beijo! =))

Lilian Amorim disse...

Apoiadíssima Ana! Triste saber que essas coisas acontecem no nosso meio. Quanta gente sem escrúpulos, sem moral...quanta gente má!
As pessoas só se enchem de coragem quando estão no anonimato...um bando de gente covarde!!!
Adorei seu post. Muito útil!
Beijinhos

Roberta "Mimi" disse...

Ana,
muito bom!
Estou colocando no meu blog o seu post, com toda referência a ele, ok?
Beijo!
Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

Roberta "Mimi" disse...

Ana,
muito bom!
Estou colocando no meu blog o seu post, com toda referência a ele, ok?
Beijo!
Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

Aline disse...

Olá..adorei,parece um manual de bom comportamento virtual.

To aprovietando pra conhecer mais blogs nessa blogagem coletiva através do blog da mari...vou seguir lendo mais opniões..


Mas voltarei mais vezes.
Jah estás linkada no meu.

beijos.

Diários do Papai disse...

Bravo! Pelo desabafo e pelas dicas: algumas eu já conhecia, mas a postagem, como um todo, foi bem ampla e elucidativa, valeu mesmo por todos os 'links' excelentes! E não, você não mudou o seu tema: toda esta análise sobre este mundão do cyberespaço de meu Deus não deixa de ser uma viagem... E uma viagem muito ética, diga-se de passagem, coisa rara e mais que válida nos dias atuais! Abração,minha cara, e apareça!

none disse...

Exatamente...texto bem claro...respeito e tudo...MINHA CASA NÃO E A CASA DA MÃE JOANA...comece sendo sensato,leia e participe,não gostou...e um direito seu,meu de todos nos...saia do blog e va conhecer outros,divirta-se,faça amizades,aprende,ensine....
Muito bom ter vindo ate aqui,ja me sinto parte deste cantinho.
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos

Micha Descontrolada disse...

vim te convidar para participar de um sorteio da loja da minha mãe:


Participe do sorteio do Conj. bebê 3 peças e concorra a um lindo conjunto para o seu bebê, composto de 1 toalha de capuz, 1 babadouro tipo camiseta e 1 toalha de mão.

http://www.atelierveloso.com/


Uma ótima semana para você!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

VANESSA DATRINO - Design de Ideias disse...

Amei, querida. Aprendi mtas coisas novas que não sabia!
Ah... também já fui vítima de plagio de texto e a pessoa depois que fiz contato com ela me colocou como colaboradora no texto, acredita????? Parece que ela agora resolver sumir da blogsfera...
Conte comigo!
Bjuuusssss
Vanessa Datrino
datrinodesign.blogspot.com

Chris Ferreira disse...

Oi Ana,
tentei, tentei, mas não consegui fazer o posta para essa blogagem. Cérebro totalmente bloqueado. Nem a panela de brigadeiro o fez acelerar. Mas li vários posts e adorei.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Laiz disse...

ÓTIMO post! Adorei! Utilizei o seu selinho no meu post sobre a blogagem coletiva com o seu link. Tudo bem?!
Precisamos mesmo falar e trocar informações sobre a falta de ética na blogosfera, quem sabe se cada um fizer uma parte pequenininha, no final melhoramos um pouco né?!
Bjinhos

Ioly disse...

Muito informativo o post, e como disse, informação é tudo ou quase tudo...
Respeitar a autoria dos textos e imagens é básico.
bjus

Blog Dri Viaro disse...

Muito boa a informação amiga!!

beijkoss

Renata Marques disse...

Obrigada pela visita no meu blog pessoal. Gostei da dica do site de imagens, não o conhecia e vou passar a usar.

Caio Melo disse...

Excelente.

Duro e sincero texto, como o tema exige.

Também curti as dicas, como link p site de fotos copyright free.

Parabéns!

Abraço do Caio
@PaisModernos_Excelente.

Duro e sincero texto, como o tema exige.

Também curti as dicas, como link p site de fotos copyright free.

Parabéns!

Abraço do Caio
@PaisModernos_

Marcia disse...

Ana,

NOossa... O post ficou ótimo e muito informativo. De fato tudo isso é muito ruim e desagradável, principalmente porque dedicamos parte do nosso tempo que já é espremido o suficiente para nos dedicarmos com paixão a algo, que no nosso caso, são nossos blogs, mas... SABE... Não deixe essa energia entrar. Disse algo semelhante num comentário anterior e repito de outra maneira - 'valorize quem te valoriza' - apague as luzes e logo o palco estará vazio. Seja você a estrela de sempre,iluminando seu canto e deixando rastros nos nossos blogs com suas visitas, comentários e atenção que até hj não vi igual.

Beijos

Marcia

Danielle Cardão disse...

Oi, ana valeu pela ótima dica já que estou a pouco tempo com meu blog e suas dicas sempre enriquecem o meu e os conhecimentos de todos. Meus parabéns!

Bjsssssssssssss, Dani.

Tatiana Lucia disse...

Nossa! To chegando agora no mundo dos blogs e nao sabia que a coisa estava tao feia. Bem esclarecedor este post. Vou ficar muuuito mais alerta com minhas atitudes e de olho nos comentários que recebo. Mas meu blog é simples nao acredito que vá receber coisas chatas que vc listou; espero.Tb adoro viajar, vou pegar muitas dicas aqui. Gostei! beijos

Jacqueline Prado disse...

Olá, vim no seu blog através do blog diário de uma mãe com mais de trinta, queria saber como bloquear meus textos para que ninguém copie...

beijos!!!

Modinha Pitchú por Carol Hubert disse...

Muito bom o texto, tenho promlemas com plagio sempre, mas nao tenho como provar, pq não copiam os textos, mas os temas, as ideias e os lugares q fotografo meus editoriais.
Posso colocar seu selo no meu Blog?

beijao e Parabéns pelo texto

carol
e Pitchu