quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Um lugar LINDO DE VERDADE e mais um capitulo da minha série "PERRENGUES DE VIAGENS"!

Termino os posts sobre a Bahia com um local que me encantou e escolhi como um dos mais lindos que vi na minha viagem para a Bahia (apesar de ser palco da situação mais inusitada e "trash" que presenciei na viagem,"quiçá "na vida!! Hahaha!!): a  Ilha de Itaparica 
Detalhe: todos que acompanham o blog sabem do meu "carma viajístico",e que sempre me meto em alguma roubada...Graças a Deus que sempre apenas um susto, sem consequências e nada além de mais um capitulo dessa doideira...e mais uma vez não escapei de meu carma.. :/
 NOTA:
{Mais uma vez peço licença aos meus queridos amigos baianos,pois mais uma vez vou ter que  contar fatos desagradáveis que ocorreram comigo durante minha estadia na Bahia. Porém deixo claro que creio que o meu caso em Itaparica foi uma exceção. Para acontecer o que me ocorreu, tenham conhecimento que foi em um domingo e final de feriadão,o que com certeza gerou um movimento  bem maior que o normal na ilha.Acredito que em condições normais,o cenário com certeza seja bem mais tranquilo.Embora tenha acompanhado relatos pelos jornais que a situação das travessias estão mesmo complicadas.Muitos barcos quebram e diminui a frota,o que gera  demora nas filas e causa fatos semelhantes ao que ocorreu comigo.Segue então abaixo meu relato e dicas sobre o  passeio.  :)

Itaparica significa "ilha de pedra", e todas as suas praias são de águas rasas e mornas e muito lindas! Está localizada a 13km de Salvador.Para se chegar em Itaparica de barco  existe duas formas:

1) Embarcação no Terminal de São Joaquim(Salvador)e chegada em Bom Despacho.
Travessias das 5h até às 23h.São os chamados ferrys.A duração do trajeto é mais longa.(Cerca de 1 hora)

2)Embarcação saindo do Centro Náutico da Bahia( proximo ao Mercado Modelo)e chegada em Mar Grande.Travessias 6h até às 18h30.Embarcação menor e duração da travessia mais curta.(em torno de 40 min)
Itaparica,sua linda!!!
Escolhi a opção 2, e por ser domingo (mais caro)paguei apenas 5,00,encarei uma fila curta e rapidinho embarquei.O trajeto é rápido( mais que o do ferry),muito bonito e logo chegamos no desembaque da Ilha. Notei uma fila grande para o embarque,mas um senhor me falou: "ah,é assim mesmo..sempre tem uma fila pequena..mas é coisa rápida..evite voltar no fim da tarde pois a fila é maior..prefira pegar a embarcação se for fim de semana no máximo umas 2,3 horas da tarde." ( Fica a dica!)

Com essa informação na cabeça,tracei meu esquema: curtir a praia,depois do almoço voltar e chegar a tempo de pegar o por do sol no farol da Barra.Ok!Assim que você desembarca,surge inúmeros convites para passeios pelas praias da Ilha. Ao redor do desembarque( no municipio de Mar Grande) você encontra bancos,mercados,restaurantes e lojinhas.Não sei como é o procedimento e descrição da chegada pelo outro terminal,se alguém tiver informações e puder contribuir para o blog,deixe nos comentários que anexo ao post!
Acertei com uma das milhares de vans que ficam no local ,e que nos levou até a Praia da Conceição por 3,00.Trecho curto,coisa de 20 minutos chegamos na praia,e o rapaz que nos levou foi dando informações sobre a ilha,curiosidades e fatos históricos,achei bacana! :)
Belas ruínas da igreja da Conceição!!
A ilha tem algumas atrações históricas e uma delas são as ruínas da igreja de Nossa Senhora da Conceição,construída no séc.18.A praia da Conceição é linda,lindíssima.É lá que fica o Club Med.

A água é azul,morna,transparente e calma, e faz a alegria das crianças.Tem barracas que garantem infra estrutra de banheiro,chuveiro,comida e sombra! Muito bom!!O banho de mar lá é imperdível,uma verdadeira piscina natural! Super recomendo para crianças!!!

O dia foi uma delícia,muito sol,mar e um acarajé delicioso na beira da praia.Combinei com a van de nos pegar ás 14:00 na praia,e nos levar para  o local de saida das embarcações,o mesmo que cheguei na ilha.
 E então começou minha odisséia.Eram 2h da tarde e a fila era algo assustador.Previsão de no mínimo 2horas de espera,me informaram os moradores locais..em pé e no sol!! Eu nunca tinha visto algo assim. A vista pelo menos é boa,praticamente na beira-mar,e em alguns trechos da fila dá pra sentar no muro do calçadão e esperar sua vez chegar.Conversando com uma senhora que estava na fila,ela me explicou que no outro terminal( o dos ferrys de Bom Desapacho) as filas também estavam grandes e era devido ao término do feriadão( 7 se setembro).

A odisséia:
Decidi ficar onde eu estava,mesmo escutando os comentários desanimadores dos moradores,já acostumados com a travessia. O lado chato da coisa foi que a fila não parava de crescer,muita gente invadiu as filas,uma desorganização tremenda ,a equipe que coordena as lanchas também era muito desorganizada,não tinha controle de quantos estavam entrando nas embarcações,e sem nenhuma segurança no local,começaram as brigas. Ameaças,xingamentos,empurra empurra e uma situação que ficou fora do controle.A policia foi chamada para conter a população revoltada ,mas  não adiantou muito.
Fiquei com muito medo de acontecer algo e com uma sensação de impotência enorme,pois diversas vezes furaram a fila na minha frente,descaradamente as pessoas  entram na sua frente e ainda falavam ameaças do tipo: "quero ver alguém me tirar daqui,e se tentar eu baixo a porrada!" o_O
"Fila-delícia" : esses pontinhos são pessoas!!! aqui já fazia uma  hora e meia que estava nela,
então já estava mais perto do barco!!
Horrivel,mas é verdade.Diante do tumulto que se formou, a minha espera durou 3 horas e 35 minutos na fila. E a fila só fazia aumentar,e as confusões também.Tive muito medo,confesso.

Dei graças a Deus por meu filho não estar ali comigo,porque se estivesse sinceramente eu tinha abandonado a fila e desistido de voltar para Salvador.Iria procurar hospedagem e tentar voltar na manhã seguinte.Mas como estava sozinha,apesar do medo que senti de ser agredida,e até pisoteada pela multidão que empurra os portões de entrada,rezei literalmente pra sair dali o mais rápido possivel! Crianças e idosos eram empurrados sem o menor respeito.

Nem tudo é stress na fila!!Coisas que só a Bahia tem!! hahaha! :)

Por fim,com o sol se pondo já,consegui uma vaga no barco,e ainda assustada com o acontecido fui me acalmando com a linda vista do por do sol que ganhei na volta! Cheguei em Salvador já era noite, e meu por do sol no farol da Barra já era...mas também,chega de fortes emoções para um dia só,fui direto pra meu hostel sã e salva e pensei: mais uma louca  aventura pra minha coleção!! :P
Dá pra chegar em Iataparica de outra forma?

Se eu iria a Itaparica de novo? Iria sim,clarooo!! :)
 Fora os ferrys,existem outras opções de se chegar na ilha: de carro ou ônibus (partindo de Salvador através da BR 324 e logo em seguida a BR 101), ou ainda alugando lanchas e escunas.
E arriscaria a ir de ferry novamente sim, porque como eu disse: acredito que a situação tenha sido algo fora do normal, agravada devido ao feriadão!Mas que existe desorganização e um sistema precário para as travessias,isso é inegável,e ao que pude ver nos jornais o problema vem se agravando a cada dia:

"O funcionário público Anivaldo Santana, 69, marcou no relógio o horário exato em que entrou na fila. “Cheguei 5h57 na Calçada. Não consegui embarcar até agora, às 9h20. Semana passada, levei seis horas na fila. Tem que botar uma empresa que realmente entenda do assunto para administrar”, disse o idoso, que só conseguiu chegar do outro lado às 13h10.
( fonte: ww.correio24horas.com.br/veja essa matéria completa AQUI

Mais uma vez torno a dizer: a Bahia não merece o descaso que vem sofrendo.Muito triste em ver a situação em que se encontra um local tão lindo e espero de coração que logo logo a Bahia volte a ter a administração que merece e volte a brilhar como sempre!! :)

*Links de hoje:
Para conhecer mais sobre a Ilha de Itaparica,sua história,curiosidades e dicas do que ver e fazer na ilha,consulte o site: itaparicaonline

Mais opções?? já falamos aqui no blog sobre CACHA PREGOS( que fica em Itaparica)
e também sobre a ILHA DOS FRADES:
Confira! ;) 

16 comentários:

Paty Michele disse...

Ana, que roubada! Se vc tivesse me falado, eu te diria pra fugir desse programa. Deixei de ir à ilha em 2006, qdo fui assaltada, com arma, na praia, dentro de um condomínio fechado.
Os problemas que vc relatou são comuns, e não pense que pelo ferry é melhor do que a "lancha" de Mar Grande, pq é pior! Houve até intervenção do governo na tentativa de melhorar a situação.
Outra coisa: A praia que vc visitou não é nem de longe a mais bonita da ilha... :(
Enfim, da próxima vez, me liga, por favor!

Bjão

Nine disse...

Oi, Ana! Fomos à Itaparica no carnaval de 2006 e pegamos fila de carro, mas acho que ficamos umas 2 horas só, e era carnaval! Imagino como deve ter piorado! Quando estive na Ilha conhecemos algumas praias, mas me lembro da praia da Penha e do Caixa prego, bem no final. A água é fantástica e dá dó saber que não há cuidado com a administração dos serviços, ainda mais no litoral da Bahia que é altamente turístico! Uma pena! beijos,
Nine

Kelly - Takita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kelly - Takita disse...

Cada vez que vejo um post deste fico feliz em morar em Sampa, ao menos aqui a travessia funciona. Espero não sofrer muito em Porto.
Abraços
Kelly

http://livrecomoaborboleta.blogspot.com.br/

Danielle Cardão disse...

Oi, Ana que furada heim? Graças a Deus tudo correu bem e vc estava sozinha. Nessas horas temos que ter muita paciência e calma.

Bjssssssssssssssss, Dani Cardão.

Flávia Brito disse...

Nossa, será possível que nunca vai melhorar esses serviços da travessia para a Ilha e virce-versa? Que horror! Já atravessei muitas vezes, mas de fato em dias de feriado a dificuldade é muito grande. Que bom que você estava a pé, pq se estivesse de carro provavelmente estaria lá até hoje... rsrsrs. Já disse pra tu vir pra Ilhéus ;).

Beijos

Chris Ferreira disse...

Caramba, que chato!
Mas pelo menos deu para aproveitar bastante o lugar e no final tudo deu certo!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Ivna Pinna disse...

Menina, que sufoco!!!
Um lugar tão lindo e super visitado, merece mais atenção mesmo!


Beijos

Dany disse...

Que perrengue, Ana!
Fico boba com esses lugares turísticos mal administrados... Como pode, né? Me dá pena.
Bom, pelo menos vc aproveitou a ilha. ;-)

Unknown disse...

Oi Ana!
Puxa vida, chato saber que um lugar tão famoso e renomado recebe esse descaso...
Cada vez que leio algo assim, não tem jeito, é inevitável pensar em como nós ainda precisamos melhorar, e muuuito!!! a nossa logística em turismo aqui no Brasil. Falta organização, falta vontade, falta tudo!!! E os grandes eventos que iriam alavancar o nome do país estão chegando...
Beijos!

Andrezza Costa * Blog Decor Ativa* disse...

Oi Ana!

Q ruim né?! mas feriadão geralmente fica bem ruim em qualquer lugar turístico... é uma pena, qto menos gente mais lindo é o lugar! bjo!

Cecília Sousa disse...

Puxa, que desagradável. Sinceramente, apesar das nuances que você clocou, não sinto um pingo de curiosidade de ir em Itaparica depois dessa. hihi

Paloma disse...

Oi Ana,
De fato, o acesso à ilha está muito mal cuidado, mas essa fila é só por conta do feriado mesmo.. Meu marido trabalha na ilha e atravessa nessa lancha todos os dias e normalmente é tranquilo.
Adorei o blog!

Paloma disse...

Oi Ana,
De fato, o acesso à ilha está muito mal cuidado, mas essa fila é só por conta do feriado mesmo.. Meu marido trabalha na ilha e atravessa nessa lancha todos os dias e normalmente é tranquilo.
Adorei o blog!

Marcia disse...

Oi Aninha quanto tempo. Salvador é tudo de bom e certamente vc deve ter amado!!!! Menina, adorei as fotos e lá no twiter também tá show de bola,adoro Pequeno Principe!!!!

Beijos

Debby disse...

OI Aninha
Nossa amiga só lamento
Também te diria para ir para qualquer outro lugar.
A ilha dos Frades seria uma ótima dica, mas fica para próxima.

Seu post está maravilhoso como sempre, te indiquei ao prêmio dados tá?? kkk vc merece

http://debbyeuamominhavida.blogspot.com.br/2012/11/premio-dardos-entrando-no-azul.html

Bjs
Debby :)