segunda-feira, 26 de novembro de 2012

João Pessoa -PB Parte II: Passeio cultural para a família toda!!

 Como prometi,vou terminar de contar sobre nosso passeio em João Pessoal,na Paraíba.A primeira parte do passeio e das dicas está AQUI,então se você perdeu,corre lá e se atualize! :)

Nosso local favorito em João Pessoa
Bom,na tarde de domingo resolvemos conhecer um local que eu tava louca pra ir desde que li sobre ele! Fiquei curiosa e lá fomos nós.Gente,me encantei.O espaço é enorme ( mais de 8.500m2)muito,muito bem equipado,estruturado e moderno.Com entrada franca e estacionamento interno,lá fomos nós para a Estação Cabo Branco!

O espaço  oferece várias opções de lazer,cultura e conhecimento.
Conta com exposições,poesia,literatura,ciência,astronomia e música.Tem como não amar???
Tudo novinho,e funcionando..e olha que o local foi inaugurado em 2008. Digo isso porque infelizmente no Brasil locais assim ainda são exceções,principalmente quando são destinados a EDUCAÇÃO e que são GRATUITOS.Ficamos de fato impressionados.

O local  projetado por Oscar Niemeyer tem toda a infra estrutura para portadores de necessidades especiais,desde acesso aos cadeirantes( rampas ,espaço reservado no anfiteatro,etc) bem como  aos portadores de necessidades auditivas,achei bacana!!
Criança aqui é muito bem vinda!! Oba!! :)

No dia em que visitamos estava rolando a mostra  sobre a vida de Luiz Gonzaga,com esculturas,fotografias etc.Enzo até brincou no "realejo". Sou simplismente fã de exposições em que a gente pode por a mão!!É um incentivo e tanto para as crianças...porque vamos combinar que tem coisa mais chata para uma criança ter que ficar duro igual um boneco sem poder correr,sem tocar?? impossivel né?? como estimular os pequenos a irem a esses locais e encorajar os pais a os levarem?? facilitando as coisas,oras!! A Estação CB que já tinha me deixado encantada,me ganhou de vez!!
Prestando atenção nos experimentos de física!! :)
Interagindo na Mostra Luiz Gonzaga
Enzo correu,viu,xeretou,perguntou,brincou, olhou... E depois lá fomos nós percorrendo o espaço e caimos no laboratório de Astronomia!!
Lá o Malinha adorou os experimentos sobre o buraco Negro,( foi convidado pelo monitor a jogar a bolinha no buraco,rsr),os espelhos que nos dão a sensação de infinito e entre outras experiências.Achei os monitores bacanas e  pacientes com as crianças! A essa altura meu coração já palpitava de amor pelo local,e depois seguimos para a Torre Mirante onde apreciamos a linda vista da Estação de um lado, e a do mar de outro.E lá de cima então  vimos o Caminho do Conhecimento,ao ar livre.Lá os experimentos tem a função de ensinar através de total interação com as pessoas  conhecimentos de  física,química e matemática. Pensa que acabou?? tem a parte cultural que tem toda uma programação,com apresentações artísticas,musicais,rodas de leitura e etc.
Para quem vai a João Pessoa nessa época natalina,mais coisa boa por lá: programação especial com  corais natalinos.Queria ver,deve ser lindo!!
Essa você também viu antes no nosso Instagram! rs ;)
Sai do local quase chorando(rsrs)pois precisava ir embora para pegar a estrada,já que ainda queríamos pegar a estrada antes do anoitecer..e infelizmente não deu tempo de visitar todos os espaços do local.
 Fiquei simplismente apaixonada e recomendo demais a vista ao local!! Só tenho uma queixa: o café do Mirante estava desativado( coisas de cafelótrada,rsrs) e a única lanchonete lá de baixo estava lotadaaa e poderia ter mais mesas para as pessoas lancharem.. :/
No mais,achei o espaço maravilhoso e sinceramente acho que a cidade está de parabéns pela iniciativa do espaço,e sobretudo pela manutenção de um local tão bacana,voltado para o lazer e para a educação...um exemplo para outras cidades,inclusive a minha que não tem nada sequer parecido por aqui... :(

Depois de deixar a Estação,seguimos direto para a estrada.Antes demos uma volta no centro histórico da cidade,que é Patrimônio Nacional!(a cidade foi uma das primeiras fundadas no Brasil,e pouca gente sabe disso!)Os casarões coloridos a a linda arquitetura  das igrejas antigas (datam de 1586,1600)é um prato cheio para quem gosta desse tipo de passeio!!Lindo!!
Nessa hora infelizmente a bateria de minha camera já estava dando sinais de "morte",rsr.. e não consegui  mais fazer nenhuma foto.. chuiff!

E assim encerramos nossa rápida trip em João Pessoa.Valeu a pena voltar por lá após tanto tempo!! Pretendo ir novamente com mais calma,e quem sabe aproveitar uma praia!!

Links de hoje:

* Para quem quer ficar por dentro da agenda cultural e todas as programações da Estação CB: http://joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb/


* Tudo que rola em João Pessoa: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/


11 comentários:

Walter Fernandes Leite disse...

Estamos encantados com o blog e com as postagens apresentadas. Parabéns e só agradecemos pela indicação e pelos elogios ao nosso blog VaConferir. Estamos compartilhando e já inserindo Mãe Mochileira, Filho Malinha, em nossa lista de Viajantes. Obrigado e boa viagem.

Sheila disse...

Adorei o post, tanto pela dica, quanto pelo local...Sou de João Pessoa, embora já não more lá há algum tempo (mas, volto, um dia, se Deus quiser!). Pretendo visitar a cidade nas férias e conhecer a estação ciência com a minha filhota. Parabéns pelo blog!

Ivaneide Henrique disse...

Querida!!!

Eu tomo posse e digo amém por todas nós.

Que maravilha. Eu também amo a oração de São Francisco. Acho-a muito linda e necessária ao nosso dia a dia.

Beijos e feliz semaninha!

Mãe ComCiência disse...

Ahhhhh que vontade de conhecer também, deixou com água na boca (de viajar) este post. Estamos programando nossa primeira 'viagem' com a baby. Na verdade, na verdade, não é nada muito elaborado: campping em alguma cidade perto (Itacaré, Barra Grande, quem sabe), mas o que nos pareceu mais animador foi apelar para um resort aqui perto e ver no que dá. Rsrs... Beijos!!!

Paty Michele disse...

Ah, que massa!
Ainda bem que em Jampa as coisas foram diferente de Salvador... rsrsrs

E que sorte essa exposição do Gonzagão, hein...

bjão, Ana.

Sheila disse...

Oi!!! Obrigada pela visita ao meu blog. Pois é, sou de João Pessoa, mas já morei em Recife, Macapá (minha filha nasceu lá), Belém...Atualmente, moro no Rio de Janeiro, mas já sei que, em 2014, mudarei para Brasília. Não, eu não sou cigana..rs..rs Mas, sou filha e esposa de militar o que, basicamente, é a mesma coisa...rs
Mas, como disse, um dia volto para Jampa, quando meu marido entrar para a reserva (ele é de Recife). Beijo e voltarei por aqui mais vezes.

Ivna Pinna disse...

Que lugar bacana esse né? E as crianças ainda podem interagir? E é de graça?
Nossa, o Brasil precisa, e muito, de lugares assim!

Amei a dica!

Beijos

Danielle Cardão disse...

Oi, Ana adorei o post e fiquei com vontade de conhecer lá tb! E é verdade no brasil tem poucos lugares com cultura e de graça.

Bjsssssssssssssss, Dani Cardão.

Ivaneide Henrique disse...

Olá lindinha!!

Nesta semana eu desejo um Olhar Redentor sobre o seu kit familiar,viu?

Beijos e obrigada pela amável visita.

Ju Dalzoto disse...

Oi Aninha!!! Eu já tinha lido este post, mas não tinha conseguido comentar. Aí vim aqui hoje para agradecer sua visita lá no blog e li o outro post, da Gi, e não consegui comentar naquele. Mas ó, que viagem hein?! Eu AMEI aquela foto de vcs duas voando no céu de Pipa, hehehe, muito legal. E a hsitória da amizade, acima de tudo, foi o que eu mais gostei!!!! Que bacana!!

Um beijão pra vcs viu?!
E obrigada pelo abraço em forma de comentário ;)

Chris Ferreira disse...

OI Ana, adorei as dicas de Jão Pessoa. Estou precisando voltar lá e levar as meninas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/