sábado, 20 de abril de 2013

CHILE 2013 PARTE 2: passeando em Santiago com crianças( PASSEIOS E COMILANÇAS,rs)


Olá! Como prometido,vamos continuar contando sobre a viagem ao Chile desse ano,onde fizemos um roteiro bem mais light,diferente da viagem passada,onde fomos para a neve.Como vocês já viram nesse post anterior,fizemos programas mais lights,pois estavamos na cia dos avós do Malinha! ;)
Descobrimos então uma Santiago mais calma.Escolhemos os locais a dedo,onde pudessemos parar para descansar e que o acesso fosse fácil.Um dos locais que retornamos foi ao Mercado Central.

Sim,muita gente torce o nariz pra ele.Sim,ele é lotado.Sim,ele é caro.Porque tudo isso? porque o Mercado é programa turístico,e como tal os preços sobem,o lugar lota e vira aquela coisa..mas ainda assim acho o prédio construído em 1872 um lugar de arquitetura linda e imperdível de se ver.
Esqueça o lado turístico da coisa ,esqueça( se der) os mil garçons te atacando e chamando para uma mesa e se envolva com o que o local de fato é: um mercado.
Passado os primeiros corredores,onde o burburinho maior acontece,se perca sem pressa nas alas láaa de trás.Sim,lá mesmo onde fede a peixe,onde os restaurantes ainda existem,mas em menor número ( e com preços bem mais em conta do que os da entrada!).Percorra os corredores das tradicionais barracas de peixes e se perca nas inúmeras e altamente curiosas espécies de mariscos,peixes e molucos..alguns só existentes no Chile e no Peru,como  o loco! Também os ouriços enormes e polvos grandões e melequentos bem curiosos de se ver!!Os peixeiros também são uma atração,simpáticos não hesitam em lhes mostrar tudo e explicar sobre os animais.
"moço,o que é isso??" rs
Fora os tradicionais frutos do mar,o mercado ainda vende artesanato,ervas,frutas( também bem curiosas  e variadas).Enzo adorou os aquários com as maiores lagostas que já vimos,e mais uma porção de peixes,todos vivos! :)

Pra mim continua valendo muito a visita!
Bom,saimos de lá alguns pesos beeem mais pobres,mas certa de que talvez nunca mais coma um salmão tão carnudo,farto  e fresco como o que comi por lá...Ah,Santiago..rs ;)


Sobre comer em Santiago,come-se muito bem.Barato não está,confesso.Mas dá para dividir bem,a cidade tem opções super variadas,e comer por lá acaba sendo uma das atrações da viagem.(só se prepare para encontrar preços bem parecidos com os do Brasil..acho que fiquei mal acostumada com o Peru ,onde praticamente se come "de graça"..).
Visitamos também  mais uma vez os Cerros Santa Lucia e o San Cristobal.
O primeiro tem uma série de fontes  lindas,uma subida cansativa mas que lá no topo compensa. (ATENÇÃO nas subidas com as crianças: é bem íngreme e alto mesmo e alguns trechos  não tem corrimão ou proteção lateral alguma  e é  perigoso...atenção redobrada!!!)

Para olhar basta por uma moedinha de 100 pesos( +- 0,50 R$). Estão espalhados por toda parte e vale a pena!

Com entrada grátis(oba!) o local é lindo,estava com um bonito fim de tarde e lá em cima dá para descansar apreciando uma vista incrível de Santiago.Aliás,foi ali que a cidade foi fundada,bem nos pés do Cerro e vale a visita para conhecer um pouco da história da capital chilena( maiores informações sobre as atrações de lá no link no fim do post).
Olhamos a vista nos mirantes do local( uma moedinha de 100 pesos- algo como 0,50 centavos de reais- inserida,destrava a "luneta" e você vê detalhes  incriveis e lindos da cidade,vale a pena!)e aproveitamos que apesar  do vento gelado ,o sol estava gostoso, tomamos um gostoso picolé de Plátano y Vainilla, 
(banana e baunilha) que é moda por lá entre a criançada e tem formado de banana,que descasca e tudo..hahaha,a gente adorou e é delicioso!

Cerro Santa Lucia !
Quando a gente foi ,estava rolando também uma feira indígena bem legal por lá!  Bem fácil de chegar,a estação de metro que leva seu nome é bem próxima. Quase em frente,do outro lado da rua, tem uma feira de artesanato bem grande e conhecida.Não curti.Achei  os preços identicos aos demais lugares,e o local é meio se graça de se visitar,levando-se em conta que descobri um lugar PERFEITO para artesanatos (que conto depois em um post só dele,de tão lindo que é!),em resumo: fuja.Só valeu a pena pelo crepe absurdamente divino que comi la,recehado de Nutella e amoras! (devo ter voltado para casa com quilos chilenos a mais,rsrs)  :P

Picolé de banana que descasca! Delicia!

Já o Cerro San Cristobal continua no topo dos meus queridinhos de Santiago.O funicular que estava parado para manutenção voltou esse mês a funcionar e já garante a subida ao cerro.Começa a funcionar a partir das  10hrs.Chegue um pouco antes e garanta seu lugar.As subidas e descidas acontecem o dia todo e param as 20:00h,menos nas segundas feiras.
Pagamos 2.000 adultos e 1.000 crianças até 13 anos para o tkt de subida e descida pelo funicular.
( quase 10 e 5 reais,respectivamente).
Atenção,cheque bem as informações antes de sua viagem!!! Eu sabia que ele estava parado para manutenção recente, e a subida só estava sendo feita a pé ou de ônibus,e graças a leitora do blog Elaine
 ( que mencionei nesse post aqui!) que me falou que já estava ok, fomos confiantes! :) 

O taxista que nos levou lá teimou comigo que ele ainda estava parado.Fui escutando zoação o percurso inteiro da minha familia e chegando lá: tcharammm : " funcionandiiissimooo!" Ou seja: muito obrigada pela dica,Elaine!! e sr.taxista..sei que sua intenção foi boa,mas fique ligado! Viu,ele não lê blogs,dá isso!! hahaha!! :)

Dessa vez paramos no zoo,que não tinhamos ido antes. Com crianças vale  a pena.Tem animais tipicos da região,como as alpacas,e também  pinguins,tigres,ursos e etc,além de parquinhos infantis!! É a primeira parada do funicular.Bom,zoo é zoo e no geral é tudo bem igual.Super fácil de andar,tudo sinalizado,organizadinho,e limpo.Não muito grande.Em pouco tempo se percorre ele todo,e volta-se para a estação.

"olá pessoal!!" :)

Pegue novamente o funicular( basta apresentar o mesmo ticket) e suba agora em direção ao topo.
Para entrar no zoo,fora o tkt do funicular pagamos 3.000 adultos e 1.500 para crianças(em torno de  15  e metade,respectivamente.)
Lembrando que esses preços  citados no post foram válidos em Abril de 2013.Consulte o link no fim do post para consultar valores na data de sua viagem)

Lá em cima a vista é perfeita.Santiago toda a seus pés e a Cordilheira linda do outro lado.Se for época de frio,se prepare,lá no alto o vento é muuuito gelado!Barraquinhas de artesanto também faz a alegria dos "psicados em compras".Suba mais um pouquinho,dessa vez a pé, e chega-se ao santuário da Inmaculada Concepción,onde tem a enorme estatua da Virgem,e uma linda capela.Tomamos um café e um chocolate quentinho lá no alto,enquanto  a gente descansava e admirava a paisagem.

Café pra mim,chocolate pra ele! !tava muito geladoooo lá em cima!!
O teleférico pra mim já virou uma lenda.Desde a minha ultima vez no Chile não funciona e perguntei por lá e a resposta foi a mesma: sem data para tal.Uma pena,pois acredito que o passeio deve ser lindissimo.Sem ele,a unica forma de se chegar ao outro lado do Parque é caminhando.Muito.Ou seja,inviável para os meus pais.Dizem que do outro lado tem trilhas,areas para piqueniques  e piscinas.
Caso alguém tenha ido ,por favor compartilhe conosco aqui sua experiência!! :)
Sem teleferico então,pegamos o funicular para descer .Eu recomendo uma manhã inteira por lá,para se ver tudo sem pressa,descansar,apreciar a paisagem,tirar fotos..Reserve uma manhã inteira de seu dia por lá.
De lá uma boa é seguir para o almoço.

O cerro fica no Bairro de Bella Vista,que pra mim é onde tem as melhores opções para se comer.
Muitos restaurantes,barzinhos,botecos,mercados, seja o que for. E bem ali pertinho fica também o  Pátio Bella Vista( lojas e restaurantes,com uma pegada cultural). Dá pra ir andando do Cerro.E também pertinho dali fica uma das casas de Pablo Neruda,La Chascona.
Bom,essa era a nossa intenção.Conhecer a casa. Menos de 5 min.andando chegamos lá..e bem,NÃO  foi nada legal o que aconteceu lá. :(

Conto tudo na próxima,e aí tambem vamos falar da visita a Loja da Lego,o "ponto turistico" mais esperado do Enzo,hahaha!!

Links de hoje:

*Mercado Central:
* Cerro Santa Lucia:
*Cerro San Cristobal( Parque Metropolitano)
*Pátio Bella Vista

14 comentários:

Danielle Cardão disse...

Oi Ana, adorei as dicas. Lá deve ser lindo mesmo depois quero ver mais fotos e saber o que houve de ruim.

Bjssssssssssssssssss, Dani Cardão.

Flavia disse...

olá querida
implesmente adorei seu blog.
ja começou com o nome, super criativo.
parabens.
estou te seguindo. nao esqueça de me seguir para acompanhar as novidades!!!
se quiser conhecer temos muitos animaizinhos pra doaçao. tenho um mestiço de beagle que é proprio pra criança....adora uma farra!!!
um abraço

Cecília SOUSA disse...

OI, Ana! Muito legal, o Chile. Tenho que ir um dia! Quanto à pergunta que você fez lá no blog, sobre a pousada... Respondo com prazer. E não me importo de fazê-lo em público pra que as pessoas possam ser alertadas. Não coloquei mais detalhes, porque não tem. É um lugar sem nome, nem se imagina ser uma pousada. Chamam de pousada da Mônica. Fica no final de um bequinho ao lado de uma pizzaria, em frente ao posto policial. Esquecemos de tirar foto :/ Eu queria, mas passamos tão pouco tempo lá... Quanto à Pipa, concordo com você. Não somos muito da night também não. Mas a praia é linda!

http://bernardoececilia.blogspot.com.br/2013/04/gravidas-tambem-viajam-pipa.html

Beijos! E fico aguardando mais detalhes dessa viagem pro Chile ;)

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Adorei acompanhar mais um cadinho da sua viagem, cheia de dicas e "mistérios"...
tô curiosa! Quero saber oque aconteceu na Casa PabloNeruda!

Bjokas e aguardarei

Iolanda Lopes disse...

Esta viagem foi especial em?
E também adoro provar as comidinhas típicas do lugar a desbravar.
Tem forma melhor de lembrar de um lugar, do que pensando em seus sabores e cheiros?
Fiquei bem curiosa com o picolé.
Um dia se eu provar, te conto o que achei.
bju

Simone Scalabrini disse...

Amooo mercado central. Ana. Amo as frutas que encontro, os petiscos diferentes e o ambiente. Em todos os lugares que vou procuro saber sobre o mercado e sempre tento ir. Me decepcionei com o de Floripa pois achei pequeno e sem tantas opções diferentes.

O melhor de todos foi o Mercado de San Miguel na Espanha. Uma coooisa de mercado!!!

Bjs!!!

Chris Ferreira disse...

Oi querida,
Como sempre, adorei o post! Da vontade de arrumar as malas agora!
Minha irmã quer ir ao Chile, vou mostrar o post a ela.
Esse picolé de banana já chegou aqui e estamos doidas para experimentar.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Daniela Roos disse...

Um dia eu tb vou pra lá... eu estou com muita saudade de viajar, como a filhota é chorona de avião eu acabo nem pensando mais neste assunto.
Muito lugar legal heim! adorei os registros dos momentos.
bjocas
Dani

Paty Michele disse...

Que legal ver a curiosidade do malinha em descobrir esse lugar encantado onde vcs estiveram. O Chile tem tanta coisa pra se ver, só não imaginava que uma criança pudesse curtir tanto.

Muito legal, Ana.

Um beijo.

Lyziane Medeiros disse...

Que viagem delíciosa!!! Já estou morrendo de vontade de conhecer o Chile!!!

Mamãe do Matheus disse...

Oiiiii queridona!!!
Quanto tempo que eu não conseguia chegar aqui!
Ana é uma delicia poder viajar com vc em cada post que vc conta suas aventuras!
As fotos ficaram lindas!
Ah!E o picolé que descasca,quando passa na tv Matheus pede...mas ainda não vi ele por aqui...kkkk...mô barato ele né naum?!
Saudades de tu!
Beijãoooo

Aressa disse...

Adorei as dicas !!
Também sou fã de mercados, mesmo sendo turisticos, sempre vê os locais por lá e as pessoas que trabalham também são umas figuras vale muito a pena mesmo.
bjs

Flávia Brito disse...

Nossa, deve ser lindo mesmo nesses dois picos. Olhar de cima sempre nos dá uma perspectiva diferente do lugar, né? Legal! Estou curiosa para saber do perrengue, então estou rumo ao próximo post... rsrsrs.

Beijos!

Roteirinho Alternativo disse...

Ai que delicia! Estou adorando a viagem. Não sei se teve oportunidade, mas quando fui, fomos no restaurante Como Água para Chocolate, apesar de mega turistico, adorei. Além de diferente, comida deliciosa. Quanto ao preço....daquele jeitinho... de Brasil.
Bjos