quarta-feira, 17 de abril de 2013

CHILE COM CRIANÇAS VERSÃO 2013 Parte 1: Dica de hospedagem

Olá pessoal! Voltamos! :)
A viagem foi divertida  e cheia de novidades,pelo menos pra mim..Fizemos várias coisas que nunca tinha feito em uma viagem( compras,passeios mais convencionais e até contratamos um tour por lá! olha como fizemos diferente essa vez?!hahaha)
É que como tinha falado ,levei meus pais com a gente pela primeira vez, e  dessa vez tivemos que nos adequear a eles,mais até do que ao Enzo.Pensei que talvez essas mudanças seriam feitas se também estivéssemos com ele pequenino(bebezico,1 aninho,por aí..), afinal tive que dessa vez "economizar" na adrenalina e nos passeios mais radicais,já que meus pais estavam com a gente,e além da idade deles,a minha mãe não pode andar muito devido a um problema no joelho.Então dessa vez fizemos passeios bem calmos e relax.. :)
Ou seja,acredito que quando se adequa uma mochilada para pessoas mais velhas,esses mesmos cuidados são tomados com uma criança pequena : cuidados com o transporte,hospedagem,deslocamento na cidade,etc..
primeira tarde em Santiago: matando a saudade  da vista da cidade no Cerro Santa Lucia

Como era a nossa segunda vez na cidade,e como também meus pais queriam algo mais tranquilo ficamos por Santiago mesmo, e esticamos até Vina del Mar e Valparaiso( que da outra vez não fomos devido a tempestade,lembram??),deixamos de lado as montanhas e as vinicolas( essa eu queria ter ido..snifff..mas na hora não deu certo e deixamos de lado,mas continuo firme no mesmo pensamento que tive quando  nosso tour para Vina e Val furou da vez passada: "é sempre bom deixar algo para que tenha uma próxima vez..." E olha aí,não é que teve? e dessa vez fomos a Vina e Val e adorei!! Sei que mais adiante a vez da vinicola vai chegar..rs.  ;)
Eu diria até que nossa estadia em Santiago seria mais ou menos como o dia a dia de um morador,que decide passear um pouco pela  sua cidade,aproveitando o que tem de bom nela,sem pressa e sem aquela correria.
A cidade continua linda,limpa e organizada e o clima gostoso do outono ajudou.
Esse mês as temperaturas estão uma média de 10 a 22°C,o que torna tudo fresquinho e gostoso..A tendência é ir caindo conforme a proximidade do inverno.Para quem é nordestino,um frio bem acima do normal,mas para quem tá acostumado com o fresquinho do Sul e Sudeste nada além da rotina de vocês.
( saimos de 36 para 10°.. uma deliiiicia que nos rendeu momentos gostosos e uma pele toda rachada de frio na volta..rs..acontece..)

Vou dividir a viagem em uma série de posts para ficar mais fácil de entender.Muita gente já andou me escrevendo perguntando por dicas.Eu vou explicar tudo direitinho,com preços,endereços e a minha opinião de cada coisa,tá? Qualquer dúvida já sabem: maemochileira@yahoo.com.br 
Respondo tudinho,prometo!rs.   :)

Os posts serão divididos entre hospedagem,alimentação e transporte( detalhes básicos) ,passeios
como lojas,parques,zoo,compras,atrações turisticas e tours).Pela primeira vez não segui a risca meu roteiro particular.Fomos meio que no improviso e no "astral" do dia..se a gente tava mais cansado e com fome: uma coisa mais perto e mais light.Se a gente tava afim de passear,algo mais voltado pra isso.E teve dia que a gente simplesmente perguntou aos Santiaguinos o que fazer e...voilá! A melhor coisa da viagem toda surgiu de uma dica dessas!!Vou contar tudo sobre esse lugar depois!! :)
Teve também coisas que a gente ia fazer e não fizemos,mudamos de planos e teve também uma "surpresa" beeeem desagradável que nos ocorreu na visita a uma das casas de Pablo Neruda.  :(
Fiquei indignada e também vou contar tudo aqui pra vocês!!!

Bom,vamos ao que interessa: Santiago!

Fomos pela TAM( aeronovae bem confortável,dá pra encarar de boa as 3hrs e meia de voo na rota SP-SCL)e chegamos por volta de 11 da manhã.Infelizmente pegamos filas enormeeees na imigração,o que tornou tudo bem cansativo e chato.Meus pais estavam bem cansados do voo( saimos da nossa cidade para o primeiro voo as 2 da manhã),as filas não ajudaram e saimos do aero quase 1 da tarde..terrivel!
Fomos para nosso hostal para de lá sair para almoçar..ufa!

O Hostal:
detalhes do hostal.. :)


Essa foi uma experiencia bem legal que tivemos em Santiago desde a ultima vez.Optei ficar no mesmo hostal,pois além da excelente localização( Bairro Bella Vista,perto de boas atrações turisticas,muitas opções de restaurantes e lanchonetes, e bem perto da estação de metro -a Baquedano),tínhamos adorado as instalações do local,café da manhã delicioso e farto,cozinha a sua disposição e um atendimento perfeito,muito gentis.
Torno a dizer que a experiencia de se hospedar em um hostal é algo que todo mundo devia ter uma vez na vida.Já falei aqui nesse post sobre uma certa relutância de brasileiros sobre isso,e dos estigmas que rondam o conceito de hostal.Torno a dizer: lógico que tem locais que são mais voltados a um público jovem e alguns não aceitam crianças..porém outros são ambientes extremamente familiares e organizados!
E sem falar que a interação com pessoas de diferentes locais do mundo é algo muito gostoso,que faz bem a todos,seja de que idade for.Em nossa estadia encontramos com diversas pessoas de todos os locais do mundo e quando a gente tava saindo do hotel,duas familias com crianças estavam chegando!! :)

Tomamos café da manhã um dia na mesma mesa com um americano,um  dia com um chileno e outro dia com uma australiana,e nesses dias em alguns minutos já  estavam conversando animadamente conosco!! Minha mãe adorou "desenferrujar" o inglês dela,rs !! :)
Acho essa proposta muito mais intensa e divertida do que sentar em uma fria e solitária mesa de hotel..ora,
de fato veja se não  é bem divertido sentar em uma grande mesa trocando ideias em diversos idiomas com alguem que até então era um estranho, e falar: "ei,me passa ai a geléia por favor!!como vai ser seu dia hoje??" como se pedisse ao seu irmão na mesa quando acorda..rs..  acho isso tão..tão.. genial!! :D

Curtindo o Hostal ! ;)

Nosso queridinho escolhido mais uma vez foi o Hostal  Rio Amazonas.Recomendo muitooooo!!
Aliás,ja indiquei e tive também ótima resposta de viajantes que aceitaram minha indicação e não se arrependeram!! O hostal conta com quartos quádruplos,duplos,triplos,duplos  e familiares,todos com wc privado,tv,aquecedor,serviço de limpeza de quarto e telefone, além de bar,serviço de lavanderia,internet e wi fi, intercâmbio de livros,informações turisticas,loja de artesanato,e cozinha disponivel!!!
 ( tem até cadeirão de bebê)  Perfeito!! :)
Sem falar que sou apaixonada pela decoração encantadora do local,tudo muito acolhedor e gostoso,e nas duas vezes que estivemos lá fomos super bem atendidos em todas as vezes que solicitamos algo!!!
Os preços estão atualizados constantemente no site do hostal,e ao meu ver para quem está viajando em familia é bem interessante e torna-se um custo que vale a pena!!!

PARA QUEM TEM DÚVIDAS SOBRE COMO É SE HOSPEDAR
 EM ALBERGUES COM CRIANÇAS,É FUNDAMENTAL
 QUE LEIA ESSE NOSSO POST 
PARA TIRAR TODAS AS SUAS DÚVIDAS:


DICA: Para ficar fácil de entender a moeda chilena onde qualquer valor parece um absurdo( 5.000 pesos,10.000,etc..) e que assusta e confunde quem ainda não tá acostumado,tem uma dica  para tornar mais fácil: corte os zeros e multiplique por 5 que o resultado vai dar aproximadamente o valor em reais.
Ex: algo custa 10.000 pesos..ignore os zeros e 10x5: em torno de 50,00 reais.
 Eu disse aproximadamente!ok? Consulte sempre  a cotação na época de sua viagem,mas a continha serve para você não ficar completamente perdido na hora de pagar algo lá assim que chegar no país..depois você pega o costume fácil!! ;)

Bom gente,por hoje é isso senão o post fica cansativo..em breve mais novidades sobre comidas e compras!!

*links de hoje:
  HOSTAL RIO AMAZONAS
CRIANÇAS X ALBERGUES: É POSSIVEL?

18 comentários:

aline barbosa disse...

Oba! Estou curiosa para saber como foi o restante da viagem... Post com gostinho de quero mais. Muito bom ...

aline barbosa disse...

Oba! Estou curiosa pra saber como foi o restante da viagem e pegar todas as dicas. Post com gostinho de quero mais. Muito Bom!

Iolanda Lopes disse...

Bom conhecer um pedacinho do Chile com vcs.
E este passeio foi ainda mais especial com a família completa.
O pequeno deve ter amado ter os avós por perto nesta aventura.
bjus, bjus

Ana do Viajar é tudibom! disse...

É tão bom voltar ao lugar que já conhecemos, tentar reviver momentos que já fizeram parte da nossa vida, é assim que me sinto qdo dou "repeteco" em uma viagem.
E SEMPRE terá uma coisinha que vc queria ter feito e outras que nem valeram tanto.

ADOREI!
A viagem, as dicas e o novo look do cabelo!
Bjinhos e vou ficar aguardando os próximos post´s.
Ana
www.viajaretudibom.blogspot.com

Roteirinho Alternativo disse...

Que delicia!!! Me apaixonei por Santiago quando fui, tb optamos por albergue, mas apesar de lindo e super agradável, nao tinha aquecedor no quarto...eehhehe!! Meu marido já tinha ficado lá e tinha adorado. Só que ele não lembrou que tinha ido no verão! hehehe quase congelamos, mas foi ótimo dormir agarrada com ele em uma cama de solteiro! heheheh

Já anotei a dica para a próxima.

curiosa para o restante da viagem!

Bjos

Roteirinho Alternativo disse...

Ai que delicia! Fiquei apaixonada por Santiago quando fomos. Tb ficamos em albergue. Era super aconchegante, pessoas agradáveis e localização ótima. O único detalhe: não tinha aquecedor! Meu marido esqueceu q quando ele tinha ido era verão. A única vantagem foi de dormirmos bem agarrados em uma cama de solteiro. heheheh ...

Estou curiosa para saber o resto da viagem.

Bjos

Karla disse...

Muito legal, Ana! Eu nunca me hospedei em albergue e morro de curiosidade. Vou guardar essa dica!

Que venham os próximos posts!

Beijos ;)

Flávia Brito disse...

Ana, adoooooooro os relatos das suas viagens, dá tanta vontade de ir também. Muito interessante essa experiência nos albergues, confesso que não pensaria ir em um com criança,mas agora acho muito possível, o bom é conhecer alguém que já foi no local, assim a gente não pisa no escuro, né? Obrigada pela dica! Beijos e bem vinda de volta! :)

Georgia disse...

Ai, tem coisa melhor que viajar?
Agora é esperar a próxima vaigem né?
Depois coloca mais fotos, bjus!

Nana (A Louca do Bebê) disse...

Nossa! A viagem deve ter sido uma delícia! Ansiosa de saber tudo. :)
Eu já mochilei sozinha pela Europa e fiquei em todo tipo de albergues.
Com marido, ficamos em alguns, mas só em quarto de casal. :)
Beijos!

Danielle Cardão disse...

Oi Ana amei seu post tô curiosa pra saber tudinho. E sentar na mesa e conhecer pessoas de outras culturas e outros países é muito bom.

Bjssssssssssssssssss, Dnai Cardão.

Os Mosqueteiros! disse...

Tava esperando ANSIOSA vocês voltarem!!!! Eba!!!! Estórias e histórias!!!!

Bjos e bençãos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

Família Caramujo - Acampar é tudo de bom disse...

Muito legal!

Nelinha Dantas disse...

Adoro vc e seu filho conhecendo novos lugares ele aprendendo novas culturas eu queria ir ali em natal com meu traquina mas tenho medo nunca sai do rio pra ir pra outro luga ainda mas pro outro pais vc é uma mamãe muito corajosa mesmo um bela segunda tudo de bom
www.samukatraquina.blogspot.com.br

Lyziane Medeiros disse...

Sempre fui fã de hostels, são muito mais interessantes. Mas confesso que ainda não tive coragem de levar minha malinha, por considera-lo muito novo. Mas com certeza será uma opção quando ele completar 3 anos. Adorei a dica. Já temos onde ficar quando formos a Santiago (espero que em breve). Bjs Lyziane Medeiros

Lyziane Medeiros disse...

Sempre fui fã de hostels, são muito mais interessantes. Mas confesso que ainda não tive coragem de levar minha malinha, por considera-lo muito novo. Mas com certeza será uma opção quando ele completar 3 anos. Adorei a dica. Já temos onde ficar quando formos a Santiago (espero que em breve). Bjs Lyziane Medeiros

Sandra Marcia Reitor disse...

Oi Ana. Apesar de estar conhecendo hoje, já amei seu blog pois também tenho um pequeno que quero levar comigo para conhecer diferentes lugares e vivenciar momentos que não têm preço! É ótimo poder contar com dicas preciosas de quem passou por essas experiências. Parabéns pelo blog.

Nunca viajei sozinha com meu filho para o exterior e quero muito ir ao Chile na metade de 2014. A minha dúvida é: Neste hostel que você ficou, como fica a diária de uma criança de 8 anos? Pois alguns lugares só aceitam a presença de uma criança com 2 adultos pagantes.

Sei que deveria ligar ou enviar um e-mail diretamente para o local rs, mas gostaria muito que me respondesse de acordo com sua experiência, se preferir meu e-mail é sandramreitor@hotmail.com.

Vou continuar lendo seu blog que já está entre meus favoritos :)

Abraços e boas viagens sempre!

Sandra Marcia Reitor disse...

Oi Ana. Adoro seu blog, até porque também tenho um pequeno e quero levá-lo comigo para vivenciar momentos que não têm preço em lugares diferentes.

Pretendo levá-lo ao Chile em 2014 e lendo seu post sobre hostels tive uma dúvida. Neste que você ficou com sua família, aceita-se criança com apenas um adulto pagante? Crianças de 8 anos com certeza pagam como adultos não é.

Sei que deveria ligar para o local para esclarecer duvidas, mas gostaria muito que me respondesse de acordo com sua experiência. O lugar parece muito agradável.
Se preferir meu e-mail é sandramreitor@hotmail.com

Parabéns pelo blog e boas viagens sempre!