quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Passeios e Viagens: dicas de segurança

Olá gente! ;)

As férias de fim de ano se aproximam (Eba!!eu adoro esse período!),e com elas novas viagens, passeios,etc. É um tal de idas a praias, parques e shoppings lotados com aquele corre- corre natalino. As praias ,clubes e hotéis também "bombam" nesse período, e é aí que temos que ficar ainda mais atentos com alguns cuidados quanto a segurança das crianças.
Tomar alguns cuidados com a segurança das crianças é muito importante, e também deve fazer parte de seu planejamento de viagem ou passeio.Lógico que ninguém quer passar por uma situação desagradável, mas estar preparado para isso pode amenizar ( e muito!) a situação! 
Devemos estar atentos com possíveis riscos de acidentes, quedas, queimaduras, e até mesmo com as temidos "sumiços repentinos" das crianças. Quando se trata de temporada de férias então, devemos ter mais atenção ainda: nesse período tudo fica lotado: praias, shoppings, hotéis, restaurantes, parques, etc....e até mesmo dentro de um hotel é fácil perder o filho de vista.. e a experiência é péssima para todos!!! :(

Lembrando que cada local geralmente requer um tipo de cuidado específico( por exemplo: em praias devemos ficar atento com afogamento, queimaduras de sol ou de bichos, como caravelas e águas vivas, já em parques temos que ter atenção com brinquedos pontudos ou enferrujados, entre outros), e infelizmente a lista é extensa.. mas ninguém deve pirar por isso, basta estar atento aos cuidados básicos e evitar o pior. Com crianças  cuidado e atenção nunca é demais, lembre-se disso!!

 Segue algumas dicas( lógico que se eu fosse listar todas, a gente passaria o dia inteiro aqui relatando, pois é um assunto muito delicado e complexo) que foram selecionadas  por mim,com a ajuda do Corpo de Bombeiros, da Policia Militar e do Ministério da Saúde(Secretaria de Vigilância em Saúde/Departamento de Vigilância Epidemiológica). Lembrando que qualquer dúvida que tenha a respeito dessas e outras questões, não hesite em procurar ajuda especializada. A prevenção sempre é a melhor saída.


Alguns cuidados fundamentais em passeios e viagens com crianças:

* Adote o uso das pulseiras de identificação, elas são bastante úteis! Todos os anos várias crianças se perdem dos pais em questão de minutos em praias lotadas, e ter uma identificação  ajuda no trabalho dos salva-vidas/bombeiros em localizar a família o quanto antes! Inclusive no verão algumas Prefeituras oferecem as pulseiras gratuitamente em algumas praias. Fora do período, elas podem ser encontradas em  algumas lojas especializadas ou você mesmo pode confeccionar um pequeno crachá. Basta por seus dados e os da criança em um papel e colocar em crachás plásticos facilmente encontrados em papelarias. Em um shopping lotado ou passeio da escola também é muito útil!


#dica: Pesquisando pela net por opções de etiquetas,achei o site Grudado em você. Lá vi que eles vendem pulseirinhas personalizadas!! Achei bem legal e super bonitinhas!! Não conheço ainda a marca,se alguém conhecer me fala depois o que achou,fiquei bem interessada nas pulseiras!! :)

*Aos maiores faça ele decorar o número de telefone dos pais, e a ligar sozinho de qualquer tipo de aparelho.(móvel ou fixo) .Ensine também  ele sempre a procurar ajuda primeiramente com algum policial, segurança ou funcionário do lugar onde estiverem, e não a qualquer um. É importante também  quando chegar em um local mostrar quem ele deve procurar caso se perca, e procure frisar as dicas que a tornem fácil a criança de memorizar e  localizar estas pessoas, detalhes como: 
 " ..aquele homem de calça vermelha,aquela moça de farda laranja,etc.."

*
Parece bobeira, mas não é: em locais que estarão tumultuados vista seu filho com cores fáceis de localizar de longe e de serem identificados por outra pessoa.

*Evite que seu filho ande sozinho em elevadores ou escadas -rolantes e mesmo acompanhando elas, tenha atenção com as portas e com os degraus das escadas. Atenção redobrada com calçados e cadarços que possam prender e enroscar .

*Sempre que seu filho for brincar no parquinho, evite o uso de cachecóis e echarpes para evitar estrangulamentos ou sufocamentos. Fique atento a brinquedos com peças danificadas, soltas, pontiagudas, enferrujadas ou com madeira apodrecida.

*Sempre que um funcionário do local onde estiver  manter algum contato com o seu filho(seja de onde for, até do um parquinho de um restaurante) , grave o rosto dele e  o nome se possível, e memorize também  traços marcantes que facilitariam em uma descrição, se necessário for.

*Sempre, sempre e sempre: EXIJA que no parque, no restaurante ,na colônia de férias,no clube, na brinquedoteca do hotel, seja onde for ,que o funcionário só entregue seu filho A VOCÊ! seja clara que nenhuma outra pessoa está autorizada a busca-lo ou retira-lo dali, a menos que você autorize por telefone.

*Sempre que viajarem, seja para onde for, leve seu kit de primeiros socorros com você. Leve os medicamentos que seu filho está habituado a tomar. Itens como analgésicos, pomada contra queimaduras, repelentes e curativos são muito importantes e podem ser difíceis de achar dependendo do local onde vocês estejam. Lembrando também que em alguns países a compra de itens bem simples como um simples analgésico é bem rigorosa e só pode ser feita com uma receita médica.


#dica: Da série "coisas fofas que a gente acha na web". Achei esse kit  abaixo,de primeiros socorros infantil lindinho e útil! Alguém sabe de alguma empresa brasileira que tenha algo semelhante? me fala,vaiii!!!Gamei! :)

kit infantil de primeiros socorros
*Verifique a possibilidade de fazer um seguro-viagem para a sua família. Ninguém nunca quer usar, mas se for preciso economizará muita dor de cabeça.

*Se estiver em um outro país,tenha sempre a mão o endereço do consulado brasileiro na cidade onde estiver visitando.Quem
tiver problemas fora do país, como por exemplo a perda de documentos ou precisarem de algum tipo de socorro do governo, devem procurar sempre os consulados. Na ausência de um consulado na cidade, o cidadão pode contactar a embaixada, onde será atendido pelo setor consular. Em caso de estar dentro de seu país,tenha em mãos  o telefone de uma delegacia de  apoio ao turista.

*Nas praias,respeite sempre a sinalização de locais onde é aconselhado ou não, o banho de mar.Atenção redobrada com praias onde é permitido o trânsito de veículos na  areia e evite sempre deixar as crianças sozinhas!
Animais coloridos chamam atenção das crianças.Ensine a não tocar neles.

* Fique sempre atento com a possível presença de animais marinhos como caravelas e águas-vivas.Instrua as crianças a não tocar nesses animais.Eles geralmente são coloridos e "convidativos" ao toque,e como  crianças são curiosas por natureza,eis a combinação perigosa! Em caso de queimadura NUNCA lave com cerveja,urina ou água doce( agrava a dor),e sim com a própria água do mar .Jamais esfregue o local da queimadura e aplique compressas de água gelada,gelo ou vinagre
( este sim "desativa" o veneno do animal e pode ser usado!)

OBS:Este artigo também está na Revista Travessura do mês de Outubro.A Revista Travessura é uma publicação mensal voltada para pais que aborda diversos temas ligados ao universo infantil,onde eu colaboro com diversos artigos sobre viagens com crianças.Para ler esta matéria na revista ,e conhecer os meus outros artigos já publicados ,clique AQUI!  ;)


2 comentários:

Grace disse...

Ameeeei, Ana!!!
Muito boas dicas!!
Beijosss
Grace
minhavidadequilibrista.blogspot.com

Flávia Brito disse...

Muito legal suas dicas Ana. Acho muito importante identificar as crianças quando estamos no meio de multidões.

Beijos!!