segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

VIAJANDO DE CARRO COM CRIANÇAS! #asfériaschegaram

Olá gente! Já saiu a nova matéria da Revista Travessura! Esse mês trago dicas para quem vai viajar de carro com as crianças! Se você está pensando em cair na estrada não pode perder esse post:

Férias batendo na porta, e tudo que a gente consegue pensar é em viajar, né?
Mas as vezes o destino não é tão longe assim, pode até ser uma cidade próxima ,ou casa de algum parente...ou a família simplesmente resolve se aventurar mesmo, e então viajar de carro torna-se a opção escolhida para as férias! Se você se identificou com uma das opções, vai adorar essa matéria pois hoje vamos falar sobre as viagens de carro levando as crianças!

A primeira coisa que a gente deve pensar em uma viagem desse tipo é na segurança! Faça sempre um checkup no carro antes de viajar: cheque se tudo está em ordem, tudo funcionando em perfeito estado, como a calibragem de pneus e abastecimento do veiculo. Acho que nem preciso mencionar a necessidade de um uso das cadeirinhas e dos assentos, uma vez que eles (ainda bem!) já viraram hábito e dever nosso,tanto no dia-a dia,e principalmente nas viagens! Mas ainda assim devemos ficar atentos quanto ao uso destas,para garantir que elas venham cumprir o papel correto e garantirem de fato a segurança de nossos filhos.

Devemos estar atentos a alguns detalhes, como por exemplo adquirir somente produtos certificados conforme normas de segurança(que constem o selo do INMETRO),e também dando preferência as lojas que ofereçam auxílio na instalação, garantindo assim a forma correta da cadeira ou assento estar fixa no veiculo. Lembre-se também de jamais utilizar cadeiras que já tenham sido envolvidas em algum acidente anterior .Dê preferência por materiais em ótimo estado de conservação.
Caso o seu filho já esteja maior e não utilize mais a cadeirinha, lembre-se que os chamados " assentos de elevação" são de igual importância,pois garantem o posicionamento correto do cinto de segurança no corpo da criança. Estes assentos são indicados para as crianças que pesem entre 18 até 36 Kg (aproximadamente de 4 a 10 anos de idade).

Lembre-se que por a criança diretamente no banco traseiro com o cinto só é aconselhado para crianças acima de 36 Kg, pois devido ao seu porte físico já poderá ter o cinto colocado na posição correta em seu corpo, sem necessitar do uso do assento de elevação! Isto é muito importante, pois na maioria das vezes quando a criança ultrapassa o tamanho e o peso para usar a cadeirinha, os pais a transferem diretamente para o banco ,pulando a etapa do assento de elevação, e consequentemente expondo a criança a sérios riscos, uma vez que os cintos de segurança dos carros são desenvolvidos para pessoas com no mínimo 1,45 metro de altura, portanto se não forem utilizados na forma correta podem causar sérios ferimentos ou lesões em caso de acidente!
Em caso de dúvidas sobre que tipo de assento ou cadeira é mais indicado para o seu filho,consulte o site www.criancasegura.org.br, e para conferir a lista de empresas certificadas consulte o site do INMETRO.
Além da segurança,também nos preocupamos com o conforto e a distração das crianças nessas viagens.

 O que fazer então para elas serem mais atraentes para as crianças,evitando aborrecimentos e chateações para todos os passageiros?

- Em primeiro lugar,torná-las mais confortáveis: Uma boa dica é o uso dos travesseiros,que além de garantir uma boa postura, dá aquela segurada no pescoço, evitando que a cabeça fique tombada para a frente ou para os lados na hora do cochilo!!

- Lanches e enjoos: Com um passeio maior,de horas ou quem sabe dias,o lanche não pode faltar. Leve alimentos práticos,e se possível inclua uma parada para o lanche.Para aqueles que enjoam, a dica é comer alimentos leves, dê preferência sempre para as frutas e bolachas salgadas,que ajudam a evitar o enjoo. Evite viajar de barriga muito cheia, principalmente de alimentos que "pesem" no estômago.As vezes o enjoo acontece,e é normal.
Instrua a quem estiver enjoado a olhar pela janela frontal do veiculo, pois ao acompanhar o movimento do cenário passando na sua frente o cérebro se acostuma mais rápido com a sensação do movimento do carro,diminuindo a sensação desagradável.. 
Foque em algum objeto à distância que não esteja em movimento, como o horizonte. Não faça nada que envolva focar em um ponto fixo, como por exemplo ler. Não se vire, nem olhe muito de um lado para o outro até o enjoo passar. fechar os olhos ajuda a sensação ruim passar.
Abrir a janela também ajuda, já que algumas pessoas acham que o ar fresco as ajuda a se sentirem melhor, embora a razão por detrás disso não seja clara. Se não for possível abrir a janela, incline-se para o canto da janela e respire. Deve haver ar escapando pelas frestas. Caso o enjoo esteja associado a algum (como aromatizantes para carros, perfumes, fumaça e comida),tente remover a fonte do cheiro, se possível, ou permita que o ar fresco continue circulando e renovando o ar do ambiente!!

Esticando as pernas: Não esqueça: as paradas sempre são bem vindas!! Uma paradinha numa lanchonete ou restaurante são validos para dar aquela alimentada, sem falar que ajuda a esticar as pernas e dá uma quebrada na monotonia de ficar no carro!!! Mesm que não vá comer,é necessário realiar uma parada,já que as crianças ficam entediadas logo,e além disto é sempre bom dar uma movimentada no corpo que vai ficar por longos períodos na mesma posição!

ATENÇÃO:Para essas paradas é necessario você planejar bem o tempo que você vai levar na estrada,e inclua nesse tempo as paradas que você vai realizar! Vale sair mais cedo de casa,para não prorrogar o tempo na estrada a noite! E ai, com um tempo extra, você vai poder fazer as paradas com calma, sem aquela paranóia de voltar logo para o volante para chegar logo ao destino final,correndo o risco de dirigir cansado e causar um acidente!

PASSA- TEMPO NO CARRO: Não tem jeito..se a viagem demora elas ficam entediadas mesmo! O jeito é procurar ao máximo coisas para distrair! Além dos dvds( lembre-se que assistir filme no carro pode desencadear enjoos em quem tiver predisposição para isto!) e cds preferidos ,uma boa alternativa são os jogos de adivinhações, ou brincadeiras que envolvam todos e resgatam antigas brincadeiras deixadas de lado na infância de hoje em dia,como adivinhações,músicas,ou jogos como " adedonha( em algumas cidades é conhecido como "stop"),mímica,etc.

Para os maiores, peça ajuda nos preparativos da viagem,eles vão adorar e ficar empolgados.Separar o lanche,as tralhas do carro, os brinquedos preferidos para levarem juntos (não podem faltar!!! ) O mesmo vale para os travesseiros e os "paninhos" de estimação dos menores!
Se eles forem maiorzinhos, também é legal chamar atenção para detalhes da paisagem, contar um pouco sobre a história do lugar por onde vocês estão passando, o que vocês vão encontrar no destino, etc. Não adianta a gente cobrar dos nossos filhos que eles se "desliguem" do mundo virtual se durante uma viagem desta os pais ficarem no telefone,com fone de ouvido,etc. Aproveite o tempo juntos para conversar com seus filhos, escutar mais.. essas horas juntos sem wi-fi, televisão ou sem a interferência de pessoas de fora da família são muito benéficas para todos! :)

E como eu ja disse uma vez, planejamento é fundamental.Assim como não esquecer o kit de primeiros socorros para levar no carro ,um pacote de lenço umedecido( sempre são úteis!) e uma toalha à mão fazem a diferença!Pode apostar!!

Boa viagem!! :)

4 comentários:

Grace disse...

Como sempre, adorei!!
beijos, Florzeeenha!!!!
minhavidadequilibrista.blogspot.com

Ingrid Faria disse...

O que eu mais faço, é viajar de carro. Nem que seja para a capital, gosto bastante. Suas dicas são extremamente valiosas

Saudades de passar por aqui
beijos

Sandra Portugal disse...

Ana querida, desejo um Natal Iluminado e um 2014 de Muitas Projeções!
bj carinhoso
Sandra Portugal
www.projetandopessoas.com.br
@Projetapessas
www.facebook.com/Projetandopessoas

Anônimo disse...

Queria deseja um belo natal de amor
www.samukatraquina.blogspot.com.br