domingo, 30 de dezembro de 2012

" viajante verde": O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO??



  Fazia tempo que queria escrever esse post..correria, muitas coisas,e eu fui deixando de lado..bem,cá estamos nós!Um assunto puxa  o outro e é por isso que escrevi o post..estávamos conversando dia desses sobre meio ambiente,sustentabilidade,as diferenças de países( e até mesmo de cidades) para outros, em relação a cuidados com a natureza,descarte do lixo,etc.Que o Brasil ainda engatinha em algumas coisas,isso é fato..mas que também cresceu muito a consciência ecológica,isso também é inegável.Sem dúvida o que  ainda faz a diferença é você fazer a sua parte.

 Não adianta reclamar do  hotel que despacha esgoto no mar,se na sua casa você nem sequer separa o lixo pra reciclar...  :/ 
O verão tá aí..temperaturas absurdas,um calor de matar..e muitos nem sequer se tocam que somos culpados disso..O aquecimento global é um fato,e se a gente não mudar nossos hábitos,e finalmente aprender a respeitar a natureza,as consequências serão trágicas..O clima,as tempestades,tudo já começou...só que algumas pessoas ainda não acordam!!! :(

Pra pensar..( foto tirada no Santuário Ecologico da Praia de Pipa-RN)
Fernando de Noronha, por exemplo: a Ilha segue um padrão rigoroso de controle ambiental para manter a sua natureza longe do exagero turístico..e eu me pergunto: porque só lá? Porque lá a gente joga o lixo no lixo, aprecia os animais, aprende sobre eles,a respeitá-los,a não depredar,a não destruir..ai chega na cidade,esquece de tudo que aprendeu..porque aqui não tem multa?? Porque aqui ( a sua cidade)já é caso perdido???
Educação também faz parte.Adianta admirar a educação de “inter-continental” em relação a filas ou fazer silencio; se quando está na sua cidade você berra no museu,fura fila do zoo, deixa celular ligado no teatro??
Cuidar da natureza tem que ser um hábito.. e hábitos a gente leva também nos passeios,viagens,etc.Ou por acaso alguém deixa de escovar os dentes quando está viajando??Rs. Não, né..então é possível sim tornar sua viagem mais sustentável ,basta levar também na sua bagagem a consciência ambiental!!

Imagine que quando você está na cidade que está visitando, você  também passa a contribuir com o aumento de lixo, com o aumento de energia, gasta mais água, emite gases poluentes, e etc..Imagina isso na chamada “alta temporada”? Milhões de turistas no mundo todo,poluindo,gastando.. :(

Aumento do buraco de Ozônio na Terra ( via verdedentro)
 Coisas simples podem fazer a diferença. Viajar sem a idéia do consumo desenfreado, por exemplo. Procure aproveitar o momento, esqueça um pouco às compras e passe a dar valor ás experiências que irá ter na viagem..leva um tempo para aceitar isso,mas depois que vira um hábito,a sua viagem/passeio torna-se muito mais intensa e marcante.

E quando for comprar algo inevitável, as lembranças de viagem, por exemplo, ou utilizar algum serviço,dê preferência para produtos/mão de obra produzido no  local, e ainda para aqueles que contribuem com a preservação ambiental ou algum projeto social.Além de ajudar e ser uma experiência mais intensa e cultural,você ajuda a contribuir com a economia da cidade visitada.


Quer ajudar? O básico:

  • Evite exageros e desperdícios, leve apenas o necessário.

  •  Escolha roteiros ou passeios ecológicos. Dê preferência para estabelecimentos sustentáveis.

  • Não arranque plantas, não desperdice comida, não espalhe lixo, não interfira no ecossistema local e ÓBVIO: não polua as águas, as areias, as matas, a cidade.

  • Evite desperdícios: saiu do hotel, apague as luzes e o ar condicionado, por favor, né! (só porque não é você que paga a conta não abuse: tenha educação!) verifique se as torneiras estão fechadas, recuse embalagens quando possível, e nos passeios use garrafa de água retornável. Leve um saquinho para seu lixo caso vá fazer trilhas, acampar, para a praia,etc.

Quer ajudar mais ainda???
  

  • Reduza a poluição local:caminhe,ande de bike,use o transporte publico.No caso inevitável de ter que alugar um veiculo,dê preferência aos que consome menos combustível..

  • Conheça mais o local onde está visitando: isso é muito pessoal,eu sei.Mas eu  acho um crime estar no Peru,por exemplo e comer comida italiana,japonesa...eu gosto de mergulhar na cultura local.Prove a comida e as frutas da região.Além de ser uma experiência e tanto,você  contribui para o fortalecimento e identidade cultural da cidade visitada,além  de que os produtos locais são mais frescos e o transporte dos mesmos emitem menos gases poluentes.Converse com os nativos,escute suas historias,lendas,visite atrações que não estão nos roteiros  turísticos..você vai se surpreender!! ;)

Quer se consciente até quando voltar?

Chame seus amigos,faça uma gostosa reunião e partilhe tudo o que aprendeu.É aquela hora de dar os presentes trazidos na viagem,contar tudo,mostrar fotos..Economize telefone,energia elétrica,converse pessoalmente,e aproveite pra ensinar tudo o que aprendeu.Conhecimento tem que ser repassado!! ;)

E o mais importante..leve isso pra sua vida pra sempre,esteja onde estiver.

 *Link de hoje: Uma dica bem legal: através desse site você calcula  a quantidade de emissão que você ou sua familia produz por ano,e aprende dicas de como reduzir esses valores em casa! Vale o click!;) http://www.climaeconsumo.org.br/

Leve isso como uma das metas para 2013..aproveitamos para desejar um ano novo maravilhoso,repleto de aventuras,realizações,sonhos e metas alcançados...um ano perfeito!!Obrigada por nos acompanhar mais um ano..e fica aqui o convite para ser nossa cia também no ano que vem!!! beijos e um FELIZ 2013!!!

11 comentários:

Natalia Itabayana disse...

Adorei o post, essa é uma reflexão que devemos incorporar às conversas de família, principalmente em relação ao lixo que produzimos quando saímos para passeios na mata ou praia. Penso que o lixo deixado nesses locais é reflexo de uma falta de sensibilidade e mesmo de polidez, e concluo que pessoas que o fazem devem ter o mesmo tipo de comportamento nas próprias casas...

Claudia Leonardi disse...

Aninha querida
Bacana este post! Adorei.
Passei para desejar um 2013 fantástico para vc e sua família!
Bjks mil

http://blogdaclauo.blogspot.com.br/

Sandra Portugal disse...

2013...
chega lentamente,embora as mentes estejam cada vez mais agitadas, apressadas e ansiosas por quase nada.
2013...
venha lentamente, trazendo tudo que aspiramos em 2012, mas que pela falta de atenção e comprometimento, deixamos passar sem perceber.
2013...
traga tudo que merecemos e mantenha tudo que já conquistamos, com esforço, por mérito e/ou fé inabalável.
2013...
brilhe a luz divina em nossas vidas, no ritmo do Amor e da Paz.
2013...
que possamos trilhar cada vez mais próspera a jornada de autoconhecimento, de aperfeiçoamento, de grandeza interior.
2013...
que cada um dos seus dias seja repleto e completo em realizaççoes e satisfação espiritual-que a determinação reine em nossos corações e mentes.
2013...
deixe tudo mais leve para que a vida flua em seu natural ritmo e que o Sol ilumine nossa consciência com o conhecimento mais elevado sobre quem somos.
2013...
seja!
2013...
compartilharemos mais conhecimento, emoções, vida e experiência da eternidade.
2013...
valorizaremos muito mais o contato humano que a mais complexa relação com a tecnologia.
2013...
nos tornará mais aptos a apreender o Amor Divino, a simplicidade da Vida, a intensidade valiosa da Paz e a profundidade elevada de nosso Próprio Ser.
Tudo de melhor em 2013!
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

Paty Michele disse...

Muito legal o post, é importante sabermos nos comportar diante das maravilhas que a natureza nos oferece, seja em nossa casa, ou quando visitamos outros lugares.

Ana, um grande beijo e obrigada pela presença em meu blog durante esse ano.
Feliz 2013!

Dany disse...

Adorei o post, Ana! O problema é que as pessoas, de uma forma geral, são muito mal educadas mesmo. Uó!
Fico indignada com gente que joga lixo no chão. Um crime!
Querida, feliz 2013 pra vc e sua família!

Unknown disse...

Oi Ana!
Passei para desejar um Feliz Ano Novo para vcs e dizer que achei o post perfeito!
Só tenho que admitir um "mea culpa" aqui, que no Peru, justamente... comemos... comida japonesa para nos restabelecer do excesso de ajis que comemos durante os dias anteriores...rsrs...Mas veja que já tinhamos mergulhado (e exageramos)um tantinho...
Mas concordo, conhecer cada local que viajamos significa acima de tudo, incorporar os hábitos e conhecimentos locais, no exiguo tempo que temos.
Um grande abraço!
Marcia
Os caminhantes

Lillian disse...

Ótima reflexão! Já sigo muitas das sugestões mas acho que ainda posso melhorar mais.
Muito interessante o link do cálculo. Não conhecia.

Um Feliz 2013 para você e família!

Beijos,
Lillian. @NerdsViajantes

Ingrid Faria disse...

E vamos ajudar o planeta!! Amiga amei o texto

Feliz 2013 para você minha querida que você viaje mais e mais nesse ano
Beijos

Lillian disse...

Ótima reflexão! Já sigo muitas das sugestões mas acho que ainda posso melhorar mais.
Muito interessante o link do cálculo. Não conhecia.

Um Feliz 2013 para você e família!

Beijos,
Lillian. @NerdsViajantes

Linolica disse...

muito bom seu post. Uma vez em Puerto Iguazu fizemos amizade com um índio guarani e aprendemos sobre orquídeas. e cada mochilão é um novo aprendizado, pois desde 2005 faço "mochilões" com os meus filhos. Investir em cultura, passeios e aventura é muito melhor que presentes caros. Eu tenho uma página que relato minhas aventuras também: www.linolica.com.br - link viagens.

Flávia Brito disse...

AMEI o post... É isso mesmo Ana, as pessoas esquecem que estão visitando a cidade onde outros moram e acham que podem esquecer os bons costumes... consciência e educação não matam ninguém. Beijos e Feliz Ano Novo!!!